sexta-feira, 21 de setembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 22.09.12



Em tempo de férias do jornal impresso, não poderia privar os leitores e leitoras dessas mal traçadas linha por muito tempo. Assim sendo, resolvi escrever a coluna, apenas para o pessoal que nos acompanha através do blog do Zekatraca. http://silviozekatraca.blogspot.com.br.


*********

Tem apenas um porém, como sou tarado em política partidária, vou pautar as colunas nesse período de férias do Diário da Amazônia, na campanha dos candidatos a prefeito de Porto Velho.


*********
Especificamente nesta coluna, o foco vai para as análises publicadas pelos colegas analistas políticos de vários sites de notícia. Assim sendo, conclamo os leitores para, a partir deste momento, acompanharem o que os colegas analistas políticos de profissão ou por opção, estão nos passando através de suas colunas:


*********

Por exemplo, o mago do colunismo político de Rondônia, Carlos Sperança ta nos deixando numa dúvida de arrepiar os cabelos do “cotovelo”


********
Escreve Sperança no www.gentedeopiniao.com.br: “Já é tradição na capital as surpresas de última hora. Desta vez são tantas que esta até difícil para acompanhar. Numa gangorra, tem ocorrido troca de posições no pódio e a coisa embolou de vez, com Mário Português (PPS) e Mariana Carvalho (PSDB) em curva ascendente nesta reta de chegada. Garçon (PV) que se cuide”.


*********
Nem cita o candidato do partido do patrão Acir Mauro Nacif e muito menos a candidata do prefeito Fátima Cleide. Dando a entender que esses candidatos estão fora do páreo ou do segundo turno.


********

Carlão inclusive nos recomenda a apostar “na zebra da temporada em PVH: Português ou Mariana?”


********

Enquanto isso o Paulo Andreoli do www.rondôniaovivo.com.br diz que o responsável pelas finanças da campanha da candidata Mariana Carvalho ligou, para dizer que o Departamento Jurídico da campanha vai processá-lo:

*********


Assim está na coluna do Paulo Andreoli do dia 19 deste mês: “O empresário alerta este jornalista – O departamento jurídico da campanha vai entupir você de processos, acho melhor parar de criticar e citar Mariana na sua coluna. No ninho tucano, ninguém estaria gostando. - Mariana também não está disposta a conversar contigo, nada de entrevista. AMARELO - Confesso que amarelei”.

********



Prossegue Paulo  - “Meus Deus, um saco de processos de um equipe jurídica extremamente competente, pode me ferrar o orçamento doméstico. E um aviso de Isaac Portela tem que ser considerado”

*********.

No mesmo site e no mesmo dia, o colega Allan Alex um dos mais respeitados colunistas políticos da atualidade alerta os eleitores:

*********

“É preciso prestar atenção às pesquisas que estão sendo divulgadas nos últimos dias, levando em consideração um fator importante, não aconteceu nada que justifique qualquer tipo de “grande virada” nos números. Evidente que é perceptível o aumento no volume de campanha desse ou daquele candidato, mas é só”.

**********

Já o colunista Robson Oliveira peemedebista juramentado, em sua Resenha Política do dia 18, não alivia em nada a militância e a candidata do PT, ao escrever:


*********
Fôlego - Os petistas vão para o tudo ou nada nesses dias que antecedem as eleições colocando a militância do partido nas ruas. Deu certo em outras oportunidades, ocorre que hoje o PT é vidraça e as relações entre as tendências internas minaram a força e o ímpeto da militância. Além da desolação daqueles que ficaram fora das tetas da viúva”.

*********

Zé Carlos Sá em seu blog Banzeiro, quase afunda na conversa de um taxista que o deixou sem saber em qual candidato apostar.

*********
O Zé de Nana não se manifestou até agora, parece que o Léo enfiou Pimenta Murupi goela abaixo deixando o “infeliz’ sem poder dar opinião.

*********

Sergio Pires na precaução que lhes é peculiar, chama atenção também para as pesquisas internas dos partidos:



**********


“ILUSÃO NOS NÚMEROS - A 16 dias da eleição, pesquisas internas continuam pululando dentro dos partidos. As mais sérias têm repetido mais ou menos a realizado pelo Ibope há algumas semanas. Mas a maioria dá vantagem para aquele candidato que a encomendou. É uma história que se repete há anos, em todas as campanhas. Candidatos se iludem, imaginando que estão bem à frente, quando a realidade é completamente diferente. Em Porto Velho, dos nove concorrentes, cinco têm condições de chegar ao segundo turno. Os outros já estão fora”.

*********

Mais em cima do muro impossível!


********

E assim nossos analistas políticos deixam os eleitores cada vez mais na dúvida.


*********

Nenhuma aponta qual o caminho que o eleitor de Porto Velho está tomando, aliás qual o partido.


*********
Na realidade o pleito para prefeito da capital rondoniense está realmente muito indeciso, o eleitorado está super dividido.

*********

Na nossa humilde opinião, daqui pra frente o que vai valer é a militância, nem mesmo dinheiro da jeito ou resolve a questão nessa reta final.

*********

A militância que tiver mais fôlego vai levar seu candidato ao segundo turno.

*********

Aliás, a militância que agüentar o sol escaldante e o calor de mais de 40º, tem mais possibilidade de fazer seu candidato chegar ao segundo turno.

*********
Pelo que vi e li nas colunas dos colegas analistas. O candidato Garçon é o único “garantido’ no segundo turno. Escrevem ou dão a entender os analistas em suas colunas, que no segundo turno será o Garçon mais um.

*********

Esse um é que está deixando muita gente sem dormir. Pelo menos numa pesquisa que alguns dizem, não devemos levar muito a sério, três candidatos estão empatados em segundo lugar: Mariana Carvalho, Mario Português e Fátima Cleide (pela ordem).

********

Desses três qual tem maior poder de mobilização, maior militância espontânea?

********

Quem acompanha a coluna do Zekatraca deve se lembrar da entrevista com a Sacerdotisa Marlene publicada no mês de julho na qual ela afirma que o prefeito de Porto Velho será uma surpresa, que não seria nenhum daqueles que a época, estavam liderando as pesquisas. Parece que a previsão da Sacerdotisa Marlene vai prevalecer.


*********
Acho que um dos grandes fatores que vai influenciar a decisão dos indecisos, serão os debates que acontecerão em três canais de televisão.

*********

No caso da eleição para prefeito em Porto Velho tenho a impressão que a máxima: “Quem pode mais, chora menos” não fará efeito.

*********

Vem aí a festa de aniversário de Porto Velho: a programação que está sendo elaborada pelos técnicos da Fundação Iaripuna (Leia-se Greg), de inicio conta com os seguintes shows:

*********
Dia 29 abertura da semana do aniversario de Porto Velho Show com Nonato dói Cavaquinho e Cícera a Pérola Negra na praça da Madeira Mamoré.

*********

Dia 30 domingo show com Paulinho Rodrigues e o Grupo Wak’umã na Madeira Mamoré

*******
Dia 02 de outubro dia do aniversário do município de Porto Velho: show com o Duo Pirarublue no Mercado Cultural.

********

Dia 03 Nonato do Cavaquinho toca Chorinho com Júnior e Bubu Johnson no Mercado Cultural.

********

Dia 04 será o grande show do Nonato do Cavaquinho e Cícera no Mercado Cultural dentro da Seresta Cultural.


*********

A Fundação Iaripuna ainda está fechando o restante da programação cultural para divulgar oficialmente.


********

No dia 2 de outubro Porto Velho vai completar 98 anos de emancipação!

Nenhum comentário: