quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 18.06.16



Lenha na Fogueira

A partir de amanhã dia 19, os moradores e visitantes da cidade de Porto Velho, poderão saborear o prato oficial da cidade “Pirarucu Rondon”.
********
De acordo com o superintendente da Setur Julio Olivar os restaurantes se inscreveram e participaram do curso que qualificou seus Chesf a preparar o prato oficial da cidade.
*********
Bacarat Restaurante, Barracão do Ray, Caravela do Madeira, Casa do Tambaqui, Emporium Restaurante e Choperia, Hotel Porto Madeira, Jarude, Lanches 15 – Rio Madeira, Moqueca Capixaba, Peixinn Restaurante, Recanto do Tambaqui, Remanso do Tucunaré, Restaurante Canguru I, Restaurante Canguru II, T-Bone, Steak e Burger, Texas Grill Tom Marrom Restaurante, e Uno Beef.
*********
Acho louvável essa iniciativa da Fecomércio/Senac em parceria com o governo estadual através da Setur, afinal de contas, Rondônia é o maior produtor de Pirarucu em cativeiro e em conseqüência, seus criadores precisam comercializar a produção.
*********
Por falar em comida típica, amanhã começa os festejos relativos à Semana do Folclore. De acordo com a direção da Federon a data será comemorada no Arraial Comunidade no Sertão também conhecido como Arraial do Fernandão.
********
A comemoração relativa à Semana do Folclore tem apresentações de grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbas de amanhã 19, até o dia 28.
********
Esse evento conta com o apoio da Assembléia Legislativa-ALE através de emendas dos deputados Léo Moraes, Boabard e Dr. Neidson além do presidente Maurão de Carvalho. Tem apoio também do governo estadual através da Sejucel e municipal através da Funcultural. A realização é da Federon em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro.
********
Esperamos que depois do Arraial do Fernando Rocha o movimento folclórico de Porto Velho dê uma parada, afinal de contas ninguém é de ferro pra passar o ano dançando “Pé de Côco” e toada de bumbá.
********
Até porque o foco a partir de agora, passa a ser o Festival Duelo na Fronteira que vai acontecer  (fora de época) em Guajará Mirim no mês de outubro com a participação dos bois Flor do Campo e Malhadinho.
********
Por falar nisso o governador esteve na Pérola do Mamoré e fez entrega aos dirigentes dos dois bois, do vídeo documentário produzido durante o Festival do ano passado.
********
Porém, muito antes do Fefopem vamos apreciar a “Parada de 7 de Setembro” e agora com as fanfarras dos colégios voltando com força total. Com certeza nos desfiles do dia da independência os Regentes das Fanfarras vão querer mostrar o melhor de suas bandas, pois o festival vai acontecer em novembro.
********
Esse negócio de Fanfarra já foi um dos mais acirrados festivais de Porto Velho. A turma se esmerava inclusive nas indumentárias para se apresentar. As apresentações geralmente aconteciam no estádio Aluízio Ferreira. Agora que a Seduc patrocinou os instrumentos das principais Fanfarras, com certeza, o festival deste ano vai reunir muita gente.
********
Sugiro que o festival seja realizado na Cidade da Cultura, ou seja, no Parque dos Tanques.
********
Amanhã 19, Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba vai reunir no Mercado Cultural sambistas de Porto Velho e Manaus em comemoração ao aniversário do “velho” Ernesto.
********
O mês de agosto é ótimo para o samba local, dois astros do ritmo fazem aniversário, Waldemir Pinheiro da Silva - Bainha e Ernesto Melo. A festa pela passagem dos 78 anos do Bainha aconteceu sábado passado na AEC e reuniu muitos sambistas.
*********

A festa do Ernesto será amanhã no Mercado Cultural com a participação de sambista de Porto Velho e Manaus. Vai ser o encontro realmente da Fina Flor do Samba. Te programa sambista! 

Nenhum comentário: