segunda-feira, 17 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 17.10.11

Lenha na Fogueira

Foi confirmado o dito popular: “Quero ver o cão chupando manga”

***********

Pois é, o capeta de vez em quando dar o ar de sua “maldade” aqui por essas bandas.

**********

Dessa vez, segundo os comentários que se escuta do Nacional a Colônia Viçosa e do Airton Sena ao Areia Branca dão conta que o “cramunhão” apareceu na forma de “MANGA”.

*********

Tem até reportagem a respeito no Diário da Amazônia de ontem sobre “A Manga Chifruda”. O garotinho que descobriu o fenômeno ao comentar com sua irmã a respeito do assunto disse a seguinte frase:

**********

“Aqui, até manga não escapou de levar crifre”.

********

Recentemente correu um boato pela cidade de que uma jovem havia dado entrada no João Paulo com sinais de loucura.

*********

Acontece segundo relatos da própria jovem ao dar entrada no Pronto Socorro, ela havia dançado com o “diabo” em uma casa de forró famosa da Zona Sul. Contou a forrozeira que o “diabo” deu um show de forró e a convenceu a sair com ele para outro programa, quando chegaram ao local o dançarino começou a exalar cheiro de enxofre e foi então que a mulher desconfiou que se tratava do “capeta”, saiu em desabalada carreira e só parou na porta do João Paulo.

*********

Esse fato foi constato perante funcionários da casa de saúde de onde saiu para os quatro cantos da cidade.

*********

A conversa só foi desfeita, após a jovem ser submetida a exames que constataram alto teor de droga no sangue. O profissional responsável pelos exames saiu-se com essa: “A dose de droga foi tão alta que ela viu o “cão” na sua frente”.

*********

Aliás, a Zona Sul é palco das visitas do “capiroto”.

*********

Lembro que em meados da década de 1980 quando o ritmo do momento era a Lambada, correu um boato pelos quatro cantos de Porto Velho de que o “diabo” havia aparecido no forró de uma tal de "loira" que ficava na rua Jatuarana.

**********

Espalharam à época que o “cara” conquistava as mulheres ao dar um show de dança de Lambada.

**********

Lembro que o negócio foi tão acintoso que a escola de samba Os Diplomatas colocou o fato como destaque na Sinopse do enredo que foi entregue aos compositores.

*********

E mais, eu participei do concurso de samba enredo em parceria com o Cabo Sena e o refrão do nosso samba tinha a seguinte letra:

*********

“Tá todo mundo louco, Nessa terra de Alá, Que até o CRAMUNHÃO já veio aqui LAMBAREAR”.

*********

Agora aparece (quem quiser comprovar é comprar o Diário da Amazônia do final de semana que tem a foto), a tal MANGA CHIFRUDA e o pior, é que o formato do “corno” da Manga é igualzinho ao relacionado ao “capeta”. Credo em Cruz!

**********

Depois dessa, só partindo para os shows musicais marcados para esta semana.

*********

Por exemplo, o espetáculo musical “Filho de uma história” do Silvinho é a bola da vez!

**********

Depois da apresentação na Cesta Musical do Sesc o show volta a ser apresentado na próxima quinta feira dia 20 e na sexta feira dia 21.

**********

Quinta feira dia 20 vai ser na Seresta Musical do Mercado Cultural, graças ao convite do presidente da Fundação Cultural Iaripuna Altair Lopes e da parceria com o produtor do evento Heitor Almeida.

*********

Sexta feira o show vai para a Zona Sul dentro do Projeto Cinco & Meia do Bubu Jonhson.

*********

Na Zona Sul o Projeto Cinco e Meia vai acontecer na Praça da Pirâmide a partir das 19h.

*********

Ainda esta semana, só que no sábado dia 22 teremos o Festival Sesi Música no qual o Diário da Amazônia conta com três representantes, Vanessa, Tom e Silvio.

*********

Ainda no sábado dia 22 acontece no Mercado Cultural o concurso de samba enredo da escola de samba Os Diplomatas.

**********

Sobre o termo “o cão chupando manga”!

***********

Na linguagem que o povo usa, no seu dia-a-dia, a expressão o-cão-chupando-manga pode ser usada quando a pessoa é boa, é fera em determinado assunto, valente, determinado, inteligente.

************

Ou mais feio que cão chupando manga. Algo ou alguém muito feio. Também pode ser utilizada para expressar a dificuldade de realizar uma tarefa: "Passar no vestibular é o cão chupando manga!".

************

Ceio em Deus, Pai todo poderoso...!

Nenhum comentário: