quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 20.10.11

Lenha na Fogueira

O presidente da Fundação Cultural Municipal Iaripuna Altair dos Santos Lopes mais conhecido nas rodas de samba, seresta e forró como Tatá, feliz da vida nos enviou o seguinte e-mail

*********

Amigo Sílvio, Boa Tarde!

**********

Felizmente as coisas andaram bem nos últimos dias e, conseguimos protocolar e marcar a data de votação do nosso Sistema Municipal de Cultura na Câmara de Vereadores. Precisou que no Brasil as gestões democráticas agilizassem esse processo e tirassem a cultura do formato de política de governo para se transformar em política de estado. Os movimentos recentes estão valendo à pena e temos podido observar o bom andamento e, o que é melhor, o envolvimento de muitos segmentos culturais interessados. É muito bom quando os segmentos se mostram interessados e participam na construção das idéias. Juntamente com vereador Sid alguns produtores e artistas, participei do encontro com o representante, Henildo Mezezes da SEFIC - Secretaria do Fomento, o qual trouxe bastante esclarecimento, sobre o futuro da política cultural no Brasil.

**********

N a última sexta-feira 14, na biblioteca Fco Meirelles explicamos e debatemos com o movimento Regula Cultura e outros interessados, a proposta do Sistema Municipal de Cultura que já tramita na casa de Leis do Município (a Câmara de Vereadores). A votação vai ser dia 24/outubro - 16h.

*********

Espero contar com você (como sempre), para mobilizarmos os nossos artistas e produtores de cultura para prestigiarmos a votação. Uma vez aprovado SMC, vamos organizar (juntos), uma bonita festa. Um forte abraço, Altair Santos (Tatá) Presidente Funcultural Iiaripuna.

*********

Sinta-se convidado amigo leitor desta “odiada” (por poucos) e querida (por muitos) coluna. Todos na câmara de vereadores no dia 24. Faltou o Tatá dizer o horário.

***********

O Sistema Municipal de Cultura tem que ser aprovado por esmagadora maioria. Porém, se não estivermos fazendo barulho na galeria da câmara, o Projeto de Lei pode até ser rejeitado. Vamos nessa cambada de produtores culturais do município de Porto Velho.

*********

SMC aprovado teremos o Funcultural e a Lei Municipal de Incentivo a Cultura, além dos Editais específicos. Chegou a hora de ver quem tem “roupa no quaradouro” ou “com quantos paus se faz uma canoa”. O SMC é o “Cão Chupando Manga”.

*********

Por falar nisso, o jornalista e escritor membro da Academia Rondoniense de Letra José Monteiro o cantor do Grupo Anjos da Madrugada foi requisitado pelo governador Confúcio Moura para fazer parte da equipe de notáveis do governo.

*********

Essa equipe que além do Monteiro conta com mais três intelectuais, é quem vai revisar todos os escritos, discursos e acho que até os textos que o governador publica em seu blog.

********

Sabe onde os caras vão ficar sentados corrigindo os textos governamentais? Numa sala ao lado da sala do governador. Tá podendo o José Monteiro. Tudo veio depois que ele foi “defenestrado” da Coordenação dos Pontos de Cultura. Tá vendo aí Monteiro que o ditado está corretíssimo: “Depois da tempestade sempre vem à bonança”.

********

Sucesso!

*********

Aos poucos a equipe da Secel vai se desfacelando, Já foram o Antônio Ocampo, Bira Lourenço e agora o Zé Monteiro.

***********

Será que tem a ver com ação de algum X-9.

*********

Amanhã acontece no Teatro Banzeiros, o 5º Festival de Música do Colégio Duque de Caxias. As apresentações começam às 14h e só terminam às 17h.

********

Encantos da Minha Terra, é o nome do Projeto que conta com a coordenação do compositor, instrumentista e cantor Bado.

*********

Estaremos lá como jurados do Festival. Vamos nessa que os alunos do Duque de Caxias produzem muita coisa boa.

********

Agora vou pegar minha cabrocha e curtir o show do Silvinho na Seresta Cultural do Mercado Cultural!

Nenhum comentário: