sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lenha na Fogueira - 20.01.19

E o carnaval já está pegando fogo em Porto Velho. Os blocos estão ensaiando e as escolas de samba também.
*********
Este ano, ao contrário do ano passado e isso, não tem nada a ver, com eleição para governador, senador, deputado estadual e federal, a prefeitura de Porto Velho investiu na cultura popular no segmento carnaval.
*******
A programação oficial, começa na próxima sexta feira dia 26, com a realização do Baile Municipal que vai acontecer na Talismã II e já no sábado, a Funcultural promove o primeiro “Arrastão Carnavalesco” com uma banda animando foliões por algumas ruas da Zona Leste.
*******
É o resgate do carnaval tradicional, pois, a banda de música que vai animar os foliões, vai no chão. Nada de trio elétrico, vai ser apenas um carro de som para a voz dos cantores. Será o verdadeiro carnaval de rua. Nota dez para a equipe da Funcultural. Leia-se Ocampo Fernandes
*******
Esse estilo de carnaval acontecerá também na Zona Norte e Zona Sul, é claro que em dias diferentes.
*******
Outra programação sob a responsabilidade da Funcultural será no Mercado Cultural nos dias 3 e 12 de fevereiro, quando a banda do Alkbal vai animar os que comparecerem, só com marchinhas tradicionais e sambas de carnaval.
*******
Outro bloco que faz esse estilo de carnaval, além da Banda do Vai Quem Quer, é o Pirarucu do Madeira que vai desfilar no dia 4 de fevereiro. A Bandinha também vai tocando no “chão”. No Pirarucu do Madeira não tem venda de camiseta e muito menos de abadá. A concentração será em frente ao Complexo Deroche Pequeno Franco na rua Pinheiro Machado – bairro Caiari.
*******
Se estamos falando de carnaval tradicional, não podemos deixar de citar os blocos: “Até Que a Noite Vire Dia” e o bloco da “Canto da Coruja”. Aliás o Canto da Coruja após alguns anos ausente do carnaval de rua de Porto Velho, volta este ano, tocando apenas marchinhas, frevos e samba de carnaval.
*******
Samba de carnaval é um estilo de samba que se fazia antigamente e que era tocado nos bailes carnavalescos antes da moda do samba enredo. Veja alguns exemplos: “Vem chegando a madrugada, o sereno vem caindo. Cai, cai sereno devagar, que o meu amor está dormindo...”
*******
Outro samba de carnaval: “Neste carnaval não quero mais saber, de brigar com você. Vamos brincar juntinhos, água na boca pra quem ficar sozinho...”. Outro: “Lata d'água na cabeça, la vai Maria, la vai Maria. Sobe o Morro e não se cansa, pela mão leva a criança. La vai Maria...”.

*******
Esse estilo de música, você vai ouvir no carnaval que a Funcultural vai realizar na Zona Sul, Norte e Leste de Porto Velho este ano. Ótima idéia Ocampo!
*******
No próximo dia 28 de deste mês de janeiro, a escola de samba, acadêmicos do São João Batista vai promover o concurso “Mulata de Ouro”. A festa vai acontecer no Clube social do SINDSEF à rua Rio de Janeiro do bairro Lagoa.
*******
Na oportunidade será servida para os compradores de convite, uma deliciosa feijoada. Durante a feijoada vai acontecer o concurso com a apresentação da Ex Rainha do Carnaval (2014) do Rio de Janeiro Letícia Guimarães. Este ano a Letícia vai desfilar como Musa da escola de samba União da Ilha e como Rainha da escola de samba de Belfor Roxo.
*******
Se você quer ser a Mulata de Ouro, procura a direção da escola São João Batista e te inscreve. A inscrição é gratuita e a premiação muito boa;
*******
Agora, se você quer assistir um superespetáculo de mulata, vai aplaudir o show de samba da Letícia Guimarães. Ela é um espetáculo de sambista.
*******

Show mesmo foi a promoção da Banda com a troca de alimentos por um chapéu com a logomarca do maior bloco da Amazônia.

Nenhum comentário: