terça-feira, 25 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 26.10.11

DECISÃO

Câmara aprova Sistema Municipal de Cultura





Integrantes de vários segmentos culturais lotaram a plenária da Câmara de Vereadores de Porto Velho na tarde/noite da última segunda feira dia 24, para acompanhar a discussão e votação do Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura – SMC encaminhado pelo executivo aquela casa de leis. Responsável pelo encaminhamento do Projeto de Lei o vereador Sid Orleans, antes mesmo do inicio da sessão, convidou os líderes dos movimentos culturais presentes, em especial, os integrantes do Movimento Regula Cultura, para participarem de uma reunião na qual o Presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes dos Santos Tatá e a vice Presidente da entidade, Berenice Simão fizeram breve explanação sobre o Projeto de Lei aos vereadores, com a intervenção do secretário da Secel Francisco Leilson Chicão que lembrou que, “Não se trata de uma Lei que vai tirar recursos do município, muito pelo contrário.” explicou Chicão. Já com a sessão iniciada, o vereador Sid Orleans defendeu o Projeto da tribuna explicando a seus pares da necessidade da aprovação. “Trata-se de um Projeto que vai beneficiar toda a comunidade dedicada a produzir cultura em nosso município. Cultura não é despesa senhores vereadores, é investimento”, disse Sid.
Após os apartes de praxe em matéria da importância do SMC, o presidente da Câmara abriu a votação sendo o Projeto de Lei aprovado por unanimidade. A platéia presente reagiu aplaudindo, gritando, enfim, fazendo a maior zuada.
Após discussão de outras matérias, o Projeto que cria o Sistema Municipal de Cultura voltou a ser submetido agora em segunda votação e mais uma vez recebeu a unanimidade dos vereadores, aí a festa foi completa saindo da galeria para os corredores da Câmara e até a rua. Alguém no meio da euforia alertou: “Chicao, agora é tua vez” lembrando o secretário da Secel que precisamos também da aprovação do Sistema Estadual de Cultura.




*************************************************************************************


Lenha na Fogueira

Publicamos abaixo “nota de esclarecimento”, da diretoria da escola de samba Os Diplomatas que tenta justificar os acontecimentos ocorridos sábado, durante a disputa de samba enredo, no Mercado Cultural.

*********
“Esclarecemos ao nobre jornalista Silvio Santos, amigo Zékatraca, que a atual Diretoria da GRES “Os Diplomatas” tem sempre pautado pela lisura e transparência em suas ações, pois assumiu a administração de uma escola que estava adormecida, e em poucos anos com trabalho e dedicação conseguiu alçá-la ao mais alto posto dentre as escolas de samba de Porto Velho.
********
Quanto a afirmação de que é a Diretoria da Diplomatas quem escolhe os Jurados do Carnaval, a alegação é sua.
*********
Como você mesmo diz, o samba que ganhou é muito bom. Não entendemos o porque da afirmação de que houve armação, já que com exceção do terceiro colocado no concurso, todos os outros concordam que ganhou o melhor.
********
Lembramos a todos que o Samba de Enredo de uma escola trata em versos, prosa e harmonicamente em melodia, a sinopse de um enredo trabalhado por autores e pesquisadores que trabalham arduamente desde o momento em que o tema de enredo é decido.
**********
Portanto ele deve ter todo o carinho e cuidado dispensado pela Diretoria da escola, pois a ela cabe analisar o quanto este samba será vitorioso na passarela no dia do desfile, pois os julgadores que estarão analisando o samba de enredo da escola, estarão com sinopse à mão de forma que a letra e melodia esteja de acordo com a proposta da escola, além disso, não basta ser técnico, tem de agradar o publico que esta na avenida, pois a escola faz o desfile para estas pessoas.
*********
Então, se é a escola quem vai colher os louros do que o samba representará na avenida, é natural que o Presidente da escola seja o principal interessado no resultado do samba. Além do Presidente, compunham a mesa as seguintes pessoas: Mariluce Gonçalves – aquela que você diz que nunca escutou samba nem pelo rádio, Irailde Gualter, Joabe Leão, todos os três autores do Enredo, lembrando que o samba de enredo deve estar de acordo com a sinopse pesquisada, desenvolvida e escrita por estas três pessoas em companhia de Dulcineide Alves;
**********
Também na mesa estava Flavio Daniel que é mestre de bateria, carnavalesco e artista plástico dos mais conceituados em Rondônia; João Big que é o carnavalesco da escola, aliás, campeão do ultimo carnaval de rua de Porto Velho; Altair dos Santos (Tatá) que dispensa apresentações, Victor Morelli, musico, percussionista e na ocasião representava o Exmo Sr Vereador, Jornalista Marcelo Reis – Presidente de Honra da Escola; Ladislau Rodrigues, Diretor de Harmonia da escola, a frente nos últimos quatro campeonatos.

*********
Quanto à apuração ser feita em local fechado, mostrou-se necessária e natural, pois a festa foi um sucesso e naquele momento os intérpretes da escola seguidos pelos integrantes da bateria Tsunami do Mestre Silfarney, animavam todos os presentes.
*********
Nós dissemos acima que um samba não se julga apenas pela nota, concordamos com você, mas não foi preciso, pois as notas dadas pelos jurados mostraram exatamente o que a escola estava esperando, que o melhor samba vencesse.
**********
O que facilitou a decisão dos jurados, foi o fato da escola ter enviado anteriormente aos jurados um CD com todos os sambas gravados, além das letras e sinopse do enredo.

********
Porém alguns compositores e intérpretes, não deram a devida atenção a qualidade dedica à produção do seu samba deixando para gravar suas melodias no ultimo minuto, portanto, alguns sambas ao chegarem nos julgadores não tinham boa qualidade.

**********
A escola optou por premiar do primeiro ao terceiro colocado, como forma de prestigiar aqueles que dedicam momentos a nos honrar com suas melodias, pode ser uma merreca, porém é o que se pode fazer no momento.
***********
Acreditamos que o maior prêmio para um compositor de samba de enredo, que comprovadamente esta no carnaval faz muito tempo, é ver seu samba cantado na avenida.
**********
Sentimos muito pelo compositor do samba terceiro colocado, que sabidamente tinha uma boa composição, porém não empolgou como esperado. O que nos entristeceu ainda mais foi o fato do mesmo não ter respeitado a entidade quando ao receber um singelo Certificado que foi entregue a todos como forma de agradecimento pela partipação, te-lo rasgado e jogado no lixo, e em um surto de estrelismo ter também jogado no lixo o envelope contendo a merreca recebida. (assina) Marcel Fabiano – Presidente da GRES “Os Diplomatas”
********
Diz Nelson Sargento; “Você finge que me ama e eu finjo que acredito”

DO SANDRO SARARA PARA O BETO CEZAR

Caro Zé Katraca venho solicitar seu nobre espaço na mídia para expor minha total reprovação às atitudes e ofensas do Compositor concorrente Beto Cesar no final do concurso de samba enredo da Escola de Samba Os Diplomatas ocorrido no último sábado no Mercado Cultural. Foi muito feia e antiética a atitude de um cidadão que perde um concurso de samba enredo e começa a disparar ofensas pra todo o lado sem ao menos procurar saber quem são essas pessoas ou a história delas. Ele não preisava gostar do meu samba ou até da minha pessoa, mas tinha que me respeitar como homem, pai de família e compositor, o que não aconteceu. Ficou o tempo todo gritando para quem quisesse ouvir que não entendíamos de samba, quem éramos nós, que éramos uns merdas, e assim por diante. Antes de falar saiba que quem voce fala e o que voce fala. Convido este cidadão a visitar a quadra da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra no Rio de Janeiro (Grupo Especial) e perguntar quem é Sandro Sarará ou Leo Campos. Sou respeitado na Mangueira pela Ala de Compositores, Portela, Mocidade, Beija Flor (onde comecei a compor) e em qualquer lugar onde faço grandes amigos. Inclusive recebi no dia de ontem um email do presidente da Porto da Pedra o Sr. Francisco Marins me parabenizando pela conquista, mostrando que lá no Rio de Janeiro eles estão liganos no nosso carnaval. Estou começando minha história no carnaval de Rondônia onde já ganhamos dois sambas e espero colaborar ainda mais. É lamentável que um cidadão que acaba de lançar um trabalho para o samba plante uma imagem negativa para os sambistas. Para ele eu dou um conselho: Melhore sua caneta porque a deste ano estava muito fraquinha e se quiser ganhar samba enredo faça um trabalho descente. Segue um samba do grande compositor Wanderlei Monteiro para o sr. Beto refletir.


Vida de Compositor
Caiu me samba-enredo, caiu
Caiu por terra meu coração
Nada de mágoa, ressentimento
Tudo em prol da agremiação
Linda melodia, linda poesia
Não achei defeito algum
Mas samba-enredo só ganha um
O samba é um pedaço de nós
Inspirado, feito com amor
Caiu, vou consolar o parceiro
Primeiro vou controlar minha dor,
minha dor
Esta é a vida de um compositor



Atenciosamente
Sandro Sarará - Compositor

Nenhum comentário: