quinta-feira, 19 de abril de 2012


Lenha na Fogueira


Hoje chega a Porto Velho a Caravana do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo.

**********
No inicio deste ano, durante reunião entre o secretário da Secel com os dirigentes de escolas de samba e blocos de Porto Velho, o vice governador de Rondônia Ailton Gurgacz surpreendeu os presentes, ao chegar e convidar o secretário Chicão para acompanhá-lo numa viagem a São Paulo onde iria atender convite da direção da escola de Samba Tucuruvi “que esta querendo contar a história de Rondônia no carnaval de 2013”.

*********
A viagem que estava marcada para aqueles dias, não aconteceu, mas, a negociação continuou.


**********
Quem sabe até influenciada pelo assessor do Diretor do Detran Thiago que desfile nas escolas de samba de São Paulo.


*********
Bom! Para encurtar a conversa, nesta sexta feira dia 20, desembarca no aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho uma caravana da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo cujo objetivo, é convencer o vice governador, o secretário de cultura e o próprio governador Confúcio Moura de que o enredo sobre a história de Rondônia dá Samba!


********
Thiago passou a manhã na Secel justamente no gabinete do Chicão tratando da programação e da recepção aos sambistas da Tucuruvi.

*********

Entre os dirigentes da escola que tem como símbolo um Gafanhoto, vem o carnavalesco, puxador de samba enredo entre outros.


*********

Segundo nossas fontes, a troupe da escola paulista vai se apresentar hoje a noite com a Fina Flor do Samba no Pioneiros Pub a partir das 20h00 com Ernesto Melo como anfitrião.

**********

Amanhã, a roda de samba vai ser na tenda do Tigre quando o pessoal da escola de samba Asfaltão vai receber os sambistas da Tucuruvi para mostrar como é que se faz samba em Porto Velho.

**********

Sabedores da recepção aos sambistas da escola de samba de São Paulo, os compositores de samba enredo das escolas de samba de Porto Velho, vão conversar com quem de direito, no sentido de participarem da composição do samba enredo da Tucuruvi para o carnaval de 2013.


**********
É uma ótima idéia que deve ser abraçada pelos responsáveis pela vinda dos paulistas a Porto Velho, afinal de contas, temos ótimos compositores de samba enredo.


*********
Quero apenas lembrar, que Em 1997, a Grande Rio apresentou um samba sobre a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, com muito luxo e criatividade nas alegorias e fantasias, a escola mostrou o delírio dos trabalhadores que morreram de febre amarela e malária na construção da ferrovia. No carro “Outros Perigos” uma serpente sobre trilhos de neon causou impacto.



***********

O negócio foi tão sério que:


*********
Mestre Maurício, um dos diretores da bateria da Grande Rio, bastante emocionado, sentiu-se mal no início do desfile e veio a falecer. A escola encerrou o desfile de forma dramática. Seu último folião atravessou a área que delimita o fim do Sambódromo a menos de 30 segundos do tempo permitido. Por pouco, a Grande Rio não estourou o seu tempo, o que acarretaria perda de pontos.


**********
Mas o samba enredo foi o melhor do ano e até hoje, é um dos mais cantados nas rodas de samba de todo o Brasil.


**********

Naquele tempo, o governo estadual negou que tivesse destinado algum recurso para escola de samba carioca porém, hoje sabemos que a grana não foi pouca.


*********
Não queremos dizer com isso, que somos contra o investimento do governo na divulgação da história de Rondônia como enredo de uma escola de samba, ainda mais quando essa escola de samba tem o porte da Tucuruvi.


**********
Tenho certeza que será uma grande jogada de marketing se o governo estadual concordar em apoiar a escola Acadêmicos do Tucuruvi.


**********

Já pensou o povo de São Paulo cantando um samba de Silvio, Bainha e Ernesto e as Pastoras do Asfaltão fazendo parte da gravação oficial!


**********

Vamos nessa. Ninguém é chinês mas, todos podemos passar a gostar de “Gafanhoto”!


**********
Por falar em samba, meu amigo Beto Cezar e convidados está se apresentando aos sábados, na Feijoada do Vila Rica


**********
E neste sábado acontece a Feijoada da Berta Zuleika com a rainha da bateria  de uma escola de samba de São Paulo. Será que é a Rainha da Bateria da Tucuruvi?


*********

Em tempo de ensaio de dança de Quadrilha, bom mesmo é perder energia sambando.


*********


No próximo sábado dia 28 acontece a primeira feijoada da mais nova escola de samba de Porto Velho Acadêmicos da Zona Leste.


**********
Aliás, a Acadêmicos da Zona Leste é uma dissidência entre membros da escola de samba Os Diplomatas.


**********
Só tem sambista de ponta na Verde e Rosa; Walber do Bandolim, Paulinho Cachaça, Silfarney e o compositor Sandro Sarará que é o presidente. Todos esses faziam parte da direção da escola Os Diplomatas.

*********

Segundo o Sarará a escola vem pra derrubar muita gente grande!


*********

To dizendo, que mesmo em tempo de folclore, em Porto Velho o samba não para.


*********

Dayan Saldanha comunica.

********

Serve o presente para comunicá-los que não mais ocupo a titularidade da pasta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guajará-Mirim - SEMCET.


**********


Valeu vereador!

Nenhum comentário: