sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Calçadão, Camiseta e Peripécias, tudo em homenagem ao Menelão


A inauguração do Calçadão se tornou possível através do projeto idealizado pelo vereador Léo Moraes com a parceria da Dismonza Tintas. já o lançamento da camisa oficial da Banda do Vai Quem Quer este ano vem com a temática da Lava Jato.
Pessoas que gostam de prestigiar a cultura regional, compareceram na manhã desta quinta-feira (02), ao Mercado Cultural para acompanhar a inauguração da calçada toda colorida, ornada com o rosto do Manuel da Costa Mendonça- o eterno Manelão-, forma de se homenagear o general da tradicional Banda do Vai Quem Quer, acompahnar o lançamento da camisa oficial da Banda de 2017 -que completa 37 anos-, e ainda puderam adquirir o livro lançado também hoje, do jornalista e colunista Silvio Santos (mais conhecido como Zekatraca), que traz à tona, as “estórias” que Manelão contava.
No evento estiveram presentes autoridades do Estado, como o Prefeito de PortoVelho, Hildon Chaves (PSDB), os Veredores Léo Moraes (PTB), Alex Palitot (PTB), o Presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ocampo Fernandes, o Secretário de Saúde Alexandre Porto e o Superintendente de Esporte, Cultura e lazer (Sejucel) do Estado, Rodnei Paes. Além de é claro, toda a diretoria da Banda do Vai Quem Quer, representada pela Presidente Sicília Andrade.
O acontecimento cultural promovido no Mercado Cultural visa resgatar a história do Estado, de maneira que se possa conciliar a cultura com os acontecimentos importantes, como é o caso da política, assunto sempre de destaque na atualidade por conta da gama de corrupção que se evidencia no país. Exemplo disso, é o tema da Banda do Vai Quem Quer deste ano que vai desfilar no carnaval no sábado (25), com a temática evidenciando a Operação Lava Jato: “Contra as maracutaias e impunidade – A Banda promove alegria de verdade”.

A alegria e emoção marcou a inauguração do “Calçadão Manelão” e segundo Siça Andrade (filha de Manelão), a emoção é intensa, pois foi exatamente no local que o corpo de seu pai foi velado em 2011 e ainda de acordo com ela, o local foi escolhido tendo em vista ser o lugar onde ocorre toda a programação cultural da cidade e sendo o seu pai, um personagem tradicional da cultura em Porto Velho, não poderia ser homenageado de outra forma. Siça também contou as novidades que a Banda trará na avenida neste ano: “Estaremos desfilando com 10 bonecos gigantes no meio da multidão. Os bonecos vão vir com os personagens de Manelão, Zékatraca, um dos compositores; o “Bahia” e outros personagens amigos”, disse Siça. Ela lembrou que durante os 37 anos de desfile, a Banda sempre trouxe temas relacionados à política, com exceção apenas no ano de falecimento de Manelão- 2011, que homenageou seu fundador com uma temática própria. “Este ano, a banda faz uma referência ao cenário político do nosso país, de forma irreverente à Operação Lava Jato. As camisas podem ser adquiridas na sede da Banda do Vai Quem Quer, nas Lojas Capri e Lojas Real, pelo preço de R$ 40,00”, esclareceu a presidente. Siça Andrade finalizou afirmando que é muito importante que as pessoas comprem a camisa, pois são essas pessoas que levam a Banda pra rua, já que a organização não conta com nenhum tipo de verba pública e assegurou pra população que o desfile vai ter a atuação de cerca de 500 homens entre policiais e bombeiros para promover a segurança dos foliões. “Este ano teremos uma novidade; quem quiser ganhar um copo personalizado da Banda, é só se deslocar na sede da organização e levar 1 quilo de alimento não perecível. Esses alimentos serão doados às famílias carentes do Estado”, concluiu.
O Vereador Léo Moraes disse que projeto da inauguração do Calçadão surgiu através do Grupo: Saudocismo Porto Velho, que são pessoas atuantes na cultura, intelectuais , amantes da boemia , da literatura e do carnaval, de modo que se fizesse essa homenagem em frente ao Mercado Cultural e colocasse o nome de: Travessa Manelão. Segundo o vereador, o impacto de trânsito não teria prejuízo na região central. Léo destacou a importância da homenagem: “De alguma maneira, nós faríamos ressurgir a questão da manifestação cultural e também as festas tradicionais que temos, a exemplo da Banda do Vai Quem Quer. É uma forma de se homenagear toda e qulaquer manifestação artística que existe em Porto Velho, afinal, nós temos raízes e identidades e precisamos preservá-la. E nada mais justo que colocar aqui o nome do Manelão, já que era aqui que ele se reunia com seus súditos para fazer eventos culturais e também o aquecimento do carnaval e da grande Banda do Vai Quem Quer”, fianlizou.
O evento iniciou oficialmente com o Cerimonial de Abertura, onde o prefeito Hildon Chaves disse estar feliz com as parcerias envolvidas para que o Calçadão Manelão pudesse ser inaugurado e ressaltou a importância de se resgatar a história e cultura de Rondônia: “É muito significativo buscar o apoio das iniciativas público-privadas, junto com a união da parceria governo -prefeitura, com o apoio da sociedade, pois não fazemos nada sozinhos. Para que mais eventos como esses possam acontecer, é necessária a união de todos”, destacou o prefeito.
Hildon Chaves ainda falou sobre a Concessão do Prédio do Relógio para se tornar sede da prefeitura: “O prédio do relógio foi o primeiro de Porto Velho e do Estado, foi ali que a cidade realmente começou. Nada mais justo de que a nossa sede seja ali”, disse.

As Peripécias do General


Umas das atrações do dia foi o lançamento do Livro escrito por Silvio Santos: “As Peripécias do General”. Zekatraca, como é mais popularmente conhecido, é jornalista, compositor, vice-presidente da Banda Do Vai Quem Quer, colunista do Jornal Diário da Amazônia e trabalha na Secretaria de Turismo de Rondônia.
O livro trata das histórias que Manelão contava e segundo Zekatraca, são verdadeiras quase em sua totalidade e muitas delas, foram vivenciadas pelo jornalista. “Todo mundo duvida se é verdade que o Manelão levou um “defunto” para a Taba do Cacique, mas é verdade. Ele roubou o cadáver do necrotério São José e levou para a Taba do Cacique, com o defunto sentado na cadeira durante a madrugada toda. Essa é apenas uma das histórias que vivenciamos juntos”, contou Silvio.
Outra história contada no livro é de como a sua filha nasceu: “A Siça é filha mesmo da Banda, ela foi feita no carnaval e nasceu nove meses depois. Hoje é nossa presidente”, disse Zekatraca.
O livro tem oitenta páginas, mais de cem “estórias” e pode se adquirido a partir de R$ 30,00 na sede da Banda Do Vai Quem Quer, na Rua Joaquim Nabuco com Carlos Gomes. Dia 9 de fevereiro, será realizado uma tarde de autógrafos na Livraria Exclusiva.

Zekatraca diz que toda a atração cultural de hoje não teve uma programação concreta, foi uma coincidência: “Antônio Ocampo assumiu a Secretaria da Funcultural, chamou eu e a Siça para uma reunião e disse que ia inaugurar o Calçadão, já no seu terceiro dia de mandato e pediu para a Siça que Lançamento das Camisetas fosse junto com a inauguração. Então, ela perguntou se meu livro já estava pronto, e assim, podemos fazer esse programa cultural juntos, cerca de 20 dias. Quando se tem vontade política, as coisas são feitas. Quando o governo quer fazer, faz. O que falta no governo é um maior investimento nos seguimentos culturais. Não quer dizer com isso, que ele vá “bancar” um evento sozinho, mas ao buscar parcerias como aconteceu hoje, resgatamos a memória cultural do nosso estado”, ressaltou.

Nenhum comentário: