sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 29.10.11

Lenha na Fogueira

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), e a Comissão Nacional de Organização da Oficina Nacional para Povos de Terreiros, convidam representantes dos Povos Tradicionais de Terreiros, Gestores Públicos, Acadêmicos, Representantes de Movimentos Sociais e Entidades afins, com atuação junto aos Povos Tradicionais de Terreiros, a se inscreverem no processo seletivo que escolherá os participantes da Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros.

*********
As inscrições estão abertas desde o dia 22 de outubro e podem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília), do dia 31 de outubro, através de preenchimento de formulário no Salicweb, disponível no endereço www.cultura.gov.br.

*********
A Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros será realizada na cidade de São Luís (MA), no período de 27 a 30 de novembro, e tem por objetivo subsidiar a construção de políticas culturais para os Povos Tradicionais de Terreiros com vistas à proteção, à promoção e à consolidação de suas tradições.
*********
Para mais informações: (61) 2024-2893 / 2024-2791 / 2024-2782 ou pelo e-mail culturastradicionais@cultura.gov.br.
********
Traduzindo – Se você é “Pai ou Mãe de Santo” ou gosta de “baiar” nos terreiros de Umbanda e Candomblé, é só solicitar inscrição e viajar pro Maranhão.

********
O presidente da nossa Fundação Cultural Iarupuna Altair Lopes dos Santos popularmente conhecido nos terreiros de macumba como “caboco” Tatá, representou o prefeito Roberto Sobrinho.
*********
Na primeira reunião de dirigentes do Ministério da Cultura com representantes de prefeituras municipais para apresentação do Programa Usinas Culturais

*********
Isso aconteceu na manhã da última terça (25), em Brasília, no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao MinC.

**********
Dos 135 municípios brasileiros situados em áreas de alta vulnerabilidade social, que serão atendidos pelo programa nos próximos anos, 28 foram representados no encontro promovido pelo MinC. E o Tatá tava lá!

*********
Para o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, “é importante aproveitar os pouco mais de 60 dias que ainda restam de 2011 para consolidar o programa que, com certeza, dará grandes resultados”. De acordo com Ortiz, o programa é a contribuição da Cultura para as questões de direito e de cidadania.

*********
Juventude negra
*********
Os eixos temáticos para o desenvolvimento do programa delimitam-se no campo cultural e estão voltados à valorização da juventude negra, à promoção da autonomia das mulheres e ao valor ambiental, reunindo ações de educação e reciclagem.

*********
O combate à violência por meio de políticas públicas de fortalecimento dos valores da cidadania e da diversidade cultural e o incentivo ao crescimento da economia criativa são alguns dos objetivos do Usinas Culturais.

*********
Para o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Mário Lisboa Teodoro, hoje, no Brasil, ser jovem e negro é muito perigoso.

**********
“Queremos dar cidadania a esse grupo e as oficinas culturais serão muito importantes nesse sentido”, frisou. Atualmente, cerca de 50% dos homicídios contra jovens são cometidos justamente nesses 135 municípios que serão beneficiados com o programa, conforme o Mapa da Violência no Brasil 2011.

********
Enquanto isso, no Mercado Cultural o samba não pode parar

********
Beto Cezar informa que desembarca em porto velho na sexta feira dia 2 de dezembro, o compositor de vários sucesso de Clara Nunes e campeão do samba enredo da Portela 2012.

********
Toninho Nascimento que se apresenta junto com compositores do tempo de ouro do carnaval de porto velho.

********
Isso na roda de samba do Beto Cezar que acontece todos os sábados no Mercado Cultural. Nesse caso será no dia 3 de dezembro.
**********
Depois do vexame no concurso de samba enredo da escola Os Diplomatas, Beto Cezar ficou esperto e saiu na frente na programação alusiva ao dia do samba!

Nenhum comentário: