quinta-feira, 17 de abril de 2014

SEXTA FEIRA SANTA E SÁBADO DE ALELUIA

A programação litúrgica nesta Sexta Feira Santa 18, começa as 7h30, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho, com a Adoração Eucarística que vai até o meio dia. Os católicos de um modo geral se concentram a partir das 15h30 (três e meia da trade), na liturgia da Adoração da Cruz um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia, quando a Cruz é apresentada solenemente à comunidade. "Eis o lenho da Cruz, onde esteve pregada a salvação do mundo. Ó VINDE ADOREMOS".
Desde 1955, quando o Papa Pio XII decidiu, na reforma que fez na Semana Santa, não somente o sacerdote - como até então - mas também os fiéis podem comungar com o Corpo de Cristo. Ainda que hoje não haja propriamente Eucaristia, mas comungando do Pão consagrado na celebração de ontem, Quinta-feira Santa, expressamos nossa participação na morte salvadora de Cristo, recebendo seu "Corpo entregue por nós".
Procissão do Senhor Morto

A procissão do Senhor Morto está marcada para começar as 17h00, juntamente com a procissão de Nossa Senhora das Dores. A procissão siará da Catedral pela rua D. Pedro II, segue pela Marechal Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra e retorna à Catedral pela D. Pedro II. Os fiéis fazem esse percurso seguindo o ritual das 15 estações da Via Sacra que representa o caminho percorrido por Jesus Cristo até a crucificação.


Sábado de Aleluia e a malhação de judas

Vamos Romper o Aleluia, essa era a frase mais ouvida em tempos idos recentes. Acontece que o sábado de Aleluia não se reduzia apenas nas celebrações litúrgicas, em especial realizadas pela igreja católica em Porto Velho. Aliás, antigamente, a Missa de Aleluia também chamada de “Missa do Galo”, começava a meia noite, depois passou para as 22h00 e hoje ou melhor, neste sábado dia 19, de acordo com programação distribuída pelo pároco da Catedral de Porto Velho Padre Fontenelle, a liturgia vai começar as 19h00 com a Benção do Fogo e da Água. “Todos que participarão da cerimônia devem levar uma vela, e se quiserem um recipiente com água para ser benta”.
Como estávamos escrevendo, o Sábado de Aleluia em Porto Velho era festejado em todos os clubes sociais, com a realização da famosa “Festa de Aleluia”, um baile carnavalesco com direito a muito frevo, marchinha e samba, além de fantasias, confete e serpentina. Essas festas começavam a meia noite porém, só recebiam maior número de foliões, após o término da Missa do Galo.

Malhação do Judas

Essa é outra tradição do Sábado de Aleluia. A brincadeira consiste na confecção de um boneco cujo corpo é recheado de pano ou jornal velho e a cabeça moldada em papelão ou outro material. Geralmente o Judas leva uma ‘placa’ com nomes de políticos ou de pessoas que durante o ano, fizeram algo que a comunidade não gostou ou até mesmo apenas como gozação, como foi o caso do Judas que foi colocado em um poste da Rua Bolívia no bairro Santa Bárbara que segundo seus idealizadores, era uma homenagem ao colunista “fofoqueiro” Zekatraca do Diário da Amazônia.
Quando o Judas tem como objetivo ‘malhar’ os políticos, geralmente encontramos em seus bolsos, a “Carta Testamento”, denunciando as falcatruas do político ‘malhado’.

Domingo de Páscoa

A programação distribuída pela igreja católica, diz que as celebrações litúrgicas do Domingo de Pascoa irão ocorrer nos horários normais ou seja: Missa as 6h30, 8h, 18h e 20h. na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho. 

Nenhum comentário: