terça-feira, 10 de abril de 2012


Lenha na Fogueira


Estamos nos aproximando do mês de junho, quando acontecem vários eventos em Porto Velho como, Arraial Flor de Cacto, Encenação da peça O Homem de Nazaré e pelo menos até o ano passado a Expovel além do Flor do Maracujá.


*********
Em vista disso já era para os coordenadores desses eventos, estarem providenciando a divulgação de suas programações e o que é mais importante, aonde serão realizados.


********

Um dos eventos que além de gerar renda, gera também alguns empregos, a Expovel  não se sabe se vai acontecer ou não, já que o local de sua realização está todo revirado. Não existe mais nenhum galpão e nem mesmo a arena onde os espetáculos de rodeio e musicais aconteciam.

********

Em praticamente todos os o municípios e até em alguns distrito de Rondônia, acontecem às feiras agropecuárias.


********

Aliás, a Expovel era quem abria a temporada de exposições agropecuárias em Rondônia. Depois da Expovel é a vez da Expoari, Expojipa, Expovil, Expocu, Exporola e por aí vão as expo rondonianas.

********
Porém, com reintegração de posse do espaço conhecido como “Parque dos Tanques” ao governo estadual, a direção da Aspro – Associação responsável pela Expovel ficou no mato sem cachorro, ou seja, sem um local adequado para montar a feira na capital de Rondônia.

********

Segundo nossas fontes, caso a Aspro resolva montar seja lá onde for a Expovel, só com a montagem das barracas ou galpões a despesa ultrapassa Um Milhão de Reais. Eles estão reivindicando esse valor do governo estadual, caso não consigam uma resposta positiva, vai ficar difícil montar a feira este ano.


********

A exposição agropecuária de Porto Velho é uma das que mais gera negócios, seja no setor da agropecuária mesmo, ou da agroindústria contando com a venda de carros (automóveis, caminhões etc.),


*********
O que o público paga para assistir, os shows artísticos e os rodeios é bagatela se comparado aos valores negociados entre os fazendeiros agropecuaristas e as financiadoras dos Bancos do Brasil, Basa, Bradesco, Itaú e outras financeiras.

********

O recheio do pastel e a carne do espeto do churrasco é mais valiosa quando degustada no stand de uma grande revendedora de implementos agrícolas.


********

Além de tudo isso, a Expovel é responsável pelo fomento da indústria do turismo agropecuário, pois, durante sua realização, os hotéis da cidade ficam lotados de peões fazendeiros, que vem mostrar seus produtos ou assistir os rodeios e shows musicais.

*********
Aí entra nos cofres do estado, uma boa quantia em dinheiro oriundo dos impostos pagos pelos turistas.


*********

Quantas pessoas aproveitam a Expovel para faturar um extra com a venda de guloseimas, seja dentro ou no entorno do parque, outros faturam como guardador de carros e motos e muitos apenas como peões.


*********
Nossas emissoras de televisão montam estúdios com todos os requisitos e transmitem o evento ao vivo e também aproveitam para aumentar o faturamento.


********

Essa fonte de geração de renda, pode não acontecer este ano em Porto Velho, simplesmente por falta de local adequado para sua realização.


********
O mesmo acontece com os arraiais folclóricos, em especial com o Flor do Maracujá


********
Os grupos folclóricos até a presente data não sabem aonde o “Curral” de dança será montado.

*********
Dizem que será justamente no Parque dos Tanques, justamente no local da Expovel.


********

Até acreditamos que o Flor do Maracujá seja realizado naquele local, pois, é um arraial cuja estrutura é móvel.


********

Tanto as barracas como as arquibancadas e camarotes não são fixos. Essa é a diferença.

********
No Flor do Maracujá montam-se barracas de 4 X 4 enquanto na Expovel constroem-se restaurantes e estandes de considerável dimensão.

********

Daqui vamos ficar torcendo para que esses eventos aconteçam.


********

Simplesmente para não incluirmos a Expovel na lista: Porto Velho já teve...


*********

Quanto ao Flor de Cacto, ta de vento em popa. Negaço o coordenador do arraial da Zona Sul, continua com a venda de barracas e a procura de patrocinadores ou apenas apoiadores e colaboradores.

********
Enquanto isso, nossos grupos folclóricos ensaiam todas as noite em seus terreiros. Exemplo:


********


Os ensaios da quadrilha “Arrasta Pé de Matutos” estão acontecendo as terças e quintas na Associação do Tribunal de Contas do Estado, a partir das 20h30min e as segundas, quartas e sextas-feiras na Quadra de Esportes – Abobrão, no Cohab Floresta, a partir das 21h30min.

********

O grupo vem contando e cantando o tema: Cangaço – A Saga de Lampião - Herói ou Vilão, o Rei do Sertão.


*********
O grupo Arrasta Pé de Candeias, também já está ensaiando lá em Candeias do Jamari. O grupo do Cezar vai cantar e contar a História do Milho no Flor do Maracujá deste ano.


*********

A diretoria do Grupo Os Caipiras do Rádio Farol estão de malas prontos para embarcar no rumo da 25 de março em São Paulo onde vão comprar material para a confecção de suas indumentárias.

**********

E em Guajará Mirim o Corpo de Bombeiros interditou as arquibancadas do Bumbódromo que não têm nem quatro anos de construídas.

Nenhum comentário: