domingo, 2 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA -03.10.11

Lenha na Fogueira

A escola de samba Os Diplomatas reconquistou o título de campeã (sem troféu), dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2011.

************

Um dia desses a escola Asfaltão em decisão de assembléia Geral da Fesec, anulou o resultado que dava como campeã (sem troféu) a Diplomatas. Os foguetes chegaram a ecoar lá pro lado do Santa Barbara e N.S. Das Graças, porém, sexta feira passada, saiu a Liminar anulando a votação que anulava a votação dos jurados que atuaram durante os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2011.

**********

Tem uma coisa, a única escola de samba que perde ou ganha alguma coisa nessa pendenga, é a escola Acadêmicos do Armário Grande. Caso a decisão fique naquele lengalenga, um dia o Asfaltão derruba a Liminar dada pela Juíza e a Diplomatas recorre de novo e consegue outra liminar.

Aí a escola do Cabeleira fica sem saber se vai desfilar no carnaval de 2012 no grupo de acesso ou no grupo especial.

**********

Se permanecer o resultado dos jurados, a escola Armário Grande desce para o grupo de acesso. Se o recurso da escola Asfaltão vencer a escola Armário Grande desfila no grupo especial. Essa dúvida faz com que a direção da Armário Grande não saiba para qual desfile se preparar.

**********

Independente da decisão sobre os desfiles de 2011, os carnavalescos aprovaram na reunião de sexta feira, a transferência dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2012 para uma semana antes do carnaval oficial, ou seja:

**********

Os desfiles das escolas de samba em 2012, tanto do grupo especial como do grupo de acesso, vão acontecer no dia 11 de fevereiro, um sábado.

***********

O Tatá da Iaripuna ao saber do resultado da reunião aprovou a idéia e disse que fica bem mais fácil para sua equipe trabalhar. “Com os desfiles acontecendo uma semana antes, nossa equipe terá como prestar maior assistências às escolas de samba”.

**********

Enquanto isso, nosso amigo Chicão Santos o cara do Festival “Amazônia Encena da Rua”, está sem poder falar, após ser submetido a uma cirrugia na gengiva.

**********

Agora, imaginem um cara que fala mais que a “preta do leite”, sem poder dizer uma palavra sequer, no caso do Chicão Santos do O Imaginário é Imaginável! Fica logo bom camarada, para botar a boca no trombone!

***********

Ontem festejamos o aniversário de 97 anos de criação do município de Porto Velho. Apesar da ótima programação, não podemos dizer se aconteceu ou não, pois, até o fechamento desta coluna o tempo estava mais para chuva.

**********

Por falar em aniversário, ontem também nos lembramos dos 27 Anos sem José Otino de Freitas.

**********

O professor engenheiro, arquiteto José Otino de Freitas será o enredo da escola de samba Unidos da Rádio Farol no carnaval de 2012. A pesquisa é do agitador cultural João Carlos Alves o Carlinhos Maracanã e o samba é desse que escrever esse coluna, mais conhecido como “cara de paca”, “boca de cuiucuiu”, “coxa de frango” e outros apelidos além de Silvio Santos.

**********

E no ano de 2000 o velho jornalista João Tavares do Jornal Alto Madeira, um dos mais antigo e responsável veículo de comunicação escrevia assim.

**********

O Arquiteto e Professor José Otino de Freitas, chefe de uma família tradicional e querida do antigo Território, criado em 1943 e transformado em Estado em 1981. Foi um dos pioneiros profissionais de arquitetura foi o terceiro prefeito de Porto Velho após a criação do território.

***********

O Dr. José Otino de Freitas era um homem de bom coração e de uma simplicidade admirável, que jamais se recusava a prestar ajuda a quem dele recorresse, desde que ao seu alcance.

***********

A respeito de José Otino de Freitas o poeta Antônio Cândido escreveu o seguinte:

O coração do velho professor, cansado de educar a mocidade

************

De acumular em si tanta verdade.

**********

Sossega numa tarde de calor.

************

A juventude chora o benfeitor

*********

E muda o panorama da cidade.

*********

Que com desvelo e suavidade a ela dedica tanto amor

***********

O seu velho cachimbo jaz a um canto.

***************

O compasso e a régua sem encanto.

*************

O velho professor deixa a cidade,

*************

Hoje por certo, lá na eternidade.

***********

Faz projetos de amor para o UNIVERSO.

******************************************************************************

CARNAVAL 2012

Desfile das escolas será no dia 11 de fevereiro

Em reunião da Federação das Escolas de Samba de Rondônia - Fesec que aconteceu na noite da última sexta feira, entre os assuntos da pauta o que mais se destacou foi o que tratou da mudança dos desfiles das escolas de samba. Duas propostas foram colocadas em votação: A Primeira defendida pela atual diretoria da Fesec que radicalmente muda os desfiles das escolas de samba para uma semana antes do carnaval tradicional, ou seja, para pó dia 11 de fevereiro.

Já a proposta da escola de samba Asfaltão defendia a permanência dos desfiles nos dias do carnaval propriamente dito, ou seja, em 2011 os desfiles das escolas de samba nos dias 18 e 19 de fevereiro ou então apenas na terça feira de carnaval, dia 20. Por seis votos a cinco, a proposta da direção da Fesec foi a vencedora, ficando então determinado que os desfiles das escolas de samba de Porto Velho no carnaval de 2012 acontecerão em apenas um dia, 11 de fevereiro um sábado.

Diplomatas recupera titulo

Apesar de não constar da pauta da reunião, o secretario da Fesec Cantarelli solicitou e foi autorizado pela Assembléia, a ler o documento encaminhando pelo Poder Judiciário recebido por ele as 17h daquela sexta feira, no qual a Juiza de Direito Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza reconhece o título de campeã do carnaval 2011 da escola de samba Os Diplomatas. “,,,Ficando também notificado de que esse Juízo, determinou, a suspensão do resultado da Assembléia Geral da Fesec, quanto à anulação do resultado do grupo Especial do Carnaval 2011...”. A Fesec tem cinco dias para responder.

30 anos da escola Armário Grande

Sábado dia 1º, a diretoria do GRES Acadêmicos do Armário Grande, reuniu a comunidade simpatizante e brincantes da agremiação no Clube Castanheiro Zona Sul de Porto Velho, para festejar os 30 anos de criação da agremiação. Com o espaço do restaurante do Clube literalmente lotado a baluarte da escola do Agnes Neguinha juntamente com o atual presidente Antônio Chagas Campo – Cabeleira, sopraram a vela dos trinta anos da escola, que nasceu como “Bloco Improvisados do Armário Grande” e ao ser transformado em escola de samba adotou a denominação “Acadêmicos do Armário Grande”. A festa contou com a presença do Presidente da Fundação Iaripuna Altair do Santos Lopes – Tatá assim como das diretorias das co-irmãs Asfaltão, Acadêmicos do São João Batista e Império do Samba.

A bateria da escola e o grupo de pagode do Walci animaram a festa que contou com show das mulatas da escola de samba do Conjunto Mamoré/Guaporé/Rio Candeias. “A escola do Cabeleira tem as melhores passistas e mulatas do carnaval de Porto Velho”, disse o carnavalesco Luiz Cavalcante do Galo da Meia Noite.

Nenhum comentário: