quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Lenha 24.02.17


Quando o Abelardo Castro era secretário da Secet realizou o 1° Seminário Estadual de Cultura do Estado de Rondônia. O encontro aconteceu no município de Rolim de Moura. A época, eu fazia parte de um grupo de Chorinho que tinha o João no Bandolim e o Haroldo Dori no violão de Sete é claro que eu fazia a percussão.
********
Fomos contratados para animar os intervalos das palestras. Acontece que os representantes dos demais municípios achavam que a gente estava representando Porto Velho e não merecíamos tanta mordomia pois, eles estavam alojados na quadra de esportes de um colégio e nós estávamos no melhor hotel da cidade.
********
Foi formada uma comissão que solicitou explicações do secretário Abelardo sob o porque de os representantes de Porto Velho, estarem num hotel e os demais num alojamento dormindo em colchonetes etc.
********
Abelardo explicou que não estávamos representando o município de Porto Velho. Na realidade o representante de Porto Velho nomeado pelo então prefeito Chiquilito Erse, era o Jorge do Areal (que chegou a ser Rei Momo). Abelardo fez um discurso daqueles que só ele sabia fazer e convenceu os representantes dos demais municípios que merecíamos estar hospedados em hotel. “Hoje vamos todos almoçar juntos e nossos colegas músicos vão tocar para a gente”. Os aplausos ecoaram pelo ambiante e todo mundo ficou feliz.
*******
Sempre que nos encontrávamos, ele lembrava de algum lance que passamos juntos em ossas vidas boêmias. A família do Abelardo foi arredantária do Porto Velho Hotel e Agente representante da Paraense Cia Aérea.
*******
Na minha opinião quem acabou com a carreira politica do Besó foi seu Guru Jerônimo Santana. Acontece que Abelardo e o Paulo Struthos tinham sido eleitos com o maior número de votos entre os vereadores e é claro, que a próxima cartada, seria sair o Abelardo para deputado federal e o Paulo para estadual ou vice-versa. Jerônimo com medo de perder a liderança para aqueles meninos, sendo o cacique maior do MDB, convenceu os dois a saírem a Deputado Federal, dividindo votos. Nenhum nem outro consegui se eleger, nem para federal naquela eleição e nem para nenhum cargo, nem mesmo para vereador. Foi o grande golpe aplicado por Jerônimo Santana o Bengala, contra as novas lideranças do PMDB que estavam surgindo e assim, ele reinou até chegar os Raupps.
*******
Como a vida tem que continuar. Hoje quem se apresenta no carnaval de rua de Porto Velho é o bloco Us Dy Phora do Bosco e família Siqueira. A turma vai se reunir a partir das 17 horas na rua 13 de Setembro e vai brincar carnaval em vários ritmos até as cinco horas da madrugada de sábado. Serão 10 horas de folia.
*******
É por isso que Us Dy Phora é o bloco que mais vende abadá. O desfile mesmo começa a meia-noite e vai até as cinco da madrugada. Vamos nessa que a festa vai ser boa;



********
Por falar nisso, mais uma vez tem gente querendo faturar em cima da Banda do V ai Quem Quer. Vi nas redes sociais que estão vendendo camarote para assistir a Banda passar em algum ponto da Carlos Gomes. O valor se não estou enganado é R$ 100.
********
O problema, é que com certeza, os responsáveis pelo camarote que estão dizendo da Banda do Vai Quem Quer, não pertencem a diretoria do bloco comandado pela Siça Andrade também não cumpriram com um bocado de exigências que envolve a segurança de quem estiver brincando carnaval no tal camarote.



********

Lembram do caso da MIMOSA, pois é. Muito cuidado com essas promoções. Não caiam na lábia de aventureiros querendo faturar em cima do nome da Banda do Vai Quem Quer. A Siça Andrade nos informou que a Banda não tem nada a ver com a comercialização desse camarote. “É tudo picaretagem”. Será?

Nenhum comentário: