terça-feira, 3 de abril de 2012

FOLCLORE

Seminário discute regulamento do Flor do Maracujá


A grande polêmica quanto ao Regulamento do Flor do Maracujá, ficou por conta dos grupos de bois bumbas

Durante todo o dia de domingo 1º de abril, representantes dos grupos folclóricos filiados a Federação de Dança de Quadrilha e Boi Bumbá de Rondônia – Federon estiveram reunidos na Escola Jesus Burlamaqui Hosanna discutindo a pauta: Revisão do Estatuto e Regimento Interno da entidade assim como o Regulamento das apresentações no Arraial Flor do Maracujá. O presidente da Federon Fernando Rocha abriu o evento convidando a Gerente de Cultura da Secel Tchândrica Madalena – Bebel, na oportunidade representando o secretário Francisco Leilson Chicão que ao fazer uso da palavra elogiou a iniciativa dos folcloristas. “São ações como essa que fazem com que a cultura popular passe a ser vista com mais respeito por nossas autoridades”, disse Bebel chamando atenção dos dirigentes de grupos de bois bumbas. “Vocês devem trabalhar no sentido de fazer com que o publico permaneça nas arquibancadas do Flor do Maracujá durante as apresentações dos seus grupos”, justificou a cobrança dizendo que alguns grupos não se apresentam condignamente o que provoca a evasão do público das arquibancadas.

No item revisão do Estatuto a discussão ficou em torno da contribuição que atualmente é de 10% sobre os repasses de qualquer origem aos grupos. Muitos sugeriram a redução da porcentagem para 5%, porém prevaleceu a sugestão do Grupo Três que concorda com os 10% desde que a Federon invista parte do arrecada na estruturação das eliminatórias.

A grande polêmica quanto ao Regulamento do Flor do Maracujá, ficou por conta dos grupos de bois bumbas, que sugeriram a implantação nos quesitos em julgamento do Levantador de Toada, Apresentador e o quesito Auto do Boi Bumbá. Exige também que pelo menos sessenta por cento das toadas apresentadas no Flor do Maracujá sejam inéditas. “A parte que mexe no Regulamento terá que contar com o aval da Secel, pois o Arraial é do governo estadual”, disse o presidente Fernando Rocha.

Considerado de grande valia pelos participantes, o Seminário que começou as 9h00 só terminou após as 21h00. “A partir de , sempre estaremos promovendo esses encontros”, finalizou Fernando.

Nenhum comentário: