quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 26.08.16


 Na abertura da Portoagro na manhã da última quarta feira (24), a Fiero foi representada pelo presidente do Conselho de Representantes Chagas Neto. “A Fiero, como entidade de classe representante da indústria rondoniense junto às instituições e ao governo, apóia a realização deste evento grandioso” disse. Chagas.
*********
Outro grande evento que aporta na capital de Rondônia é o Festival Mova-se. O Mova-se pelo segundo ano consecutivo traz a Porto Velho, espetáculos de dança com Companhias de expressão nacional. As performances este ano, vão acontecer inclusive, na praça Aluízio Ferreira e praça das Três Caixas D'água.
*********
Por falar em show, os deputados aprovaram Projeto de Lei que regulamenta as atividades garimpeiras no Rio Madeira. Agora vamos e convenhamos, a quem interessa essa prática garimpeira?
********
Ao desenvolvimento do estado de Rondônia é que não é, pois, as dragas o que fazem mesmo, é assorear o Rio Madeira além de contaminar os peixes com mercúrio. Estive na Assembleia no dia que aconteceu a audiência pública sobre a liberação da garimpagem de ouro no Rio Madeira e assisti o candidato a vereador Marcelo Reis, juntamente com os deputados Jesuíno Boabard e Hermínio Coelho defenderem a regulamentação do garimpo.
********
Uma aberração sem tamanho, os três pesando apenas em conseguir votos para seus mandatos, sem um estudo mais aprofundado sobre o assunto, acusavam as autoridades do Meio Ambiente por estarem “Atrapalhando o desenvolvimento de Rondônia”.
********
Quem vai atrapalhar em futuro bem próximo esse desenvolvimento, são os “dragueiros”, o exemplo está aí, o Madeirão praticamente inavegável com tanto banco de areia surgindo em seu leito. Quem provoca esses bancos de areia? É só passar alguns minutos assistindo o funcionamento de uma draga que descobrimos o quanto de sedimentos são retirados de um local do rio e despejado em outro. O mais raso fica mais raso e o mais fundo também fica raso e o resultado está na cara de todo mundo, é o rio seco sem condições de abrir canais para a navegação.
********
Já não bastasse as Usinas que vieram para acabar o que ainda restava de barranco, agora vem a legalização do garimpo de Ouro no Madeira. O interessante é que os políticos ainda recebem para praticar um crime ambiental como esse.
********
Aliás, Porto Velho é a terra do, é melhor acabar ou tirar dali e levar pra outro lugar, do que revitalizar o que está precisando ser revitalizado.
********
Exemplo é o bairro do Triângulo, o mais antigo de Porto Velho, que desde quando abriram as primeiras comportas da Usina começou a desmoronar. As autoridades que deveriam defender o povo morador do bairro, ao em vez de obrigar a empresa responsável por tamanho desastre ambiental, providenciar os reparos necessários para que os mesmos não mais aconteçam. Não! O negócio da doutora é mandar o governo realocar os moradores do Triângulo em outro bairro, distante da sua cultura.
*********
Com a seca que está acontecendo no Rio Madeira este ano, nada mais propício para o governo, ou seja, lá quem for, dar início a construção do muro de contenção. Esse muro serviria para prevenir das enchentes do tipo da que aconteceu em 2014 assim como do desmoronamento do barranco.
*********
Barranco que levou para a lama um bocado de carretas semana passada. Por que será que aconteceu? Foi porque as casas dos habitantes do Triângulo “fofaram” o barranco? Ou foi o Banzeiro das dragas e das comportas abertas da usina que provocaram?
*********

A legalização da garimpagem no Madeira vai levar na despescagem a Ponte recém inaugurada, que ainda não tem nem iluminação. Ou vão mudar a ponte pra outro local?

Nenhum comentário: