quinta-feira, 8 de maio de 2014

Morre, aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues

Em sua última entrevista à CARAS, em janeiro, Jair Rodrigues plantou bananeira e comemorou boa fase pessoal e profissional: "Se eu não for o homem mais feliz do planeta, sou um deles”

O cantor Jair Rodrigues foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, na sauna de sua casa, em Cotia (Grande São Paulo). De acordo com a assessoria de imprensa do artistas, Rodrigues foi sozinho para a sauna na noite de quarta (7) e não saiu mais de lá. A família só se o encontrou por volta das 10h.
A causa da morte ainda é desconhecida. O corpo está no local, e a família aguarda a chegada da perícia.
Jair, filho da bossa e do samba
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939 em Igarapava, interior de São Paulo. Iniciou sua carreira musical nos anos 1950 e na década seguinte atingiu o sucesso em programas de calouros na televisão.
Ao lado de Elis Regina, Jair Rodrigues se tornou um dos grandes nomes do samba ao participar do notório "O Fino da Bossa", programa da TV Record que foi ao ar entre 1965 e 1967.
Com jeito brincalhão de malandro, e a voz potente, Jair ficou nacionalmente conhecido através dos duetos com a "pimentinha". O trabalho rendeu três discos, "Dois na Bossa volume I,II e III", gravados ao vivo. Na época, foi um dos primeiros registros a atingir mais de 1 milhão de cópias.
A interpretação de Jair ganhou dimensão que ressoa até hoje principalmente com a canção "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros. A canção sertaneja foi sensação no Festival da Música em 1966, principalmente pelo fato de Jair ter ficado conhecido como um artista do samba. "Disparada" acabou empatada com "A Banda", de Chico Buarque.
Carismático, Jair Rodrigues revisitou o disco "Dois na Bossa" no palco dedicado a Elis Regina na Virada Cultural de 2012, em São Paulo. Na ocasião, ele afirmou que Elis havia sido um "grande amor". Ele voltaria a relembrar da época ao assistir o espetáculo "Elis, a Musical", em cartaz. Jair assistiu o musical em março, aplaudiu de pé e acabou homenageado pelo público.
ENTREVISTA A REVISTA CARAS
Em sua última entrevista à CARAS, em janeiro desde ano, o cantor Jair Rodrigues, que morreu nesta quinta-feira, 8, disse estar totalmente pleno e realizado tanto na vida pessoal quanto profissional.
Graças a Deus, têm acontecido coisas maravilhosas na minha carreira e na minha vida particular. Eu sou o homem mais feliz do planeta. Se eu não for o homem mais feliz do planeta, sou um deles. Hoje, estou mais contente porque a Luciana acaba de dar à luz Tony. O bicho é macho”, exultou ele ao falar sobre seu primeiro neto do sexo masculino, e que também é avô de Nina (4), da união de Luciana com o fotógrafo Ike Levy (37), e de Isabella (6) e Laura (2), herdeiras do seu primogênito, Jair de Oliveira (38), e da atriz Tania Khalill (36).
Conhecido por seu bom humor, Jair, que concedeu a entrevista na Ilha de CARAS, onde fez um pocket show, chegou a plantar bananeira durante a apresentação. “É impressionante ver o vigor dele no palco”, elogiou a apresentadora do Esporte Fantástico, da Record, Mylena Ciribelli (48), na ocasião.
Durante sua passagem pela Ilha, Jair ganhou um carro 0 km e disse acreditar no poder das palavras. Por essa razão, ele escreveu, além do seu nome, a frase ‘já ganhei’ no papel em que depositou na urna para concorrer ao carro.

Morte em casa, aos 75 anos
O cantor morreu na manhã desta quinta-feira, 8, aos 75 anos, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, onde ele morava. A informação foi confirmada pela produtora JRC Produções àCARAS Digital. A causa da morte ainda não foi confirmada.
O cantor nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939 e foi criado em Nova Europa, também interior paulista. Ele começou sua carreira nos anos 1950 e conquistou sucesso nos anos 1960, em programas de calouros. Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso no programa O Fino da Bossa, na TV Record.
Entre seus grandes sucessos estão os clássicos Disparada e Deixa isso pra lá.

Nenhum comentário: