sexta-feira, 14 de setembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 14.09.12



Foi muito bacana a apresentação da orquestra sinfônica da Escola Daniel Neri durante a solenidade em comemoração aos 19 anos do nosso Diário da Amazônia.

**********
O professor maestro Eliézer Moura em pouco tempo, realizou (um ano e nove meses), um trabalho dos mais elogiáveis junto à juventude da zona Leste, em especial aos alunos da Escola Daniel Neri.

*********
Tem um detalhe, apesar da Escola de Música funcionar nas dependências da Escola Daniel Neri, o apoio dos órgãos oficiais é quase “zero”.

*********
Agora, se você quer ter em seu evento, uma apresentação muito boa, entra em contato com o maestro Eliézer e convida a Orquestra Sinfônica Daniel Neri para se apresentar. Os jovens músicos são ótimos.

********
Durante nossa festa de aniversário conheci o Seu Antônio Bezerra da Silva de 87 anos de idade. Ele é o leitor mais assíduo do Diário da Amazônia e também o assinante.

*********
Seu Antônio hoje conta com apenas três por cento da audição e mesmo assim gosta de conversar e contar histórias sobre os jornais de Rondônia.

*********
Descobri que Seu Antônio é um dois leitores que mais leram a coluna do Zekatraca, pois segundo suas próprias palavras. “Acompanho o que você escreve meu filho, desde o tempo do jornal A Tribuna”. Esse realmente conhece a trajetória do Zekatraca.
*********
Sabe a melhora maneira de se ler o Zekatraca, ensina Seu Antônio. “Quando lhe der vontade de ir ao banheiro, pega o caderno Cidades, senta no vaso, abre na Página Zekatraca e esquece a vida lá fora. Não tem coisa melhor!” garante o jovem ancião.

********
A artista plástica arquiteta e atriz Lu Silva que estava ao nosso lado, concordou com o Seu Antônio. “É isso mesmo!”

********
E assim, entre música sucos e muito salgadinho passamos a manhã de ontem. Mais uma vez Parabéns Diário da Amazônia.

*********
Ontem também foi o aniversário da TV Rondônia, do Sesc e também é uma data para se lembrar do Território Federal do Guaporé que foi criado justamente no dia 13 de setembro de 1943.

********
Quer dizer o 13 de setembro é uma data muito importante para Rondônia.

*********
Na próxima semana começa a programação alusiva ao aniversário de criação do município de Porto Velho.

*********
O presidente da Fundação Cultural Iaripuna Altair dos Santos Lopes o Tatá, está acabando de fechar a programação juntamente com o diretor de cultura Greg.

*********
Uma das atrações será o show do cavaquinista Nonato do Cavaquinho e da cantora Cícera a Perola Negra que vêm de Manaus para tocar na festa dos 98 anos do município de Porto Velho.

*********

Vem aí Nonato do Cavaquinho e a Pérola Negra. O show será no Mercado Cultural. Aliás, na Seresta Cultural.

*********
Marta Suplicy assume Ministério da Cultura.

**********
Em seu discurso de posse, a nova ministra elogiou o legado deixado pela antecessora, cuja gestão foi marcada por uma série de ruídos entre ministério e a classe artística, e aproveitou para fazer seu primeiro pedido aos deputados, para que aprovem o Vale Cultura.

**********
“Muito me honra o convite para ocupar o cargo de ministra. É a possibilidade de participar mais de perto de um governo que tenho orgulho. Existe também a realização de trabalhar numa área que aprecio, mas mais que tudo de trabalhar sob o comando de uma mulher ARRETADA, que admiro e com quem dialogo muito bem”, disse a ministra em referência à presidente Dilma.

********* 
A ex-senadora aproveitou agradeceu aos colegas pela aprovação da PEC da Cultura, na véspera da sua posse, e pediu aos “colegas” da Câmara que tenham o mesmo empenho para aprovar o Vale Cultura, que visa beneficiar trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos.

***********
Em seu discurso de despedida, a ex-ministra Ana de Hollanda disse que “ela [Marta] tem capacidade e todas as condições para exercer esse cargo” e também elogiou o orçamento destinado à pasta para 2013, orçado em R$ 3 bilhões, que segundo ela, é o maior da história. 

**********

Vista como um “retrocesso” por parte das entidades culturais, a gestão de Ana de Hollanda à frente do Ministério da Cultura é duramente criticada por ter “abandonado” programas que tinham avançado em gestões anteriores, como o Cultura Viva, considerado um dos carros-chefe da pasta.

**********
Exportado para outros países, o programa abriga os Pontos de Cultura, que são projetos independentes espalhados pelo país e financiados diretamente pelo ministério. Eles foram criados durante o governo Lula com o objetivo de estimular a produção cultural.


Nenhum comentário: