quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 27.09.12



Hoje é dia de Seresta Cultural, Heitor Almeida coordena mais um encontro musical o Mercado Cultural a partir das 20h00 desta quinta feira.


************

Por falar em Mercado Cultural o Jan Bera da última terça feira 25, foi o “Bicho”. A Banda “Pingo D’água” do Rio de Janeiro envolveu os presentes com suas músicas religiosas, porem no mais pesado rock, regaae e hip hop, Foi muito bacana o shows da banda Carioca.


***********

Logo depois quem levou a plateia ao delírio, foi o amigo forrozeiro Caribé e sua “Cariberana”.


************

O Projeto “Só Bambas, realizado pela Escola de Samba Asfaltão, em parceria com o Grupo Só Bambas, nesta sexta-feira (28/09) homenageará mais dois grandes bambas da história do samba de Porto Velho.

************

Nada mais justo que, a três dias do aniversário de 98 anos do Município de Porto Velho, o projeto homenagear o cantor e compositor Ernesto Melo – o “Poeta da Cidade”, que representa e retrata tão bem a história do patrimônio cultural material e imaterial de nossa capital.

***********
Nesta mesma noite será homenageado também Sebastião Araújo da Silva, nosso saudoso e irreverente Babá (In memorian).

***********

Essa roda de Bamba vai ser muito boa. Vamos lá na tenda do Asfaltão nesta sexta feira!

**********
Atenção para este pedido:

**********
Caro Amigo Sílvio Zekatraca Santos, apesar de não nos encontrarmos há algum tempo gostaria de me utilizar da amizade que nos aproximou quando trabalhamos juntos na Coordenação do Projeto Pontos de Cultura da Secel.

***********
Se for possível, e não lhe trouxer transtorno, gostaria de pedir que ajudasse a divulgar o lançamento do CD do grupo Kali e os Kalhordas, “E a Primavera Chega”, que será dia 29 próximo, ás 20h30 horas no Teatro I do Sesc,

********

Pretenciosamente gostaria de convida-lo para prestigiar pessoalmente essa iniciativa de mais um grupo de jovens que se dedica a promoção da arte e cultura na nossa terra.


*********
Meu filho, Thiago Mazziero Naimaier, é integrante do grupo, e, assim como seu filho resolveu investir na sua carreira artística, e nós, como pais, sempre fazemos o que podemos para apoia-los, e é assim que justifico meu pedido.

*********
E claro que sei que você é um dos principais incentivadores da cultura Rondoniense, e atenderia meu pedido, de qualquer maneira independentemente de amizades, mas aproveito o motivo para contatá-lo novamente. Desde já agradeço seu apoio. Abraços do seu amigo - Joaquim Duarte (Kim)


************

Devo começar       explicando ao meu amigo Ismael Barreto que postou um comentário sobre nossa última coluna, dizendo que eu deveria deixar a política de lado e voltar a divulgar os eventos culturais.

*************

“Como se diz na máxima popular (para não haver discussão): futebol, "politica" e religião é melhor não se debater. Porque quem sempre sai perdendo é o cidadão, por isso gente de opinião formada, não se deve influenciar por pesquisas compradas e pelas oficiais, pois sempre são tendenciosas”, escreve   Ismael.


***********

Tem um detalhe, política é cultura de um povo sim amigo, cultura popular, pois é justamente durante as campanhas políticas que ouvimos os famosos causos pitorescos e as maiores mentiras!

**********

Por exemplo, o respeitadíssimo jornalista e escritor Lúcio Albuquerque distribui via e-mail o seguinte comentário:

*********

“A campanha do candidato Mário Português em vários locais da cidade,
especialmente na avenida Jorge Teixeira, de grande concentração de pessoas e veículos, com a mensagem "Mudei" em placas onde se veem imagens de pessoas aparentando profissões diversas, supostamente para tentar induzir os  passantes a aderir e votar no pretendente à prefeitura da capital...”

************
“...Um detalhe, no entanto, chama a atenção: os modelos usados para as fotos, o que faz imaginar que não sejam moradores de Porto Velho, o que seria bem mais coerente com a intenção das placas, haja vista seu público ser o eleitor porto-velhense..”

**********
“...No caso do taxista, por mais que alguém tente convencer o outro que se trata de um profissional do ramo que se dispôs a posar para a campanha, fica difícil o convencimento, haja vista o modelo estar de pé, na porta          entreaberta         do táxi;..”

*********** 
“...Só um pequeno detalhe mostra que a foto não é daqui da capital: O carro é de cor amarela, enquanto os taxistas de Porto Velho usam carros da cor branca.”

************

Por falar nisso, durate o debate que aconteceu no auditório da Uniron na última quarta feira dia 26º o “pau” comeu entre os candidatos Mauro Nacif e Mário Português.

**********
Acontece que Mauro Nacif entendeu que o Mário Português havia classificdo a maioria dos portovelhenses como “Favelados”. Aí o “bicho” pegou!

**********
Mario Sergio também não gostou da colocação do Português e ajudou Mauro na “pancadaria”.

**********
Mario também foi colocado na parede quanto a pesquisa do Ibope divulgada pela TV Rondônia que o coloca em segundo lugar com 17% da preferência dos eleitores de Porto Velho

***********
O questionamento foi em virtude de Mário ter entrado na justiça contestando a dita pesquisa, porque seu nome não aparecia na projeção do segundo turno e de repetente, ele (Mário) aparece em 2º lugar.

**********
Quer dizer, a pesquisa só é boa quando coloca o candidato em boa situação. Até o Léo Ladeia disse que ao consultar seu Guru Zé de Nana, foi informado que a tal pesquisa não é lá muito confiável.

**********

Pesquisa na íntegra é a seguinte:

********
Garçon tinha 27% e hoje 29%. Uma queda expressiva teve Mauro Nazif, que caiu de 22% para 16%. Mariana Carvalho pontuou 4% para cima e Fátima Cleide saiu de 10% para 12%.

**********
Analisando a pesquisa, Carlos Sperança analisa:

***********
Com o eleitorado muito fragmentado, tudo se encaminha para uma eleição em dois turnos. Até poucos dias Lindomar Garçon (PV) liderava com folga a corrida sucessória na capital e tinha uma vaga praticamente garantida para a próxima fase.

*************
Como tudo embolou, a eleição ficou mais acirrada, porque agora pelo menos cinco candidatos estão envolvidos diretamente na busca das duas vagas. O próprio Garçon, Mário Português, Mariana Carvalho, Mauro Nazif e Fátima Cleide.

**********

***********
Já o colunista Robson Oliveira publica:

**********
Chavões - É perceptível também o volume de campanha da candidata tucana Mariana Carvalho nas ruas de Porto Velho. Com o slogan do “novo” (de novo só a idade), a tucana concedeu uma entrevista no final de semana numa emissora local quando lhe foi dada a oportunidade de expor seu plano de governo. O que se viu foi uma exposição de chavões sem nada de concreto.

***********
Patricinha - Com estilo “patricinha”, a candidata fala pelos borbotões e repete insistentemente que sua candidatura significa algo “novo”, no que pese exercer um mandato de vereança que agregou muito pouco de novo para melhorar a qualidade da produção daquele parlamento municipal. (Na coluna do Robson Oliveira).

**********
 É assim a política em Porto Velho e em qualquer lugar desse Brasil brasileiro meu amigo Ismael Barreto.

**********
 O pior de tudo, é que até hoje, entre os candidatos, não se ouviu falar em POLITICA CULTURAL”. Nenhum apresentou uma plataforma de trabalho voltada para a  cultura.

**********
Por isso precisamos ficar de olho, analisar o melhor candidato para o segmento cultural.

***********
Devemos lembrar que a cultura é a base de tudo e um direito social. Povo sem cultura é povo se memória.

Nenhum comentário: