segunda-feira, 7 de abril de 2014

Jornalistas e a faculdade Diário da Amazônia

Por Silvio M. Santos


 Os jornalistas de Rondônia e em especial os que militam na imprensa de Porto Velho, bem que poderiam comemorar o Dia do Jornalista numa festa promovida pelo sindicato da categoria, infelizmente, nada aconteceu, nem mesmo uma “notinha’ da direção atual do SINJOR parabenizando a categoria. Deixando as lamentações de lado, vamos ao que realmente queremos escrever: O objetivo deste artigo é falar sobre a formação dos jornalistas de Porto Velho.
Sem sombra de dúvida, a melhor faculdade de jornalismo de Porto Velho há alguns anos, é a redação do jornal Diário da Amazônia. Se não vejamos. Os melhores jornalistas que militam na imprensa tupiniquim na atualidade, passaram pela redação do Diário, e tiveram como mestre seu Emir Sfair que contou como pro reitor, seu maior pupilo Waldir Costa que alguns insistem em chamar de “Barba” e o professor o Carlos Sperança – Carlão, esse trio foi o responsável pela montagem da equipe de jornalistas que passou a fazer parte do então recém criado jornal Diário da Amazônia isso, lá pelos idos de 1993.
Como Porto Velho era carente de profissionais jornalistas, até porque até então, não existia nenhuma escola de jornalismo em todo o estado de Rondônia, os três tiveram que se virar para formar a equipe do mais novo e mais  moderno jornal da região Norte e um dos primeiros do Brasil a ser todo informatizado. O problema era a mão de obra especializada, assim, o trio citado foi fazendo teste com os que se apresentavam com vontade de escrever para o jornal. Assim vimos nascer os jornalistas Gerson Costa, Elianio Nascimento, Ricardo Calado, Marcelo Freire  que logo passaram a fazer parte da elite jornalística de Rondônia e alguns até com destaque nacional como é caso do Ricardo Calado. Esses foram da primeira turma, juntamente com a pós graduação do Zekatraca, é isso mesmo amigos, antes do Diário da Amazônia a coluna do Zekatraca só era editada entre os meses de outubro e março, quer dizer, era voltada apenas para os eventos de carnaval, no Diário da Amazônia passou a abordar tudo que se relaciona com a cultura, seja carnaval, folclore, artes plásticas, artes cênicas, artes visuais e tudo que se relaciona a cultura.  
Depois outras turmas foram formadas, aí temos a Marcela Ximenes que chegou a ser a editora geral, Keila Xavier que vem fazendo o maior sucesso na Globo, Malu, Josi, Vanessa, Larissa Tezzari,  Gabriela Cabral que saíram da redação do Diário da Amazônia para a fama.
Não podemos esquecer a mestra Ana Aranda e o vovô Idelfonso Valentim. Hoje temos o Geovani Berno, Analton Alves, Paulinho dos Santos, Veronilda  Verô, Vanessa Queiroz, Luciana Gonçalves, sem esquecer do Robson e do Guarim. João Zoghbi o chargista formado em jornalismo pelo Diário da Amazônia e a Hosana a foquinha mais atuante.
Parabéns aos fotógrafos J. Gomes, Roni Carvalho, Marquinho Freire, Gilmar, Marcos Grutzmacher e Elienio Nascimento para os formatadores (diagramador) Alex, Alexandre Smith, Allan Dantas, Lenner, Keoly e Artur.
Temos orgulho de pertencer a essa faculdade de jornalismo que é o Diário da Amazônia! Parabéns pelo nosso dia!                                                       

Nenhum comentário: