sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

RONDÔNIAS


Faz frio em Vilhena,

Faz calor em Porto Velho.

Do ponto mais elevado do estado, o Pico do Tracoá, imagino o mundo mágico em volta com muitos acidentes geográficos e biomas que se perdem na vastidão do pensamento.

Rondônia múltipla, preciosidade que o Brasil ainda não conhece.
Da chicha, do chimarrão e do tacacá. Que reúnem o povo como o vinho em Porto.

Dos ritos tão antigos nas aldeias, da Ayahuasca, das cantigas centenárias da Irmandade do Divino, do folclore rico e raro no Baixo Madeira.

Dos velhos mercados e da Calçada da Fama da capital, em que a tímida igrejinha de Santo Antônio convive ao lado da usina colossal que gera energia para milhões de brasileiros.

Do Vai Quem Quer, do Duelo da Fronteira, da Festa do Divino, da Flor do Maracujá, do Festejo de Nazaré... A festa nunca acaba nestas paragens do poente.

Das fronteiras imensas e verdejantes de um Brasil que não está na tela da TV, há cor e vibração positivas de causos e contos de velhos seringais.

Muita riqueza e fartura também nas lavouras sem-fim, no extrativismo, na pesca, na nascente indústria, na cultura e no turismo.

Rondônia de quilombolas, de beiradeiros, de seringueiros, de índios e de nações perdidas: Inca, indígenas, pomerana.

De emigrantes de todo o mundo, dominadores e dominados. Dos latifúndios, dos lavradores, dos sem-terra e dos com-poesia.

Azul, nosso céu é sempre azul”, entoa o Hino mais belo da Nação. Azul cobrindo rios repletos de iaras, cobras-grandes, botos traquinas, peixes os mais sortidos do planeta.

Encontros das água: dos rios Mamoré e Pacaás; do Beni e o Mamoré (formando o Madeirão, o maior de todos por aqui, onde vivem 800 espécies de peixes, mais rica ictiofauna da Terra). Rios tantos, quase 100: Madeira, Guaporé, Roosevelt, Machado, Jamari, Pimenta, 14 de Abril, Iquê, Candeias...

Rondônia das águas, também do serrado, da savana, do pantanal e da Amazônia, biodiversidades que encanta a todos...

De cidades-perdidas no tempo como Santo Antônio que um dia foi o maior município do mundo, e de outras que nascem e crescem no estalar dos dedos com comércios fortes, casas bonitas, bairros inteiros que brotam no chão sagrado pelas mãos e sonhos de homens e mulheres que fizeram daqui a Canaã; urbes antenadas à tecnologia presente até na agricultura e ricas às custas do trabalho de tantos...

Rondônia de lugares misteriosos e cheios de histórias: Forte Príncipe da Beira, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Urumacuã, postos telegráficos abandonados pelos caminhos de Rondon...

De todas as línguas, Torre de Babel que deu certo. Há ecos até de línguas desconhecidas ou pouco conhecidas e já extintas: nambiquara eu me lembro, porque está eternizada em Tristes trópicos!

Rondônia dos carris que foram as veias desse lugar, conduziram vidas e histórias na Estrada de Ferro atravessando vilarejos do faroestes caboclo, seringais, terras boas, de riquezas minerais, por onde andaram tantos povos, o modernista Mário de Andrade e a cientista feminista Emilie Snethlage...

Enfim, somos a terra de gentes de todos os tipos que movimentam a nova civilização chamada Rondônia, único estado que personifica e ostenta com orgulho um herói nacional em seu próprio nome.

Rondônia, terra de Rondon no dizer de Roquette-Pinto; portal de entrada da sagrada Amazônia, no coração da América do Sul.


Júlio Olivar

Nenhum comentário: