quinta-feira, 10 de abril de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 11.04.14

Como diz o Chico Pinheiro, “Graças a Deus hoje é sexta feira”. Sendo assim, vamos participar das programações, que apesar da cheia do Rio Madeira não param de acontecer.

*********
Por falar em cheia do Rio Madeira, é necessário que os editores dos nossos jornais sejam mais responsáveis quanto a noticias relativas ao problema.

********
Estamos escrevendo isso, porque não concordamos com a manchete estampada na capa de um jornal aqui do nosso estado, afirmando que:

********
A Água do Rio Madeira está 100% contaminada.

*******
Esse tipo de título é tudo que não se deve publicar, da maneira como foi colocado.

*********
Podemos não entender nada sobre contaminação de água, mas, sabemos que a água do Rio Madeira não está contaminada nem um milésimo por cento.

********
Sabem por quê?
*******
Porque de acordo com dados técnicos, o Rio Madeira é um dos mais velozes do mundo, o que quer dizer, que sua água por mais sujeira que receba, não pode ficar contaminada. A sujeira assim que chega ao seu leito é levada pela correnteza.
*******
Tem mais, água corrente nunca é a mesma. Quer dizer, você não tem contato mais de uma vez com a mesma água, seja de rio de igarapé e até de torneira ou de chuva. Cada pingo é uma nova água.
*******
A manchete bem que poderia ser: Água parada em virtude da enchente do Rio Madeira está contaminada.
********
Aí com certeza, não estaríamos lamentando a manchete que saiu. Quando nos reportamos em água parada, queremos dizer sobre a água que está tomando conta de algumas ruas da cidade. Essa sim está realmente contaminada.
********
Contaminada porque as fossas foram inundadas e transbordaram, porque os ratos também tiveram suas tocas alagadas e estão fazendo suas necessidades fisiológicas nessas águas, contaminadas pela sujeira que todos nós despejamos no meio da rua e em todos os lugares.

********
Essa água que vem dos canais (igarapés), não tem como vazar via leito do Rio Madeira e voltam para o leito dos igarapés de onde vieram e também não encontram mais espaço e ficam “viciadas” ou contaminadas, porque eliminam o tal de Oxigênio Dissolvido necessário para manter os peixes vivos.
********
Aí os peixes que estão nessas águas que não são as do Rio Madeira, morrem por falte de Oxigênio apodrecem e contaminam a água.
********
Outro dia o mesmo jornal, colocou como manchete, que o Rio Madeira estava contaminado pelo Vibrião COLÉRICO. Mentira!
********
Nesses dias saiu em tudo quando é meio de comunicação, que um laboratório de São Paulo examinou a água do Madeira e comprovou que não existe o tal Vibrião Colérico em suas águas.
********
É necessário que nós da imprensa, tomemos mais cuidado quando formos editar e publicar uma matéria.
*********
Voltamos a lembrar, o Rio Madeira é um dos rios mais velozes do mundo por isso, não tem água parada.
********
Contaminada estão as águas que alagaram a Baixa da União, Triângulo, Nacional, Balsa e as ruas do bairro Areal e do Centro. Essas águas são dos canais Igarapé Grande, Santa Bábara e outros canais afluentes do Rio Madeira e por não conseguirem vencer a correnteza das águas do Madeira, ficam estagnadas provocando a catástrofe que estamos vendo.
********
Depois dessa, vou me preparar para curtir o espetáculo musical da Fina Flor do Samba com o show do Walber Gomes.

********

Lembrando que a Fina Flor começas as 20h00 no Calçadão Manelão do Mercado Cultural em Porto Velho!

Nenhum comentário: