domingo, 30 de outubro de 2011

ENTREVISTA - BENEDITA PINI

O Diário de Benedita Pini

Durante a abertura da
exposição “O Diário de Viagem de
Benedita - Trocando Sonhos Por Sonhos”, da artista plástica Rita Queiroz, a
grande curiosidade da maioria dos presentes, era saber quem era “essa” Benedita
que mereceu da grande Rita tamanha homenagem. O mistério só foi esclarecido
quando durante seu discurso, a artista apresentou a todos: “Minha amiga
Benedita Pini”. Na realidade, as duas são ligadas pelo matrimônio de seus
filhos. “Eu sou sogra da filha dela e ela é sogra do meu filho”. Numa
viagem a Portugal Rita descobriu que Benedita estava escrevendo um Dário e
então insistiu com a amiga que ela lhe mostrasse o que estava escrito naquele
caderninho e o resultado, resultou na Exposição “O Diário de Viagem de Benedita
– Trocando Sonhos por Sonhos”. O visitante da exposição que fica na Galeria Afonso
Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos até o final do mês de novembro, vai poder
ler o que a Benedita Pini escreveu em seu Diário de Viagem, pois o
caderninho/diário está em um dos bancos da canoa instalada no meio da galeria,
não tem como não perceber, pois sua capa é vermelha.
Batemos um papo com a
escritora do Diário de Viagem, num cantinho da galeria e o resultado dessa
conversa, passamos aos leitores através da entrevista que segue:

ENTREVISTA


Zk – Como foi que a Rita
descobriu que a senhora tinha um diário de viagem?
Benedita Pini – Ta vendo
aqui (nos mostrando o caderno/diário que estava no banco da canoa que faz parte
da exposição), quando nós fomos, eu e a Rita na cidade do Porto em Portugal fiz
um comentário na beira do rio daquela cidade falando sozinha: Puxa vida eu dei
tanto tempo de aula no Paraná para os meus alunos de 4ª série sobre esse rio...
Foi então que a Rita percebeu que eu estava escrevendo um diário. Aí disse a
ela que falava muito sobre Portugal para meus alunos e de repente estava na
beira daquele rio.

Zk – Era a primeira vez que
a senhora escrevia um diário?
Benedita Pini – Não! È mania minha, quando
viajo tudo que faço e passo escrevo, então surgiu esse diário. Como a Rita se
propôs a fazer uma homenagem pra mim, expôs meu diário pra todo mundo ver.

Zk – Vocês viajaram juntas
ou se encontraram lá em Portugal?
Benedita Pini – Planejamos a
viagem juntas. Acontece que somos duas sogras. Sou sogra da filha dela e ela é
sogra do meu filho, então fomos juntas para Portugal. Foram 35 dias batendo
papo o tempo todo e a cada dia, fomos estreitando nossa amizade.

Zk – A senhora é Benedita de
que?
Benedita Pini – Benedita
Aparecida Ferreira Pini, mas, meu nome de guerra é Benedita Pini.

Zk – A senhora veio pra
Rondônia quando?
Benedita Pini – Em 1980.
Olha, saí do Paraná onde dei 31 nos de aula, me aposentei em 1979 e em 1980 vim
pra cá, entrei na educação novamente e fiquei lecionando até 2.009. Ao todo
fiquei 59 anos na educação, pra ganhar uma miséria.
Zk – Em Porto Velho a
senhora lecionou em qual colégio ou colégios?
Benedita Pini – Lecionei no Barão
do Solimões e entre os anos de 1985 a 1988 fui diretora do Barão. Fui
presidente do Conselho Estadual de Educação. Assumi o cargo de Secretária
Municipal de Educação substituindo o Roberto Sobrinho. Ele saiu Candidato a
vereador e eu assumi a secretaria, no governo do Guedes.
Zk – Como à senhora analisa
essa questão de não haver mais repetência?
Benedita Pini – Todo o
governo fala que a educação está melhor e coisa. Não tá não! Enquanto o governo
não melhorar a capa de um professor com um salário, pelo menos, equivalente ao
salário do vereador, não adianta. Não adianta que o professor não vai fazer
milagre.

Zk – Por que milagre?
Benedita Pini – Professor
que tem que trabalhar em três escolas pra poder ter um salário descente, não vai
ensinar ninguém não. Pode ter certeza que a gente está fazendo uma verdadeira
enganação. Você pega aluno de segundo grau que não sabe ler. Ler não é só codificar
as palavras, tem que interpretar. Tem aluno que não sabe interpretar não. Se o
governo não melhorar o salário dos professores, pra ele deixar de fazer greve, volto
a insistir, o professor tem que ganhar pelo menos como um vereador. A maioria
dos vereadores não sabe nem ler. Hoje tem uma exigência, todo professor tem que
ter curso superior.

Zk – Pra ganhar o que?
Benedita Pini – Pra ganhar
R$ 1.300,00 por mês. Aí ele vai ter que trabalhar pela prefeitura, pelo estado
e na rede particular. Como uma pessoa com essa carga horária vai poder ensinar bem,
se não tem tempo para elaborar um plano de aula digno.

Zk – A senhora é do tempo da
sabatina?
Benedita Pini – Comecei a
lecionar em 1948 com 18 anos de idade. Após tantos anos dando aula no Paraná e
em Rondônia consegui duas aposentadorias, uma por tempo de serviço e a outra
por limite de idade. Juntando as duas, não dá uma.
Zk – A senhora lembra alguns
casos pitorescos vividos dentro das salas de aula?
Benedita Pini – Olha!
Escrevi toda minha vida profissional, deixei na gráfica lá no Paraná e eles não
preparam, Antes de terminar essa exposição da Rita vou trazer pra cá pra Casa
da Cultura e então todos vão ter acesso a história da minha via profissional.
Tive muitas alegrias e muitas tristezas. Tive alunos que me fizeram muito
feliz. Tive alunos que me fizeram chorar.

Zk – A senhora é professora
por excelência?
Benedita Pini – Se eu
reencarnar novamente quero ser professora de novo. Acredito na reencarnação e
acho que vou reencarnar logo porque vou morrer logo, pois já estou com 80 anos
de idade.

Zk – Se por acaso a senhora
realmente reencarnar e voltar a ser professora o que faria para melhorar a
educação escolar?
Benedita Pini – Quero ser
uma professora totalmente diferente da qual fui. Ser uma professora mais
exigente.

Zk – A senhora nasceu em que
ano?
Benedita Pini – Nasci em 1930.
Dia 3 de novembro de 1930. Vou fazer 81.

Zk – Para encerrar. Como à
senhora se sente sendo homenageada pela Rita Queiroz
Benedita Pini – Muito
lisonjeada! Afinal de contas, Rita Queiroz é considerada a melhor artista de
Rondônia e uma das melhores do Brasil. Foi um dos maiores e melhores presentes
que já ganhei na vida. É o meu presente de Natal em 2911. Obrigado minha
querida amiga Rita Queiroz!

Nenhum comentário: