sexta-feira, 27 de abril de 2012

Lenha na Fogueira

Em pleno feriadão, a programação cultural está das melhores no estado de Rondônia.

*********
Por exemplo: Amanhã em Alto Paraiso acontece a tradicional corrida de Jerico.

*********
Alto Paraiso fica no Vale do Jamari a menos de 300 quilômetros da capital de Rondônia.

*********
Alertamos que após a festa o amigo motorista não se empolgue e pegue a estrada de volta. Descanse e viaje somente na segunda feira. Se beber não dirija de jeito nenhum!

*********
Não quer saber da lama da corrida de Jerico. Então vai até o município de Candeias do Jamari que tem festa de peão pra ninguém bota defeito. Veja programação abaixo!

*********
Em Porto Velho tem samba no Mercado Cultural neste sábado e festa do Centenário da Madeira Mamoré no anfiteatro da Praça da Madeira Mamoré.

*********
A grande festa em comemoração ao Centenário da EFMM vai acontecer segunda feira em Guajará Mirim.

*********
Aí o bicho vai pegar na Praça do Museu de Guajará que fica na beira do rio Mamoré.

*********
Hoje em Porto Velho acontece a feijoada da mais nova escola de samba de Rondônia Acadêmicos da Zona Leste.

*********
A Feijoada da Verde e Rosa de Porto Velho, vai acontecer na quadra da Associação Esperança da Comunidade a partir do meio dia.

********
Por falar nisso, meu amigo Eufrásio Barbosa não gostou da postagem na coluna de ontem quando escrevi que os integrantes da Acadêmicos da Zona Leste é uma dissidência dentro da escola Os Diplomatas.

*********
Enviou um e-mail malcriado, quase me ofendendo ou questionando minha contribuição para o carnaval de Porto Velho e até lembrando que foi meu sucessor na presidência da Fesec. Só não disse que só agüentou um carnaval à frente da Federação.

**********
Esperamos que continues trabalhando em prol do nosso carnaval amigo Eufrásio. Vamos nos encontrar na feijoada da Acadêmicos da Zona Leste, afinal de contas, nossa luta é uma só: O carnaval das escolas de samba de Porto Velho. O resto é dissidência.

*********
Aliás, juro que não sabia que essa turma que se diz dissidente da Diplomatas era remunerada para desfilar pela escola!

*********
Enquanto isso, a diretoria do Boi Bumbá Corre Campo representada pelo Antônio de Castro Alves Júnior oficializou a dançarina de toada Ana Célia Santos como Rainha da Batucada.

*********
Ana Célia brinca no Corre Campo desde criança e nos últimos anos, se apresentou como Morena Bela nas apresentações no Flor do Maracujá.

*********
Porém nas apresentações dos demais eventos folclóricos, ela já se apresentou como Rainha do Folclore, Porta Estandarte e Cunhã Poranga.

********
Sábia a decisão da direção do Corre Campo que agora está com sua troupe de personagens completa: Cunhã Poranga Silvinha Rodrigues, Rainha do Folclore Jaqueline, Porta Estandarte Tati de Castro Alves, Rainha da Batucada Ana Célia e Sinhazinha da Fazenda Carol de Castro Alves.

*********
Ainda tem a Rainha da Floresta Marcela e o Diretor de Índio Balduino.

*********
Os ensaios do Corre Campo estão marcados para começar no dia 5 maio data do aniversário de criação do Bumbá mais antigo de Rondônia.

********
A presidente Maria José Brandão a dona Branca já está trabalhando o figurino das indumentárias que serão usadas pelas tribos e barreiras do Boi que tem o maior número de títulos do Flor do Maracujá.

********
O tema do vermelho e branco de Porto Velho será: O Centenário da Madeira Mamoré – com o ritual que conta a história do índio Caripuna Diaruí.

*********
Ouça neste sábado no programa Circuito Cultural (FM 93,3) entrevista com o músico Bado

*********
Bado tem um vasto currículo na área musical, no Circuito Cultural, ele vai falar dessa trajetória de sucesso e, sobretudo, do empenho em elaborar um trabalho coerente e profissional comprometido com suas raízes e com a universalidade da poética e da música.

*********
Como dissemos no inicio desta coluna, está acontecendo em Candeias do Jamari a 11ª Festa do Peão de Boiadeiro.

*********
O evento acontece na área do Espaço Alternativo, localizado atrás da prefeitura. 

********** 
O evento é realizado pela Federação de Rodeio Completo do Estado de Rondônia (Fercer) em parceria com a Prefeitura de Candeias do Jamari e o apoio de mais de 20 patrocinadores.

**********
Nos cinco dias de festa (o encerramento será no dia 1º de maio), a sede do município será transformada na capital estadual do rodeio, tamanha a envergadura do evento conhecido em todo Estado de Rondônia. É também um dos principais do gênero realizado na Amazônia.

**********

O promotor da festa meu amigo Cazagrande Barros, lembra que a cada ano o evento traz novidades. Em 2012, a Festa do Peão de Boiadeiro terá cunho beneficente. A renda arrecada na bilheteria da festa será revestida à construção de uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, em Rondônia.


**********
Os ingressos estão sendo cobrados a preço popular (R$ 10) e a programação está prevista para iniciar a partir das 20 horas todas as noites. As principais atrações da festa este ano serão o desfile da Rainha e Princesas do Rodeio, e da cavalgada, Bailão com show de bandas regionais  e a realização das três etapas Rodeio Profissional em Touros, mais a  grande final na madrugada da terça-feira, 1º de Maio.

**********
 Leia na edição de segunda feira dia 30 matéria especial sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Nenhum comentário: