quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quinta Feira Santa - Crisma e Lava Pés

A programação litúrgica desta Quinta Feira Santa 17, começa as 8h00, com a celebração na Catedral do Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho, da Missa do Crisma, quando todos os padres renovam os votos sacerdotais diante do Arcebispo Esmeraldo Barreto de Farias. O outro momento da liturgia acontece com a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo. “Ó Deus, Pai de toda consolação, que pelo Vosso Filho quisestes curar os males dos enfermos, atendei à oração de nossa : enviai do céu o Vosso Espírito Santo Parácliro sobre este óleo generoso, que por Vossa bondade a Oliveira nos fornece para alívio do corpo, a fim de que pela Vossa santa + bênção, seja para todos que com ele forem ungidos, proteção do corpo, da alma e do espírito, libertando-os de toda dor, toda fraqueza e enfermidade. Dignai-vos abençoar para nós, ó Pai, o Vosso óleo santo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo” (oração do óleos).

Missa do Lava Pés

O ato litúrgico mais concorrido em toda Quinta Feira Santa  é a cerimônia do Lava Pés, que vai acontecer durante a missa celebrada pelo Arcebispo Dom Esmeraldo a partir das 19h00. Esse ato, lembra a Última Ceia da qual Jesus participou com os apóstolos e logo depois lavou os pés de cada. “Eis como irão reconhecer-vos como discípulos meus: se vos amais uns aos outros – disse Jesus para os seus. Dou-vos novo mandamento. Deixo, ao partir, nova lei: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei!”.


O gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos durante a Última Ceia narrado por São João, define toda a vida de Jesus: doação de toda a sua existência para a libertação do homem do pecado e do mal. Lavar os pés de alguém era, na antiguidade, uma tarefa própria de escravos. Jesus faz-se escravo e lava os pés dos seus discípulos. A cena do Lava Pés, ao lado da cruz, expressa o cume da doação de si mesmo que Jesus faz à humanidade na Eucaristia. Ao substituir a narração da Eucaristia pelo lava-pés, São João mostra-nos que a Eucaristia ao nos unir a Cristo, deve levar-nos também a solidariedade com os nossos irmãos. Comungar o Cristo é comungar com o irmão. A cena do lava-pés, que vamos rememorar na missa de hoje a noite, não pode reduzir-se a uma representação sentimental do gesto de Jesus, mas, deve expressar o nosso propósito de traduzir esse gesto de Jesus em atos de amor e de serviço aos nossos irmãos na nossa vida cotidiana.

Nenhum comentário: