terça-feira, 24 de abril de 2012

Lenha na Fogueira



Tudo indica que Rondônia não faz mais parte do grupo de estados que ainda não aderiram ao Sistema Nacional de Cultura.

**********

Quando escrevo, tudo indica, é porque esta coluna foi escrita antes das três horas da tarde de ontem e em conseqüência, não tínhamos certeza de que o Projeto que cria o Sistema Estadual de Cultura seria aprovado pelos deputados estaduais.

*********

Porém, passamos a manhã de ontem, juntamente com a equipe da Coordenação dos Pontos de Cultura e Mais Cultura que tem a frente o professor Dinho Reis, arregimentando a moçada, no sentido de marcarem presença na ALE a partir das 15h00, para acompanhar a votação do Projeto que teve como relatora a deputada Epifânia Barbosa.


*********

Ficou acertado que logo após a aprovação do SEC todo mundo deceria rumo ao Mercado Cultural para festejar sua aprovação.

********

“Hoje é o dia mais importante da nossa cultura”, dizia Dinho conclamando a presença de todos na Assembléia na tarde de ontem.


**********

Temos aqui que reconhecer o esforço dos integrantes do Movimento Regula Cultura que levantou a bandeira em prol da criação do Sistema Estadual e Municipal de Cultura.

*********

Depois o secretário Chicão e sua equipe que queimou as pestanas elaborando o texto, que primeiro foi apresentado e aprovado pelo governador e depois encaminhado à Assembléia para apreciação e aprovação.


*********
Aliás, o Chicão Leilson deu o nome de “Notáveis da Cultura” aos que fizeram parte da Comissão que elaborou o texto do Projeto que, tenho certeza, foi aprovado ontem na ALE por unanimidade.


********


Agora vamos esperar que o governador sancione a Lei o mais urgente possível, que é para se montar ou escolher os membros das Setoriais, dos Conselhos, assim como os administradores do Fundo de Cultura.


**********

Isso tudo deve começar a funcionar de fato e de direito no segundo semestre deste ano.


*********

Por falar em Fundo de Cultura, a Coordenação do Programa Mais Cultura da Secel, está ultimando as normas que serão aplicadas dentro do Programa “Batelão Cultural”.

********

Wilson Fernandes, Chicão Santos, Flávio e todos sob a coordenação do Dinho estão ultimando as correções necessárias, para que ainda neste semestre a Secel publico o grande Edital “Batelão Cultural”, que vai contemplar praticamente todas as linguagens culturais desenvolvidas no estado de Rondônia.


*********

A turma dá um duro danado, trabalhando inclusive nas horas de folga, para fazer as ações culturais andarem a contendo no estado de Rondônia e vem aquele funcionário público de carreira (CDF-X9), exigindo assinatura em folha de ponto.


*********

Funcionário que assina ponto é funcionário que não produz nada. Estou me referindo a quem trabalha com produção cultural


**********

Na área cultural os produtores não têm hora para criar ou pensar um Projeto que vai beneficiar todos os segmentos.

********

E mais, quem é envolvido com produção cultural trabalha muito a noite, acompanhando o desenvolvimento dos projetos elaborados ou sob a custódia da secretaria.


********
Aí vem um funcionário burocrata cujo maior trabalho, é colocar em letra vermelha, Falta na folha de ponto daquele responsável por manter o nome do governo e em evidencia além da Secel na Mídia.


********

É como diz a Bailarina da Praça: Cobrar todo mundo sabe, agora realizar...


********

Por falar em festa. Meu amigo Altair dos Santos Lopes – Tatá está de volta ao posto de presidente da Fundação Iaripuna após passar por uma bateria de exames em São Paulo e assistir o seu Botafogo ganhar do Bangu no último sábado no Rio de janeiro.


***********
Seja bem vindo! Domingo é a vez do Bota enfrentar o meu Vascão da Gama como o Tatá não vai estar do Engenhão o Vasco tem tudo pára vencer mais uma.


**********

Já que falamos na Iaripuna: Para ontem à tarde, estava marcada uma reunião, na qual os interessados – Leia-se Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba; Beto Cezar e Roda de Samba; Heitor Almeida e a Seresta Cultural. Tino e o Jam Bera; Walber do Bandolim e o Choro do Porto deveriam apresentar os valores de seus projetos para se apresentarem no Mercado Cultural tão logo termine a reforma do prédio.

**********

Com certeza, alguma coisa vai sofrer alteração na programação. Uma das vontades é que os Projetos não sejam permanentes, ou seja, se apresentar toda semana a mesma coisa.

*********
A idéia da vice presidente da Iaripuna Berenice Simão, é que a utilização do espaço seja mais democrática. Tá certa!

*********

Vai haver choro e ranger de dentes, mas, acho que o Departamento de Cultura vai conseguir convencer os “mercantilistas” do Mercado Cultural a dividirem o espaço com outros produtos culturais.


**********

Vamos encerrar a coluna de hoje, primeiro agradecendo aos nobres deputados estaduais pela aprovação do Sistema Estadual de Cultura.


*********


E depois parabenizando a dona Georgina Ramos criadora do grupo folclórico Boi Bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim pela passagem no dia 21 passado, de mais um aniversário.

**********

Amigos, artesãos, batuqueiros, dançarinos, membros da Diretoria Executiva da nação vermelha e branca participaram da festa realizada na residência de D. Georgina, que recebeu e agradeceu a todos com carinhoso abraço.

**********
Parabéns dona Georgina!

Nenhum comentário: