terça-feira, 4 de setembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 05.09.12

A coluna de hoje é um repúdio ao ato de violência praticado por uma pessoa que não merece consideração nenhuma, apesar de ser graduado em medicina e “mestre” em artes marciais. Trata-se do médio Sergio Melo que ficou conhecido por seus atos violentos praticados contra colegas seus de profissão e subordinados quando era diretor do HP João Paulo II.


**********
Dessa vez a vítima foi o colega jornalista Rubens Coutinho. Não nos interessa se Coutinho foi ou não o provocador do episódio que culminou com sua internação no Hospital 9 de julho na madrugada do dia 1º de setembro.

*********

Aqui não estamos para questionar as desavenças anteriores entre os envolvidos. A questão é a falta de controle exercida por um profissional, que tem como obrigação por ser mestre em Artes Marciais dominar os impulsos violentos, sendo inclusive, proibido de utilizar seus conhecimentos técnicos como arma. Arma que pode ser considerada letal.


*********
A propósito do assunto, o decano do jornalismo amazônico Lucio Albuquerque está encabeçando o seguinte manifesto:


*********

Prezados: Creio que temos de nos manifestar, como grupo, sobre o ataque sofrido pelo jornalista Rubens Coutinho. Creio que temos de tomar posicionamento pelas razões a seguir enumeradas na proposta de um manifesto, conforme segue:


**********

Caso você decida participar, favor mandar de volta essa mensagem, com a autorização da inclusão de seu nome - e do número do registro Profissional.

**********
O texto a seguir é uma sugestão, daí estar aberto às mudanças que vocês, para melhorar, incluirão. Aguardo, -
Lúcio Albuquerque.

**********

MANIFESTO PÚBLICO

**********
Nós, jornalistas com atuação em Rondônia, face à brutal agressão sofrida pelo jornalista Rubens Coutinho, de parte do médico (sic) Sérgio Melo, vimos, publicamente:

***********
1.      Lamentar que tal fato tenha acontecido com  agressão covarde e violenta ao jornalista, por parte de um cidadão detentor de curso superior completo e cujo equilíbrio é conhecido pelo seu alto desequilíbrio;

*********
2.      Exigir do governador Confúcio Moura, um posicionamento claro e capaz de demonstrar à sociedade rondoniense que tais fatos não se repetirão e que outra oportunidade de pertencer ao quadro de servidores do Estado não se dará mais ao médico Sérgio Melo, haja vista a reincidência da mesma atitude.

*********
3.      Lembrar ao governador Confúcio Moura que a atitude de seu subordinado denigre inteiramente o quadro funcional do Estado, atentando contra a credibilidade e o respeito que o chefe do Poder Executivo deve ter por parte de todos os cidadãos.

**********
4.      Cobrar informações claras da secretaria de Segurança Pública, e o acesso dos jornalistas, com relação ao inquérito que deve ter sido aberto em razão do atentado à vida do jornalista Rubens Coutinho, por parte do médico Sérgio Melo.
**********
5.      Deixar claro que a responsabilidade maior para a correta apuração do fato e o envio do autor da tentativa de homicídio, o médico Sérgio Melo, à prisão é responsabilidade maior do governador Confúcio Moura, que não pode permitir que tal fato desapareça na Secretaria de Segurança Pública.

**********
6.      Lembrar ainda ao governador Confúcio Moura que ele não pode permitir que a Secretaria de Segurança, através da chefia da Polícia Civil, deixe de lado as medidas legais contra o autor da tentativa de homicídio, para evitar passar à população que esteja havendo omissão ou espírito de corpo.

*********
7.      Cobrar ao Conselho Regional de Medicina sua responsabilidade perante o fato, em razão de um filiado àquele Conselho outra vez atentar contra a vida de alguém, como já fizera antes com outro médico, e continue portando o CRM.

*********
8.      Destacar às autoridades e à sociedade rondoniense, que atentados como o perpetrado pelo médico Sérgio Melo, se deixado sem uma punição severa ao autor, vai representar uma forma clara de censura à liberdade de imprensa e, mais ainda, implantar dentre os profissionais do jornalismo o temor de que outros mastodontes, cujo comportamento não se coadunem com erros cometidos por profissionais de áreas diversas, se sintam encorajados a praticar outros atentados aos que noticiem fatos que não lhes agradem.

**********
9.      Finalmente, responsabilizar o governador Confúcio Moura caso outro profissional da Imprensa seja agredido pelo médico Sérgio Melo haja vista o fato de a agressão contra o jornalista Rubens Coutinho, sabendo seu autor da impunidade, entenderá que o caminho esteja aberto para outros atos violentos.

**********
Depois dessa, é perigoso dizer que hoje a noite, estarei apreciando do camarote da Secel os grupos que estarão se apresentando no Arraial Flor do Maracujá!            

Nenhum comentário: