quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Lenha na Fogueira - 1º.02.18


Não sei se é porque 2018, é ano eleitoral, mas, o que está acontecendo entre os governo estadual e municipal de Porto Velho é algo que nesses meus anos todos de carnaval, nunca assisti.
*******
Li uma matéria no site O Rondoniense, dando conta que as entidades Sejucel e Funcultural, andam se estranhando no sentido, de cada uma querer ser a mãe dos apoios, que os blocos e escolas de samba receberão para realizar seus desfiles no carnaval deste ano.
*******
Já pensou! Os dois órgãos governamentais, Sejucel e Funcultural querem por que querem, cada um, ser responsável pela contratação de GRADES e BANHEIROS QUÍMICOS que servirão os foliões dos blocos carnavalescos de Porto Velho.
*******
Se realmente as duas entidades resolverem colocar cada uma, os banheiros, com certeza, pela primeira vez, não veremos nenhum folião MIJANDO no meio da rua durantes o carnaval. Porto Velho passara a ser a única capital brasileira, onde os foliões carnavalescos não MIJAM na rua de jeito nenhum.
*******
Vai ser tanto banheiro químico espalhado pelas ruas da cidade, que o folião não terá oportunidade, nem que a vaca tussa, de balançar o “bilau” para alguém
*******
Acho que vamos assistir “bizarramente”, representantes da Funcultural e da Sejucel nas esquinas, oferecendo Banheiro Químico para o folião MIJAR. “Hei folião MIJA aqui no banheiro da Funcultural”. Hei ô ô a MIJADA no banheiro da Sejucel é melhor.
*******
MIJE no meu banheiro e ganhe um combo de bebida para todo o carnaval. E lembrar que teve ano, que quase a Banda não sai, porque não tínhamos como contratar Banheiro Químico.
*******
Quem tá sorrindo de orelha a orelha, são só dirigentes dos blocos de trio, que vão economizar uma grana com banheiro e grade este ano. O sorriso maior é o do Gato Feliz, pois, além de ser dirigentes do Bloco Areal Folia que desfila amanhã dia 2, é proprietário das grades que serão locadas pelo governo do estado e pela prefeitura municipal de Porto Velho para atender os blocos.
*******
Não pensem que estou de gozação. Nada disso, é só acessar o site O Rondoniense e ler a matéria desenvolvida pelo Marco Souza. Tem mais, eu apareço na foto junto com o pessoal da Liga dos Blocos e o pessoal da Sejucel e o deputado Léo Moraes e seus assessores.
********
Esse mesmo esforço, deveria acontecer em prol das escolas de samba. Já pensou, o governo estadual e a prefeitura disputando pra ver quem repassaria mais subsídios para apoiar no desenvolvimento dos enredos das escolas de samba?
********
Antes que um dos lados se apresse em divulgar, que está subsidiando as escolas de samba com aporte financeiro no valor de R$ 500 Mil, para o desenvolvimento dos enredos. Já coloco, que quem está fazendo isso, é a Funcultural.
********
No caso dos banheiros e grades teve emenda dos deputados Leo Moraes e do Jesuíno Boabaid. Emenda para às escolas de samba, que fazem o verdeiro carnaval cultura e não cobram pela fantasia de seus brincantes, ninguém colocou.
*******
Assim como os blocos geram emprego e renda, as escolas de samba geram muito mais, pois, suas fantasias e alegorias são todas confeccionadas aqui em Porto Velho.
*******
Enquanto os abadás dos blocos são confeccionados em outros estados. Não estou dizendo que sou contra o apoio governamental aos blocos, nada disso, apenas estou lembrando que as escolas de samba não estão tendo a mesma “mordomia”.
*******
Pra não ficar só na gozação. Lembro que o carnaval de rua começa amanhã dia 2, com o desfile do Bloco do Gato Félix Areal Folia que sai da rua Alexandre Guimarães com a 13 de Setembro e contará com toda a estrutura de banheiros químicos e grades. Tudo garantido pelo governo estadual e pela prefeitura municipal.
*******

É o carnaval chegando ao fim!

Nenhum comentário: