segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Lenha Fogueira 25.02.17

Quantos foram, quantos não foram, não interessa, o importante foi que a Banda do Vai Quem Quer mais uma vez, provou que o carnaval de rua de Porto Velho é ela. Apesar da chuva que caiu sobre a cidade justamente no horário marcado para a concentração.
*******
Eram três e meia da tarde e a Siça me chamou para informar que a saída, atrasaria. Ela estava preocupadíssima: “Sílvio não tem quase ninguém na avenida”. Realmente o público até aquele momento ainda era muito pequeno. Preocupado com o possível atraso por mais de meia hora, me desloquei até a praça das Caixas D'água e para minha surpresa, da esquina da rua José de Alencar local onde estava o trio mãe (onde vai a Banda da Banda) para a Farquar, estava lotado de gente. Imediatamente liguei para a presidente e informei: “Siça, tem mais de 20 mil foliões na praça das Caixas D'água”
*******
Outro fato que gerou o “atraso” foi a PETRAN que solicitou meia hora após a chuva, para retirar os carros que estavam estacionados nas ruas do circuito da Banda. Assim que o comando da PTERAN deu o OK Siça se deslocou até o local do início do cortejo e mais uma vez pronunciou a frase criado por seu pai Manelão: “Para tristeza de poucos e alegria de muitos, a Banda está na ruaaaaaaaa”
*******
Seria o melhor e mais tranquilo desfile da Banda do Vai Quem Quer, não fora uma pisada feia de bola, por parte da diretoria (sou um dos fundadores do bloco). Acontece que quando solicitamos a licença para desfilar, temos que postar no documento o horário de início e término da apresentação.
*******
E confiantes de que tudo ocorreria na maior tranquilidade, informamos que o desfile da Banda aconteceria entre as 16 e as 20 horas do dia 25 de fevereiro de 2017.
********

Como já dissemos, a chuva e a solicitação da Petran atrasou a saída em meia hora. Mesmo assim, um oficial da Policial Militar cujo nome me falha nesse momento, ainda na sede da Banda foi consultado pela presidente, da possibilidade da PM, liberar mais meia hora de desfile, ou seja, concordar que o término do cortejo fosse as 20h30 (Oito e Meia da Noite), o oficial na sede da Banda concordou. Só que não avisou ao Comandante do Contingente que estava operando durante o desfile do bloco resultado:
********
Sabendo que a autorização para o desfile da Banda terminaria as 20 horas e como não foi avisado da autorização de mais meia hora, em virtude da chuva. O oficial de plantão, não concordou com os argumentos da presidente Siça e da assessora de comunicação Yalle para que permitisse mais alguns minutos de desfile, pois o Trio Elétrico com a Banda da Banda já estava nas proximidades da rua Campos Sales, Faltando menos de 500 metros para o término do desfile.
*******
O oficial não foi em nenhum momento compreensivo, deixou tudo quanto foi coerência de lado. Por apenas 15 minutos a Banda não chegou ao local previsto para o encerramento do desfile. E mais, o cidadão oficial da PM cujo nome prefeito não citar: Justificou sua incoerência da seguinte maneira.
*******
Estou ha mais de quatro horas carregando esse equipamento que pesa mais de DEZ QUILOS (10 KG) isso cansa, vocês vão ter que parar a Banda agora”! Não concordei com os argumentos do oficial, e lhes disse o quanto lamentávamos sua falta de compreensão. Tivemos que bruscamente avisar o público que “Por falta de compromisso com as nossas tradições culturais, por parte do governo estadual, teremos que encerrar o desfile da Banda do Vai Quem Quer nesse momento”.
********
Infelizmente ainda temos que aturar esse tipo de incoerência. Também, quem manda não saber redigir um Requerimento solicitando o horário do início e término do desfile.
*******

Bem feito! Quem mandou querer ser o responsável pela diversão de mais de 150 mil foliões!

Nenhum comentário: