terça-feira, 23 de agosto de 2016

Unir sedia mostra de documentários


A Fundação Universidade Federal de Rondônia - (UNIR) realiza, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a mostra de documentários “Varan, um mundo visÌvel”. As sessões acontecem no Auditório do Campus de Vilhena, sempre às 19h, com entrada gratuita.
Serão exibidos 16 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens do acervo da escola de formação documentaristas Ateliers Varan realizados em diversos países, como Afeganistão, Africa do Sul, Egito, Moçambique e Vietnã.
Fundado em 1981 por iniciativa de Jean Rouch e Jacques d’Arthuys, em Paris, o projeto Varan nasceu com a proposta de formar jovens cineastas em países onde não havia ainda uma produçãoo cinematográfica, mas também entre grupos étnicos e sociais minoritários que não tinham acesso as técnicas do cinema.
São filmes que escapam as convenções da reportagem televisiva ou do documentário tradicional, baseando-se mais na descrição da vida cotidiana e tendo as pessoas filmadas em seu ambiente e existência habitual. Os filmes nos mostram frequentemente lugares onde nunca estivemos, nos deixam ve-los sob diversas facetas, longe da estética espetacular e do exotismo.
A mostra de documentários “Varan, um mundo visível” é realizada pelo projeto de extensão Cine UNIR, cineclube do Campus de Vilhena, uma atividade do Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual do Departamento de Comunicação Social Jornalismo.

O evento só foi possÌvel graças a parceria com a Associação Cultural Balafon, de Belo Horizonte, que disponibilizou os filmes e é responsável pela concepção e organização da mostra que já passou por outras cidades brasileiras, como Belém, Florianópolis, João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo

Nenhum comentário: