sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Lenha na Fogueira - -6.01.18

Hoje é Dia de Santo Reis. Pois é, segundo a tradição, no dia de hoje, se desmonta a árvore de Natal. Em outros tempos era feriado santo o dia 6 de janeiro. Já pensou! Aí com certeza, não teríamos o feriado do 4 de janeiro antecipado para o dia 2, seria adiado para o dia 5 pra emendar com o feriado do dia de Reis.
********
Essas datas não podem ser esquecidas, principalmente pelos cristãos. Hoje de acordo com a bíblia sagrada, se comemora o dia que os Reis Magos chegaram a “manjedoura” onde o Menino Jesus estava com seus pais, Maria e José.
*******
Se naquele tempo existissem “marqueteiros”, com certeza, a data seria transformada no dia de se trocar e dar presentes, pois os Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus ao Rei dos Reis que acabara de nascer.
******
Só pra lembrar os devotos católicos, hoje tem missa na catedral e com certeza a homilia será sobre os Três Reis Magos. Vai lá beato!
******
Por falar em festa, as escolas de samba começaram a reunir seus ritmistas visando os desfiles carnavalescos de fevereiro, desde ontem dia 5, quando o mestre Silfarney da Acadêmicos do São João Batista reuniu sua turma na residência do Alex no bairro Lagoinha, para tratar dos ensaios que devem começar pra semana.
******
Amanhã 07, a escola de samba Asfaltão reúne os ritmistas da bateria Pura Raça no bar do Calixto para, também traçar o calendário de ensaios que deve começar no dia 12.
******
A São João Batista saiu na frente em se falando em divulgação do samba de enredo. Já está nas redes sociais o samba de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro “Manelão - O General da Folia – O Rei da Alegria” gravado pelo intérprete Banana Split. O bicho já tá pegando em se falando de disputa de escola de samba.
******
Quem está bem comentada nas redes sociais, é a escola Império do Samba conhecida também como Escola do Mirim. A vermelho e branco do Areal vai desfilar pela primeira vez, pelo Grupo Especial e segundo seu carnavalesco João Big vai permanecer entre as grandes por muito tempo.
******
Isso quer dizer, que as escolas Asfaltão, Diplomatas e São João Batista terão que se virar para não cair. Não vai ser fácil e tem mais, a Unidos da Rádio Farol vai contar a história do artista plástico João Zoghbi na avenida e pelo que sei, está com um belo carnaval.
*******
Existe ainda uma dúvida sobre o local dos desfiles das escolas de samba. O Ocampo ainda está lutando para que seja no Espaço Alternativo, já o superintendente da Sejucel acha melhor que seja no Parque dos Tanques. A maioria dos dirigentes de escola de samba, também preferem o Parque dos Tanque.
*******
Na próxima quarta feira dia 10, a Banda do Vai Quem Quer vai abrir a sede da Joaquim Nabuco e já tem inclusive, uma promoção para começar. Leve dois quilos de alimento não perecível e troque por um chapéu da Vai Quem Quer. Realmente os chapéus estão muito bonitos.
*******
O Ocampo fez do Pai Beto o coordenador da Corte do Rei Momo. Pai Beto para mostrar serviço montou uma Corte de vergonha com o Leandro Leres de Rei, Jak Treme Terra de Rainha a Explosão Dulce Silva e a Furacão Jordana como Princesas. Ha tempo não vislumbrávamos uma Corte formada por pessoas tão animadas e o que é melhor, carnavalescas.
*******
A nota triste do carnaval é a notícia dando conta de que o Galo da Meia Noite não vai desfilar. Logo o Galo o bloco onde realmente brinco carnaval. Falei não vai desfilar, fará em parceria com a Funcultural uma espécie de Baile de Carnaval na rua Rogério Weber - Terreiro do Galo no dia 8 de fevereiro. É triste mais é verdade!
*******

Encerramos repudiando a aparição do folião Burrochagas no programa “Encontro com Fátima” da TV Globo. O Burro, Chagas foi uma lástima, para não dizer merd...

Nenhum comentário: