terça-feira, 17 de abril de 2012




Lenha na Fogueira

O Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL, juntamente com a Fundação Iaripuna e a Secretaria da Diversidade Cultural - MinC estarão promovendo a Caravana da Cidadania e Diversidade Cultural onde estará presente a Secretária Márcia Rollemberg do Ministério da Cultura.

**********
O objetivo consiste em apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.


********
Local: Teatro Banzeiros, no Município de Porto Velho
Data: 18 de Abril de 2012. Horário: 19h00.

**********
Na oportunidade convidamos Vossa Senhoria para participar desta iniciativa que muito contribui para o desenvolvimento cultural deste Estado promissor.

***********
Cordialmente, Francisco Leilson Celestino de Souza Filho - Secretário do Estado do Esporte, da Cultura e do Lazer- SECEL
 
***********
Isto posto, só nos resta encaminhar o convite a todos os produtores e agitadores culturais de Porto Velho.

**********
Ainda a respeito da Expovel! Um grupo de pecuaristas, após tomarem conhecimento via nossa coluna, de que provavelmente a Aspro não vai realizar a festa, marcou reunião para a noite de ontem 17, com o objetivo de realizar uma feira agropecuária “Para não deixar a data passar em branco”, disseram os idealizadores.

**********
A reunião estava prevista para acontecer justamente nas proximidades da área onde deve ser montado o Parque, ou seja, no final da rua Amazonas nas proximidades do bairro Academia de Policia.

********
Tá vendo aí! Depois dizem que o Zekatraca só é acompanhado pela leitura dos agitadores e produtores culturais. Afinal de contas, rodeio, também faz parte da cultura do estado de Rondônia.

*********
Pode até não acontecer shows com artistas de renome nacional e até internacional, mas, nossas bandas estarão no palco tocando.

**********
Por falar em Vale do Guaporé, a Luzia Penha está num corre, corre danado atrás de patrocínio e apoio para o Festival de Inverno Amazônica que vai acontecer entre os dias 4. 5 e 6 em Costa Marques

**********
Costa Marque que no dia de hoje, faz festa para a largada do Batelão com a Coroa do Divino Espirito Santo rumo a várias localidades do Vale do Guaporé tanto do lado brasileiro como do lado boliviano do rio Guaporé.

*********

A prefeitura de Cacoal convida vossa senhoria e família para prestigiarem as festividades alusivas à IV Semana dos Povos Indígenas que acontecerão de 18 a 20 de abril DE 2012.

**********
Parte Cultural

*********

18/04/2012 – Quarta- Feira - Teatro Municipal
********* 
19h – ABERTURA OFICIAL - Apresentação Cultural Indígena e Documentários. Exposição - CONQUISTAS INDIGENAS – Consiste na apresentação dos Projetos das Associações Indígenas Suruí – Cinta Larga e Apurinã.
**********
19/04/2012 – Quinta- Feira – Teatro Municipal - 9h às 21h – Exposição: CONQUISTAS INDIGENAS - 8h às 9h -  Apresentação de Documentários e filmes - 9h – Mesa Redonda – Culturas e Processos Saúde - Doença - Mediador – Professor Dr. Mansueto Dal Maso (FACIMED) - Convidados – Responsáveis pela Saúde Indígena - Público alvo – Acadêmicos da área de saúde, sociedade em geral. 14h às 15h – Apresentação de Documentários e filmes -19h30 - Apresentação de Documentários e filmes –
********* 
20/04/2012 – Sexta - Feira – Teatro Municipal - 9h às 21h – Exposição - CONQUISTAS INDIGENAS - 9h às 10h – Apresentação de Documentários e filmes - 14h às 15h – Apresentação de Documentários e filmes –
**********
VI Edição dos Jogos Indígenas – Riozinho

*********                                                                                                    

19/04/2012 - Quinta-feira - Riozinho
*********
8h – Cerimônia de Abertura dos Jogos indígenas Apresentação Cultural dos Alunos da E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha - 08h30 – Jogo de Abertura - Líderes Indígenas x Autoridades - 9h – Início dos Jogos Indígenas -
*********** 
20/04/2012 - Sexta-feira – Riozinho - 8h às 12h – Finais dos Jogos Indígenas - 16h – Cerimônia de Encerramento dos Jogos

**********
Pois é! Amanhã é o dia do índio. Aliás, agora é semana do índio.

**********
A prefeitura de Cacoal através da secretaria de Educação e da Funccal tem vasta programação alusiva à semana.

*********
E em Porto Velho, o que será que a Semed e a Seduc programaram?
**********
Com certeza o que vamos ver amanhã, são os meninos e meninas das primeiras séries. Pintados e usando cocá e nada mais.
*********
Hoje temos vários índios com curso superior que bem poderiam ser convidados a fazer palestra nas escolas públicas sobre seus povos.

**********
Será que entraram em contato com a Associação Canindé no sentido de solicitar alguém para mostrar como está a situação dos indígenas em Rondônia?
**********
A cultura indígena precisa, além de ser preservada, respeitada!

*********
Índio não quer apenas apito, índio precisa dar palpite e acima de tudo ser ouvido.

*********
Com as Bênçãos do Divino Espirito Santo vou para a Caravana da Cidadania e Diversidade Cultural no teatro Banzeiros!

Nenhum comentário: