quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lenha na Fogueira - 10.04.14

Agora o que tá pegando lá pras banda da Superintendência Estadual de Cultura – Secel, segundo fontes mais que fidedignas, é como será aplicado o repasse de R$ 6.5 Milhões, que deve ser liberado muito em breve, pelo Ministério da Cultura.

*********
A discussão (no bom sentido) está das melhores entre duas facções de dentro da Secel.

********
Uma quer porque quer que o dinheiro seja destinado a Projetos selecionados via Editais. Aí será aquele protocolo que todos conhecemos que é a aprovação pela cúpula do governo estadual, depois tem a publicação no Diário Oficial e mais tarde, as propostas apresentadas serão analisadas e só então, a grana será repassada a entidade vencedora da Licitação.

********
Depois disso tudo, a entidade vencedora vai contratar os artistas, ou grupos, que irão desenvolver o Projeto. Edital é a melhor forma, mas, dá um trabalho danado.

********
Isso quer dizer que, se a Secel seguir o ritual exigido pelas normas que regem os Editais, as ações, ou seja, a realização dos eventos que vão contar com os recursos vindos do MinC, só acontecerão no segundo semestre deste ano.

********
Outra ala da Secel quer que o dinheiro seja investido na realização de Projetos que foram elaborados pelos técnicos da Secel como é o caso do “Batelão Cultural”, que foi bolado pela equipe do Dinho Reis na época que o Chicão Leilson era o secretário.

*********
O Batelão Cultural contempla praticamente todos os segmentos culturais, Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artesanato, Música (inclusive gravação de CD), Dança enfim é um Projeto ótimo. Só que para coloca-lo em prática é necessário se fazer Chamamento Público o que vai dar novamente nos Editais só que aí, o vencedor vai apenas executar os Projetos desenvolvidos pela equipe da Secel,

********
Outra forma pleiteada por uma das alas é simplesmente conveniar com entidades constituídas. Associações, Federações, Ocipe, Ongs etc., para a realização, por exemplo: Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

********
Realização do 14º Salão de Artes de Rondônia- SART. Festa do Divino Espírito Santa no Vale do Guaporé.

********
Festival Duelo na Fronteira em Guajará Mirim com as apresentações dos Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo.
*******
Por falar nisso, o colunista Robson Oliveira um dos mais respeitados da imprensa rondoniense, em sua última “Resenha Política” pergunta quem vai administrar o Teatro Estadual que está prestes a ser inaugurado.  Veja a publicação do Robson:

*********
Piada - O governo estadual promete inaugurar o teatro ainda este semestre. As instalações e a arquitetura são da melhor qualidade e podem propiciar à população bons espetáculos. O único problema está em quem vai ser indicado para administrar a casa, pois a área anda sendo ocupada por quem não tem intimidade com a cultura. Para a inauguração falam que estão programando um show sertanejo. Espero que seja apenas uma piada. 

**********

OSEP - A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSEP), uma das bem conceituadas do mundo, seria uma boa medida para a inauguração do teatro de Rondônia. Ou mesmo um belo concerto regido pelo maestro João Carlos Gandra Martins, maior intérprete de Bach. Uma inauguração de gala, apesar do gosto dos assessores palacianos apreciadores das músicas sertanejas de Luan Santana e Michel Teló. 



Já pensou a turma fazendo a maior algazarra na noite da inauguração com a música: “Ai se eu te pego” e o Luan respondendo com “Meteoro”!

Um comentário:

beto cezar disse...

Se for o lepo lepo eu vou la