segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Cultura Popular valorizada na Rio 2016

Carnaval é cultura popular brasileira
Foi espetacular a festa de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Comissão optou por colocar no palco armado no estádio do Maracanã várias tradições da Cultura Popular Brasileira, como o Frevo que é Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido pela Unesco.
Foi um espetáculo de encher os olhos de quem o assistiu, seja presente ao Maracanã ou pelos canais de televisão que transmitiram o evento para o mundo todo.
Começou com a música de Jacson do Pandeiro que envolveu os atletas e o público que lotou o estádio, o Grupo Corpo de Minas Gerais mostrou a dança estilizada do xaxado enquanto os “bonecos de argila” do Mestre Vitalino dançaram Asa Branca de Liuiz Gonzaga, ao som do famoso “Vassourinha” executado pela orquestra Spok o frevo pernambucano contagiou a galera e veio o maracatu, o xote, as marchinhas tradicionais do carnaval de rua brasileiro, os sambas enredos. Tivemos de tudo no encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro inclusive Villas Lobo, Lenine e Martinho da Vila.
Ao contrário do show da abertura, quando prestigiaram ritmos mais elitizados como a Bossa Nova, no encerramento, o que prevaleceu foram os ritmos populares, Xote, Baião, Xaxado, Maracatu, Marchinhas Carnavalescas Frevo e Samba Enredo. O carnaval tomou conta do pedaço com o Cordão do Bola Preta e terminou com um verdadeiro desfile de escola de samba, inclusive com direito a carro alegórico.
Bonecos de argila de Mestre Vitalino
Não sei se a carnavalesca Rosa Magalhães responsável por parte da festa de encerramento, criou tudo, pensando na comemoração do Dia Nacional do Folclore que foi festejado ontem dia 22, ou se foi mera coincidência, porém, caiu como uma luva, o mundo pode conhecer parte das nossas tradições populares.
Dia do Folclore
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
O Folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.
Renda é uma das culturas do povo nordestino
O folclore é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore japonês, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai (aparições misteriosas).
O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:
Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha
Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.
No Brasil, Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.
Salve a Cultura Popular! Salve o folclore brasileiro.

Nenhum comentário: