terça-feira, 8 de abril de 2014

LENHA NA FOGUEIRA 09-04-14

              
Estamos chegando a sexta feira santa e até o momento, não ouvimos falar se o Grupo Teatral Êxodo vai participar encenando durante a Procissão, os quadros da peça “O Homem de Nazaré”, “Julgamento e Paixão de Cristo”.

********
É lamentável o que vem acontecendo entre os integrantes do Grupo Êxodo. A disputa pela sua direção ultrapassou o muro da Jerusalém da Amazônia e segundo dizem, está chegando às barras do Tribunal de Justiça.

********
É mais um evento tradicional de Porto Velho que pode passar o rol do “Já teve”. Dessa vez a culpa não pode ser imputada aos órgãos governamentais,

*******
A “briga”, é interna, é uma “briga” de egos. Cada grupo querendo puxar a maior brasa para debaixo da sua sardinha.

*******
Nessa confusão sem fim, como escreveu Noel Rosa que não tem nada a ver, esse encenação dos integrantes do Êxodo, quem perde é o estado de Rondônia.

*******
A peça O Homem de Nazaré, foi transmitida para o mundo via Canal Amazonsat, e RedeTV-RO. Já foi notícia inclusive no Jornal Nacional e agora pode deixar de ser apresentada, por um simples capricho de alguns de seus dirigentes.

*******
Antes a briga era de família, pois o grupo do “Cristo” tentou por várias vezes assumir a direção da Associação e não logrou êxito. Acontece que mesmo disputando a direção, quando chegava o momento da encenação da peça, todos voltavam a se unir e o espetáculo acontecia, com toda pompa.

*******
Desta vez, a “briga’ ficou mais acirrada, ao ponto de alguns integrantes, quase chegarem às vias de fato, o que gerou BO em delegacia e abertura de processo judicial uns contra os outros.

********
Sempre estamos criticando neste espaço a falta de apoio governamental aos movimentos culturais em Porto Velho. Porém desta vez, o negócio é mais embaixo, a briga não tem nada a ver com o governo.

*******
Porém, tem a ver com prestação de contas. Quando aquela autoridade brada pelos corredores do TCE, que a categoria que faz cultural é “Um bando de malandro”, a gente grita daqui PT da vida. Porém, quando assistimos pessoas que deveriam estar lutando para que esses pronunciamentos não voltassem a acontecer, discutindo por ficar a frente de uma entidade, quando seus membros não querem. Aí fica difícil.

*******
Ouvi dizer que outro Grupo de Teatro ao saber da “briga’ dentro do Grupo Êxodo, correu com o Arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho e conseguiu autorização para realizar a encenação da Paixão de Cristo durante procissão do Senhor Morto na sexta feira santa.
*******
Menos mau! Porém, caso isso aconteça realmente, adeus Grupo Êxodo.

*******
Tem um ditado que diz: “Não falte ao serviço, para que seu chefe não sinta que você não faz falta”.

********
No caso do Êxodo queira ou não, vai fazer falta sim. Quem é que tem uma estrutura como a Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia!

********
Aliás, no Brasil, existem apenas duas Jerusalém, a de Pernambuco e a de Rondônia. Lá em Pernambuco pode até existir desavença, entre os dirigentes do Grupo que produz a encenação da Vida de Cristo. Mas, ninguém fica sabendo é uma briga mais que profissional;
*******
Em Rondônia, os integrantes do grupo Êxodo fazem questão de divulgar as discussões e até postam nas redes sociais. Puro amadorismo!

********
Dessa vez não estão crucificando apenas o Cristo, estão crucificando uma tradição de mais de 30 anos de Porto Velho.

*******

“Em Porto Velho já teve a encenação da peça O Homem de Nazaré”! Será?

Nenhum comentário: