quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Porto Velho recebe segunda edição do Mova-se

Cena de Ressonancia
O Casarão de Idéias (AM), abre nesta sexta feira 26, com as apresentações dos espetáculos, Ressonância às 17 horas na praça Aluizio Ferreira, “Interpretes em Crise” as 18h30 no espaço Tapiri (O Imaginário) e “Evolução das Danças Urbanas” no Teatro Palácio das Artes Rondônia as 20 horas a 2ª edição do “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duo e Trios” em Porto Velho.
O espetáculo selecionado para abrir o festival na capital de Rondônia foi “Ressonância” da Quik Cia de Dança de Minas Gerais uma montagem construída com base no improviso e na composição de cena com a plateia. Música, dança, espaço, arquitetura e o público formam encenações distintas que resultam em espetáculos inéditos a cada apresentação. (17 horas de hoje na praça Aluizio Ferreira)
De hoje até segunda feira dia 29, o Mova-se proporcionará espetáculos nas praças Aluízio Ferreira, Três Caixas D’água, no espaço Tapiri (O Imaginário) e no Teatro Palácio das Artes Rondônia. Todos os espetáculos são com entrada franca.
O espetáculo “Ressonância” também será apresentado sábado dia 27 na praça das Caixas D’água a partir das 17 horas.
Durante todo Festival ainda haverão oficinas variadas, além de exposição fotográfica voltada para a temática da dança contemporânea. O objetivo da iniciativa é levar o festival de dança a todos os estados do norte. O sucesso da edição de 2015, foi combustível suficiente para que este ano, o projeto retornasse ao estado com quatro dias de apresentações e oficinas para celebrar a dança.
Segundo o diretor geral do Mova-se, João Fernandes, foram mais de 2500 expectadores em 2015 e a expectativa, é que o público aumente este ano. "Para este ano aumentamos o número de espetáculos. Vamos levar a dança para duas praças públicas para que possamos dar mais visibilidade ao evento”, explica.

Oficinas

Além dos vários espetáculos o Mova-se também oferece muitas oportunidades de troca de experiências e conhecimento através das oficinas.
No período de 26 a 28 de agosto, Clarice Lima e Aline Bonamin propiciam a oficina ‘Dançar Dói Residência Artística’, que será ministrada no Espaço Cultural Tapiri – O imaginário.
No sábado (27), o workshop ‘Permeabilidades – Estratégias para uma Dança Criativa’ será proferido pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro da Quik Cia de Dança. Ambas as oficinas acontecem no Opus Ballet.
Na segunda-feira (29) será ofertada a oficina ‘Dança e Exploração do Movimento’ por Marila Velloso, Pedro Almeida, Ryan Lebrão.
Encerrando o ciclo de formação, Alex Neoral ministra ‘Ferramenta para muitas danças’ na terça-feira (30).

Espetáculos


Interprete em crise com Clarice Lima & Aline Bonamin - O espetáculo questiona o lugar do intérprete na contemporaneidade, problematiza a formação e, também, chora as condições dadas para a criação e difusão de um espetáculo de dança contemporânea. A peça passeia pela nossa memória de dança resgatando e projetando tempos que vivemos ou gostaríamos de ter vivido para falar dessa crise do fazer da dança, dessa vontade louca de dançar, do amor à dança e também de outros clichês do comportamento humano e muitos outros questionamentos. (Sexta 26 e sábado 27 no Tapiri)
So You Really Think You Can Dance com Marila Velloso (PR) - Em cena, quatro bailarinos fisicamente diferentes se propõem a uma investigação profunda do próprio corpo. (Sábado 27 no Palácio das Artes as 20 horas)
As canções que você dançou pra mim com a Focus Cia. de Dança - O espetáculo traz trechos de canções consagradas do rei Roberto Carlos, todas na versão original. “Detalhes”, “Outra vez”, “Desabafo”, “Cama e mesa” são alguns dos clássicos que fazem parte do repertório. A Cia Focus juntou neste espetáculo as letras clássicas com a coreografia, e uma carga de emoção. São quatro casais fazendo as interpretações. (Domingo as 20 horas no Palácio das Artes e segunda feira dia 29 as 15 horas e as 19 horas no Palácio das Artes).

Nenhum comentário: