quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 10ª NOITE DO MARACUJÁ

Alegorias do Boi Manhoso do artista Ednart


Nem adianta querer dizer o contrário. Quando a diretoria de um Boi Bumbá investe direitinho na apresentação do seu grupo no Flor do Maracujá, o público responde positivamente.

********
Assim aconteceu na noite da última quarta feira 03, quando o bumbá Manhoso colocou na arena, grandes estruturas alegóricas e tribos muito vistosas em suas indumentárias e personagens.

*********
Apresentação do tipo da do boi Manhoso engrandece nossos grupos e passavam a levar mais público ao Arraial. Boa batucada/marujada e como já dissemos, grandes alegorias, bom levantador de toadas e uma tribo muito boa (falei uma tribo).

********
O Manhoso levou aos camarotes secretários de estado e magistrados, isso foi muito legal para o nosso folclore. Não apenas levou, essas pessoas investiram pesado no Boi da Fátima.

*******
Foi boa a apresentação do Manhoso? Foi!

********
Porém, não estou dizendo que com isso, o grupo tenha saído da arena como campeão. Acontece que independente de beleza, temos que levar em consideração, as apresentações dos itens e aí houve falhas gritantes em alguns. É melhor não ficar cantando vitória antes da abertura dos envelopes com as notas dos jurados. Até poque, ainda falta as apresentações do Az de Ouro, Diamante Negro e Corre Campo. Parabéns a direção do Boi Manhoso belo pelo espetáculo!

********
Outro grupo que deixou os concorrentes preocupados, foi a quadrilha Flor da
Primavera. O grupo da dona Francisca colocou na arena a “disputa” entre os bois Garantido X Caprichoso.

********

Segundo muitos que conhecem da brincadeira da dança da quadrilha, foi um show espetacular. Alguém de uma quadrilha de ponta que já se apresentou confessou a este colunista: “Se eles tivessem colocado o Boi na arena, não ficaria a dever aos grupos de Parintins”. Só isso bastaria para comprovar que a Flor da Primavera está no páreo e pode até sonhar com o título, porém:

********

O inciso 2° do Art. 13° do Regulamento do Flor do Maracujá diz o seguinte: Não será permitido por ocasião da apuração, distúrbio na ordem pública ou fatos que venham a pôr em risco a integridade física ou moral da Comissão Organizadora, Avaliadora, Julgadora e demais participantes, por parte dos grupos folclóricos e de sua torcida, (promotora do distúrbio), sob pena de perda automática de 10 (DEZ) pontos, sem direito a recurso.

********
Por outro lado o Art. 14° diz: O Grupo Folclórico é o responsável pelas ações dos seus participantes, que coloquem em risco a integridade física, dos seus brincantes e/ou do público, se acontecer, por ocasião de sua apresentação na XXXV Mostra.

********
Na dispersão da Flor da Primavera aconteceu um tumulto, envolvendo alguns de seus membros com integrantes da quadrilha Rocinha. Dizem que foi um caso de “lesbianismo” ou seja, ciúme! Ciúme que pode prejudicar o trabalho de dois grupos de quadrilhas. Vamos ver o que a Comissão disciplinar da Federon vai resolver.

********
Triste mesmo, foi o anúncio de que o Boi Bumbá mirim Veludinho não poderia se apresentar, porque sua presidente passou mal durante a concentração e foi levada às pressas para o Pronto Atendimento.

********
O Veludinho é dos grupos mais antigos no Flor do Maracujá. Estamos orando pelo restabelecimento da baluarte da brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho, dona Edileusa.

********
Só sei que depois da apresentação do Manhoso algumas equipes dos bumbás que ainda não se apresentaram, correram para seus barracões, com certeza, para refazer alguma coisa que possa melhorar o visual do grupo em sua apresentação.

********
Hoje é a vez da Rádio Farol (mirim e adulta) e do Boi Bumbá Diamante Negro. Vamos lá!

Maracujá – A Flor da Primavera do boi Manhoso



A nona noite do Arraial Flor do Maracujá foi dedicada ao segmento Boi Bumbá, mesmo com apenas um grupo de bumbá se apresentando, no caso o Boi Manhoso.
A noite começou com a nota triste que dava conta da não participação do Boi Mirim “Veludinho” em virtude da presidente Edileusa ter sofrido um mal súbito na concentração e ter sido levada ao Pronto Atendimento, deixando as crianças do grupo apreensivas e sem condições psicológicos para dançar.
Assim sendo, o primeiro grupo a entrar na arena foi a Roça é Nossa (mirim), seguida da junina Flor da Primavera que apresentou o tema “Garantido e Caprichoso” uma homenagem aos bois de Parintins. A quadrilha comandada pela dona Francisca segundo os especialistas em dança de quadrilha, é forte candidata a ficar entre as primeiras na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.

A grande expectativa da noite, era a apresentação do bumbá Manhoso dirigido pela Fátima. Realmente o azul da zona leste não decepcionou, entrou e fez bonito, grandes alegorias, vistosas indumentárias e uma banda das melhores acompanhada por uma “marujada” que só não foi melhor em virtude do “deley” que dava a impressão, que estava atravessas (era só impressão). A presidente Fátima com certeza saiu satisfeita com o espetáculo que seu boi proporcionou durante sua apresentação no Flor do Maracujá.


Rádio Farol e Diamante Negro

A noite de hoje, com certeza, será uma das mais frequentadas do Flor do Maracujá 2016, é que estarão na arena três dos melhores grupos folclóricos de Porto Velho, Boi Mirim Estrelinha e as quadrilhas Radio Farol (mirim e adulta). Fechando a noite, o bumbá Diamante Negro dirigido pelo Aluízio Guedes vai mostrar toda sua beleza ao público.


As apresentações folclóricas começam as 20 horas.

Nenhum comentário: