sábado, 20 de agosto de 2016

A verdadeira fina flor do samba na festa do poeta

A festa em comemoração aos 65 anos de nascimento do poeta da cidade Ernesto Bento de  Melo, reuniu na noite de sexta feira 19, no Mercado Cultural, a verdadeira Fina Flor do Samba de Porto Velho e Manaus.  Fazia tempo que o calçadão “Manelão” não recebia tanta gente como a registrada naquela noite. “Isso me deixa muito feliz”, agradeceu Ernesto emocionado.
O poeta pegou todo mundo de surpresa ao anunciar que naquela noite, também estava festejando 25 anos de casado com dona Erenir “A mulher que amo e que é a minha vida”, e cantou para sua esposa a valsa de sua autoria que conta a história do casal. Daí pra frente foi só comemoração ao ritmo de muito samba, poesia e até bolero.
Antonio Cândido, Ernesto Melo e Silvio Santos
William Coimbr abriu a participação dos cantores convidados e relembrou sucessos de AGP, chamou o Warney que mesclou sambas de raiz com pagodes clássicos. Com seu chapeuzinho de “malandro” sobe ao palco Orismilde conhecido mesmo como “Kabeça” aí mesmo não estando com a voz cem por cento, deslanchou numa viagem espetacular pelo mundo do samba clássico. A cozinha (banda) formada por Enio Melo (violão), Walber do Cavaco (cavaquinho) Chico Lobo (pandeiro), Beto Ramos (reco-reco e ganzá) e Áureo (surdo) ainda contou com a participação especial do músico manauara Onércio 7 Cordas.
Ernesto Melo fez questão de anunciar a próxima atração: vem aí o compositor Cara de Paca, Boca de Cuiu Cuiu, Coxa de Frango, Zekatraca e para os mais íntimos Silvio Santos. Nesse meio tempo Silvio preparou uma surpresa e convidou ao palco nada-mais-nada-menos que um dos poetas mais considerados de Rondônia Antônio Cândido que declamou alguns poemas de sua lavra, que contam, assim como as letras das músicas do Ernesto a história de Porto Velho, em seguida Silvio cantou composições de sua autoria preparando o público para a participação do José Luiz Machado de Assis – Torrado que inclusive ofereceu ao casal Ernesto e Erenir músicas românticas como “Sonho”.
O Poeta da Cidade voltou ao palco para anunciar a participação especial do Grupo “Cordas de Manaus” que tem como crooner Edson Melo aliás o médico irmão de Ernesto que reside em Manaus e é também apaixonado por música. Paulinho da Flauta, Onércio 7 Cordas e Rubinho do Cavaco contando com a participação dos músicos da Fina Flor do Samba iniciaram com o chorinho “Brasileirinho”. Edson Melo assumiu e presenteou os presentes com uma seqüência de composições assinadas por Athaulfo Alves, Ary Barroso e Noel Rosa. A cada intervalo os “Chorões” voltavam a mostrar outros chorinhos. Já entrosado com os músicos de Manaus o Walber do Cavaco passou a fazer dueto de cavaquinho com Rubinho. O público não se cansava de aplaudir os solos dos dois cavaquinistas que entregavam de bandeja para o Paulinho da flauta dar continuidade a música.
Edson Melo e o Grupo de Cardas Manaus com a Fina Flor
Foi realmente maravilhosa a festa dos 65 anos do Ernesto Melo. Para encerrar, o público sob o comando do “maestro” Edson cantou parabéns pra você enquanto o “Velho” Ernesto soprava a vela do bolo. Parabéns Poeta da Cidade que essa data se multiplique por mais cem anos.

Porto Velho, meu dengo, desde que me entendo, tu és o meu caso de amor...

Nenhum comentário: