segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 04.0912


Lenha na Fogueira




Nem só de Flor do Maracujá vive a cultura popular de Porto Velho.

***********
Desde o dia 1º está acontecendo no Sesc Esplanada o Festival Palco Giratório

**************

De acordo com o coordenador de cultura do Sesc Rondônia, Fabiano Barros, o evento deve atingir mais de 50 mil pessoas. “O festival já é um evento tradicional e está entre os mais esperados em Porto Velho. O Sesc trabalha durante todo o ano para a realização do Palco e estamos ansiosos com esta edição de 2012 que está cheia de novidades”, afirma.

************

Por falar em Flor do Maracujá


************


Olá amigo Silvio Santos, um abraço fraterno. Estou curtindo O FLOR DO MARACUJÁ aqui no Recife via TV. Muito boa as apresentações, somente melhorar um pouco a iluminação. Saudades de Porto Velho. Leonildo Bezerra - Recife

**********
COMENTÁRIO - Zekatraca, pirotecnia e Flor do Maracujá
***********
Por Paulinho Rodrigues (*)

***********
Também concordo, o primeiro dia é um verdadeiro  "pandemônio"...  e como dizia o Odacílvio  "... é azar de "Zé Burana", nome da vaca de propriedade do professor de hebraico, aramaico, latim e língua portuguesa Pe. Salesiano Filinto Santigo do Nascimento, que nas efemérides mais marcantes, apitava o seu "rabo de Gato", entoando aboios nordestinos, ao tempo em que riscava no piso, um afiado terçado provocando faíscas... 

***********
Tudo isso, para lembrar da tal  "...maldição de Zé Burana - a vaca...".

***********
A propósito, face o aboio do Pe. Filinto, recordo que na noite de abertura da XXXIª Mostra do Arraial Flor do Maracujá, que deveria ser "Flor de Maracujá", respeitando Filinto, vi e ouvi o demológico apresentador Roque entoando aboios, fazendo lembrar que este ano, além da centenária EFMM,  Luiz Gonzaga também está sendo homenageado. 

**********
Nessa esteira, como "dono do Boi " (Amo), durante a apresentação do dia 08.Ago (sábado), estaremos  fazendo nossa homenagem ao "Lua" e ao Boi encarnado, entoando o tradicional aboio do ocaso... 

**********
Já fui violeiro/índio pantaneiro/katira bati com a mão... Pulei a fogueira... etc... etc...

**********
O chão vai tremer com os brincantes da Nação Corre Campo, a Batucada, Apresentador, Levantador de Toadas, Sinhazinha e demais Personagens. 

***********
Uma linda homenagem e síntese da tradicional brincadeira de boi, será encenada...  surpresas...  Por oportuno, agradeço as inúmeras manifestações de carinho, apreço e reconhecimento, recebidas em referência ao espetáculo pirotécnico por nós dirigido na noite de abertura do Maracujá 2012. 

**********
Alicerçado no que há de mais moderno em tecnologia no setor, os fogos foram acionados por sensoriamento remoto, pelas mãos do Secretário Emanuel Nery;   "...momento espetacular e solene..." comentou uma autoridade que estava no palco.  Uma queima de fogos de artifício feita com muita organização e profissionalismo, criatividade, segurança, dedicação e carinho, que começa com o esboço do projeto, fase de elaboração, transporte do material, isolamento da área, cálculos geodésicos, montagem e execução;  o resultado foi a linda festa, presenciada por todos que foram ao Arraial naquela noite.  

**********
Por conta do sucesso pirotécnico, registramos a liderança da Da. "G" Miranda, adminstração do Romes, Blaster Wanderson (Tiro Certo), Carlinhos, Rafael,  registro e documentação visual de P@m Mel, e eu, "Olheiro" e "cabo de fogo".   

***********
Voltando à vaca fria (que não é a Zé Burana)  valha-me Nossa Senhora de Fátima, sábado vamos "morder"  o chão do Flor do Maracujá, pintando-o de vermelho "..a cor do coração...", vai ser a noite da Nação Corre Campo disse Da. Branca.  Que Deus nos ilumine e até lá. 

**********
(*) O autor é advogado, produtor cultural e pírotecnista.

**********
Nota de pesar.

***********
Foi enterrado no último domingo no cemitério de Santo Antônio o corpo do jornalista Carlos Alberto Martints.

*********
O jornalista que se aposentou no final do ano passado como assessor de comunicação da prefeitura de Porto Velho. Cargo que exercia desde o primeiro mandato do Roberto Sobrinho, foi o responsável pela implantação em Rondônia. do Sistema Sat de Rádio instalado na década de oitenta na Rádio Caiari.

**********
Aos familiares do Carlos Alberto as condolências da família Diário da Amazônia.



Nenhum comentário: