segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 23.08.16


E ontem foi o dia do Folclore. O que é isso? Deve ter perguntado o responsável pela Gerencia de Cultura da Sejucel!
********
Com certeza depois de ler esse comentário, ele vai querer provar que sua Coordenação tem feito alguma coisa pela cultura popular. Vai dizer que foi parceiro na realização do Flor do Maracujá, vai dizer que está atendendo os grupos folclóricos com a emenda colocada pelos deputados estaduais, vai dizer que também está atendendo os grupo folclóricos de Guajará Mirim e que pela primeira vez os produtores musicais de Rondônia, têm a oportunidade de concorrer a um Edital o Zezinho Maranhão de Música.
*******
Vamos aos fatos: Realmente o governo estadual vem colocando a estrutura do Flor do Maracujá porém, graças a um TAC assinado em 2014, entre o Ministério Público, Folcloristas e outros órgãos que determina que o Governo via Sejucel se obriga a contratar a estrutura de arquibancada, som e iluminação mais as tendas para o Arraial Flor do Maracujá. Então a parceria é obrigação assumida e não espontânea. Assim como é obrigação liberar Emenda Parlamentar seja para qual segmento for.
********
O Duelo na Fronteira também vai receber subsídios graças a Emenda do deputado Dr. Neidson. Quanto ao Edital Zezinho Maranhão é a única ação da Sejucel desde o começo da segunda gestão do atual governo.
*********
Se eu fosse o governador fecharia a Gerencia de Cultura da Sejucel. Procurem aí uma ação dessa Gerencia em prol do desenvolvimento cultural de Rondônia. Não tem nada.
********
Até os Pontos de Cultura que até 2012, eram tidos como o grande programa de desenvolvimento cultural do governo de Rondônia, apesar de ser um Projeto do Governo Federal, até hoje não receberam a 3ª parcela que deveria ter sido paga ha alguns anos e não foi e nem tem previsão. Inclusive, dos 30 Pontos de Cultura que existiam, muitos já desistiram e até devolveram os equipamentos à Coordenação dos Pontos que funciona na Sejucel.
********
Se não estou enganado, a única coisa que funciona na Coordenação de Cultura da Sejucel é a Coordenação do Artesanato assim mesmo porque é mantida pelo governo federal através do PAB.
********
Rondônia foi dos primeiros estados a implantar o Sistema de Cultura Estadual. Porém tudo não passou ou até hoje não saiu do Papel. Apesar de hoje ser Lei Estadual.
*******
Formaram o Conselho que não se reúne faz tempo. Criaram o Fundo de Cultura mas o governo estadual até hoje não depositou uma “arruela” na Conta que foi aberta para tal fim. Enfim, outro dia o responsável pelo Sistema não conseguiu realizar uma reunião através do sistema Vídeo Conferencia com os Conselheiros, por falta de uma plataforma para tal fim.
********
O Conselho que já deveria ter sido renovado, continua o mesmo e o que é pior, sem condições de se reunir para deliberar sobre o que fazer pela cultura no nosso estado. Então governador, pra que serve essa Gerencia de Cultura da Sejucel?
********
A artista plástica Margot Paiva assumiu a direção da Casa da Cultura exigindo apoio para realizar algumas modificações e consertos e não conseguiu seu intento. Inclusive exoneraram o Carlinhos Maracanã alegando falta de cuidado para com o próprio público, já que ele liberou o quintal da casa para a moçada da confraria Pobres do Caiari fazer festa! E agora o que os senhores vão disponibilizar pra Margot colocar a Casa nos “Eixos”.
********
Ta na hora de acabar o apadrinhamento e colocar pessoas que realmente queiram trabalhar em prol da nossa cultura. Chega de usar a Superintendência como cabide de emprego. Tão falando inclusive que a Sejucel na área cultural, é parte do Departamento de Cultura do Sesc. Será?
********

E viva a Cultura Popular!

Nenhum comentário: