terça-feira, 18 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 19.10.11

Lenha na Fogueira

É como diz o ditado: Agora vai!

********

Tô me referindo ao Sistema Municipal de Cultura, uma reivindicação que há muito tempo, vem sendo cobrada pelos produtores culturais de Porto Velho e que, graças à política cultural implantada pelo então Ministro da Cultural Gilberto Gil, está chegando à capital de Rondônia.

*********
Há exatamente um ano, uma pesquisa realizada pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados divulgou que apenas três estados ainda não contavam com Sistema de Cultura Implantado.

*********
Sabem quais eram esses estados: Rondônia, Paraná e Minas Gerais. Recentemente Minas e Paraná anunciaram a regulamentação dos seus Sistemas enquanto, Rondônia ainda está vacilando quanto a sua implantação.

*********
Apenas do mês de setembro pra cá, foi que tanto o governo estadual como o municipal de Porto Velho, abriram discussão sobre o assunto.

********
Tudo graças ao Movimento Regula Cultura criado durante uma Mesa Giratória que estava acontecendo no Sesc Esplanada e alguém sugeriu que se criasse um movimento cujo principal objetivo, seria cobrar freneticamente dos governos, estadual e municipal a implantação dos referidos Sistemas de Cultura.


**********
Foi mesmo que tocar fogo em capim seco. O negócio se alastrou de uma maneira tão rápida, que em menos de um mês, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho convocou os setores envolvidos com a cultura para jutos com a comunidade interessada, produzir a minuta do Projeto de Lei que já foi encaminhado via vereador Sid Orleans, para apreciação dos demais vereadores de Porto Velho.

**********
É aquele negócio, quando existe vontade política a coisa anda.

*********
E o Sistema Estadual de Cultura?

********
A respeito do assunto, o secretário Francisco Leilson tem se virado junto aos órgãos de finanças estaduais, para convencer seus dirigentes de que o Sistema é importante para o estado.

**********
Acontece, que o pessoal do Movimento Regula Cultura que está dezenas de quilômetros a frente dos dirigentes estaduais, conseguiu junto ao presidente da Assembléia Legislativa a garantia de que, assim que o Projeto de Lei chegar aquela casa entrará na pauta de votação.

*********
E mais, no próximo dia 21, ou seja, depois de amanhã sexta feira, a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia vai realizar uma Audiência Pública para se discutir a implantação do Sistema Estadual de Cultura.

*********
Por isso a coordenação do Movimento Regula Cultura, está convocando todos os produtores, artista de modo geral para marcarem presença na Assembléia Legislativa no dia 21 sexta feira, para participar da Audiência Pública sobre o Sistema Estadual de Cultura.

***********
Como o assunto parece não interessar de verdade ao governo estadual, a divulgação dessa Audiência não está acontecendo a contento.

*********
À hora é essa cambada, vamos utilizar as redes sociais convocando todo mundo. Precisamos lotar a galeria da Assembléia Legislativa de Rondônia.

*********
Só com a implantação do Sistema Estadual de Cultura é que vamos poder cobrar também, a implantação do Fundo Cultural e da Lei de Incentivo a Cultura. Sem o Sistema nada disso vai acontecer.

*********
A prefeitura tá fazendo a parte dela.

*********
Falta o governo estadual fazer a dele. Chega de oba, oba! É tempo de decisão! Vamos partir para o ataque, o campeonato está chegando ao fim e nosso time não pode perder.

*********
Regula a Cultura Confúcio!

Nenhum comentário: