quarta-feira, 2 de abril de 2014

O que será do bairro Triângulo pós enchentes


O prefeito Mauro Nazif e o secretário municipal de planejamento, Jorge Elarrat, reuniram-se na tarde de terça-feira (1º), com representantes da Associação dos Remanescentes das Famílias Tradicionais do bairro Triângulo. A pauta principal do encontro foi o “pós enchente”, as ações que o Município pretende realizar em favor dos moradores depois da cheia do Rio Madeira em Porto Velho, em especial a questão moradia.
A presidente da associação, Araci Silva de Souza, disse que já havia uma grande preocupação dos moradores por conta do projeto de construção do Parque das Águas no local, obra do Município que poderá impactar várias famílias. Com a cheia histórica do Madeira as preocupações aumentaram, pois temem prejuízos ainda maiores caso ocorra outra grande enchente. “Queremos saber do projeto que a prefeitura tem para transferir os moradores para uma área mais segura”, completou Araci.
Mauro Nazif disse que defende a permanência das famílias no local, mas devido a enchente não vê segurança em mantê-las no bairro. “Não sabemos quando poderá ocorrer outra enchente dessa proporção”, declarou. O prefeito garante que o Município trabalha com a perspectiva de conseguir um local seguro para as famílias e que está buscando alternativas nesse sentido junto com seus secretários.
Por conta da enchente, informa que as famílias que moram no bairro Triângulo, a exemplo das demais impactadas, estão inseridas na “Sala de Reconstrução”, uma espécie de gabinete gestor que, entre outras responsabilidades, tem a atribuição de resolver o problema de moradia para quem teve as casas inundadas.
Especificamente para os moradores do Triângulo, a prefeitura trabalha com três alternativas. O prefeito disse que sua equipe vai se reunir com esses segmentos e na sequência pretende conversar com todos os moradores para definirem juntos a melhor solução.
Nazif lembra, no entanto, que a preocupação dele não é somente com as famílias do Triângulo, mas com toda comunidade que sofre os efeitos da enchente, na Capital e nos distritos, além de outras demandas necessárias para promover melhorias a todo município de Porto Velho, principalmente os problemas estruturais e a reconstrução de prédios públicos, como escolas e unidades de saúde.

Nenhum comentário: