sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Até que a noite vire dia, oito dias sem o Mourão

Sábado passado dia 13, aconteceu no cemitério dos Inocentes em Porto Velho, o sepultamento do baluarte da cultura popular no segmento carnaval, Benjamim Mourão.
Mourão desembarcou em Porto Velho no ano de 1979, como desenhista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma agraria – INCRA e foi trabalhar no interior do estado. Após alguns anos, fixou residência em Porto Velho e passou a se envolver no movimento carnavalesco, primeiramente no Galo da Meia Noite bloco do qual era presidente quando morreu. Foi um dos criadores da Unibloco e chegou a ser seu presidente, mesmo com a 'parada' da entidade, jamais deixou de colaborar com os blocos que se apresentam no carnaval de Porto Velho. “Para o Mourão não tinha tempo ruim quando o assunto era lutar pelos blocos de rua”, lembra o advogado Segismundo.
Depois de passar a participar da diretoria do Galo da Meia Noite criou em parceria com amigos do bairro Mocambo, o bloco “Até Que a Noite Vire Dia”, e fez algumas marchinhas que passaram a ser executadas durante o desfile do bloco em todos os carnavais.
Mourão cujo nome de batismo é Benjamin Mourão da Silva Júnior até dias antes de seu falecimento, lutou para que o bloco do Galo da Meia Noite não ficasse fora do carnaval deste ano, infelizmente não conseguiu.
Ontem a igreja de Nossa Senhora de Fátima, com certeza, ficou repleta de amigos e carnavalescos, que foram assistir a missa de sétimo dia de falecimento do Mourão.

Ensaio

A direção do bloco “Até Que a Noite Vire Dia”, atendendo “ordem” do Mourão, logo após a missa rezada as 19 horas, na igreja de Nossa Senhora de Fátima no bairro Areal, realizou na praça São José do bairro Mocambo mais um ensaio, visando o desfile do próximo dia 2 de fevereiro. “É verdade, ele disse antes de morrer, que o bloco não poderia parar suas atividades, afinal de contas, disse ele, sou ou não carnavalesco”, informou sua esposa Francisca Araújo a Chica.

Os abadás já estão a disposição dos foliões. A direção do bloco informa que a venda é no carnê e que os primeiros 500 compradores ganham um copo de brinde.

Nenhum comentário: