sábado, 13 de agosto de 2016

Praça Getúlio Vargas – Cultura às escuras

A Fina Flor do Samba e a praça no escuro

O poeta da cidade Ernesto Melo há muito vem tentando manter seu projeto cultural “A Fina Flor do Samba”, programado para acontecer toda sexta feira, no Mercado Cultural de Porto Velho.
Apesar da estrutura da roda de samba ser montada na calçada do Mercado, o espaço da praça Getulio Vargas é utilizado pela maioria do público que gosta da Fina Flor. Acontece que justamente esse espaço, está causando transtornos aos apreciadores do samba do Ernesto, pela total escuridão causada pela falta de iluminação. De uns tempos para cá a praça Getulio Vargas transformou-se em abrigo de dependentes químicos, uma verdadeira “cracolândia” graças ao descaso das autoridades municipais para com o local.
Inaugurada juntamente com o Palácio Presidente Vargas em 1954, pois faz parte do projeto arquitetônico criado pelo engenheiro José Otino de Freitas como valorização visual da obra, a praça Getúlio Vargas já foi um dos principais atrativos turísticos da cidade de Porto Velho.
Após a transferência do gabinete do governador para o Palácio Rio Madeira a praça Getulio Vargas deixou de receber a devida atenção e hoje se encontra praticamente abandonada, sem iluminação, com seus bancos quebrados, o obelisco servindo de esconderigio de drogas, além de estar servindo de ponto de consumo de todos os tipos de entorpecentes. A noite é arriscado passar pelo local, pois os viciados na ância de conseguir dinheiro para comprar mais uma porção de droga, tomam os pertences das pessoas, em especial Celulares.
Durante a realização da Fina Flor do Samba que voltou a ser apresentada na última sexta feira dia 12, os “noiados” intimavam os presentes, pedindo e alguns até exigindo dinheiro, outros inclusive ameaçavam quem não lhes dessa atenção.

É preciso que o órgão municipal responsável pela iluminação das praças tome providencias urgentes e coloque iluminação na praça Getúlio Vargas, afinal de contas, ela fica entre dois patrimônio histórico, o Palácio Presidente Vargas – Museu da Memória e o Mercado Cultural, no meio desse fogo cruzado está “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba”. 

Nenhum comentário: