sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA- 1º.10.11

Lenha na Fogueira

Porto Velho está completando 97 anos como município. A data magna é amanhã dia 2 de outubro

**********
Do ato da divisão territorial imposta pelos dirigentes da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, na gestão do primeiro prefeito Major Guapindaia, que criou a famosa Linha Divisória.

*********
A Linha Divisória ficava justamente onde hoje é a avenida Presidente Dutra. Quer dizer, o que ficasse da Linha Divisória para a beira do rio Madeira, pertencia a EFMM.

*********
E o que ficasse para cima, ou seja, no rumo da praça Amazonas que hoje é a Jonathas Pedrosa, pertencia ao município de Porto Velho.

*********
Daquele tempo pra cá muita coisa mudou e a mudança mais acelerada veio com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau.

***********
As ditas contrapartidas das usinas, fizeram nosso prefeito crescer o olho e promover o que sua equipe classifica, como embelezamento do perímetro urbano, principalmente na entrada da cidade para quem chega por via fluvial.

***********
Resultado, o povo que morava no Triângulo foi deslocado para um prédio na estrada de Santo Antônio.

*********
Estão bem melhor no prédio que nas casas que alagavam quando chegava o inverno, mas, será que era necessário mesmo tira-los do Triângulo?

**********
Hoje nossa Porto Velho tá moderna. Tem muito carro, tem mais carro do que muitas capitais de estados nordestinos.

**********

Tempo desses, compus uma música na qual coloquei o título “Recado aos Poetas”. A letra chama atenção dos poetas Ernesto Melo e Bainha que têm músicas que cantam a Porto Velho de antigamente.

**********
Por exemplo, as letras das músicas do Ernesto Melo contam a história da Porto Velho que vai da beira do Madeira até a praça Jonathas Pedrosa.

**********
As letras das músicas do Bainha não vão além da Joaquim Nabuco.

*********
Foi então quem bolei uma música cuja letra lembra aos meus amigos, parceiros e poetas que Porto Velho cresceu, evoluiu e que está com cara de metrópole.

**********
Acompanhem a letra da minha música “Recado aos Poetas”.

*********
Ernesto! Acabei de subi a ladeira,

**********
Hoje a Kennedy é Jorge Teixeira

*********
Nossa cidade evoluiu.

*********
Hoje, temos arranha céu, condomínios, shopp Center

**********
Muita coisa aconteceu!

*********
Olha meu “Velho”

*********
Apesar dos pesares,

********
A nossa Porto Velho se desenvolveu.

**********
Bainha!

*********
A tua Sete hoje vai embora.

**********
E chega aos bairros da periferia

**********
Onde em fevereiro

**********
O CarnaLeste é só alegria!

***********
Que bom cantar, pra Zona Norte

**********
Que bom cantar, pra Zona Sul!

**********
Porto Velho, minha paixão

*********
O dengo do meu coração

**********
Essa letra e música conta com as parcerias do Cristóvão e do Beto Cezar.

**********
Vamos cantá-la na Fina Flor do Samba do dia 7 quando também estará se apresentando no Mercado Cultural o Marquinho PQD.

**********
Pois é! 97 anos do nosso município querido e a festa que está rolando pelos quatro cantos da cidade trás neste domingo para o “Marco Zero”, ou seja, na avenida Farquar com a Sete de Setembro, local onde esta sendo montado o palco, abrigo das bandas que vão participar do Musical a partir das 19h deste domingo.

**********
Ao contrário da outra, na programação da Iaripuna em homenagem aos 97 anos de Porto Velho, vai acontecer show dos bois Corre Campo e Diamante Negro.

***********
O espetáculo dos bumbas campeão e vice do Flor do Maracujá está marcado para começar às 17h no anfiteatro da EFMM.

**********
Porém, antes de tudo isso lembramos que neste sábado dia 1º de outubro, acontece a festa de aniversário da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande

**********
A festa de aniversário do Armário Grande vai acontecer na sede do Clube Castanheira a rua Pau Ferro com a rua Harpa e vai contar além da famosa Feijoada preparada pela dona Neguinha e pela Cristina, com show de mulatas, mestre sala e porta bandeira e muito mais.

**********
Vamos para a festa da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande.

**********
Hoje também acontece no Clube Kabanas a festa em comemoração aos 50 anos da Rádio Caiari. Quem vai tocar é o grupo Anjos da Madrugada, a partir das 21h. Tô nessa!


********************************************************************
MOVIMENTO - REGULA CULTURA REÚNE ARTISTA NA UNIR

Com ao auditório da Unir centro parcialmente lotado, os organizadores do Movimento Regula Cultura, reuniram as mais importantes cabeças que militam nos vários segmentos culturais de Porto Velho. O Movimento que nasceu durante a Mesa Giratória do Sesc que discutiu a Dança em Rondônia, já conta com mais de 4 Mil assinaturas, manual ou virtual. Rafael e Fabiano se propuseram a coordenar os debates da noite que tinha como representante por parte do governo estadual o secretário da Secel Francisco Leilson e a Gerente de Cultura Cândrica Madalena – Bebel além do assessor particular do secretário Alexandre Pantoja. Por parte da câmara municipal compareceu o ver3eador Sidney Orleans líder do prefeito. Colocada a pauta os coordenadores solicitaram ao arqueólogo e militante cultural Lino para explanar o significado do Movimento e logo depois ouvimos o secretário da Secel e sua Gerente além do vereador Orleans.
Os questionamentos foram muitos e as respostas até certo ponto agradaram aos presentes. Chicão da Secel explicou que o Processo que cria o Sistema Estadual de Cultura e em conseqüência o Fundo de Cultura o Conselho e a Lei de incentivo já recebeu o parecer do procurador da PGE e agora será encaminhado para outra instancia de onde sairá para o governador encaminhá-lo à Assembléia para votação. Por outro lado uma equipe do Regula Cultura visitou o presidente da Assembléia Legislativa deputado Valter Araújo e recebeu a garantia de que assim que o Projeto chegar à casa de leis será colocado na pauta de votação. O vereador Sidney Orleans ao tomar conhecimento das dificuldades que os artistas estai enfrentando para dar andamento no Projeto Municipal que encontra-se a mais de três meses aguardando o despacho do prefeito Roberto Sobrinho se prontificou a “correr atrás” do mesmo para agilizar seu andamento. A respeito dessa promessa, ontem pela manhã encontramos o vereador no gabinete do Presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes – Tatá solicitando cópias de tudo que já produzido a respeito do assunto, Lei de Incentivo a Cultura, Criação das Setoriais e principalmente sobre o Sistema Municipal de Cultura.
Dentre os artistas que se manifestaram durante a reunião da Unir Centro destacamos. Levy (Curta Amazônia), Augusto Silveira, Bado, Silvio, Evaldo Leão, Edjales e Ceiça Farias.

******************************************************************************
ANIVERSÁRIO
PARQUE DA MÚSICA CANTA PORTO VELHO

A prefeitura de Porto Velho promove neste domingo (02), a festa de aniversário dos 97 anos da criação do município com o espetáculo musical “Parque da Música”, um projeto idealizado pelo músico contrabaixista Danny. O palco que vai receber as bandas, cantores e dançarinos que estarão se apresentando no “Parque da Música”, está sendo montado na esquina da avenida Farquar com a Sete de Setembro em frente ao parque que forma o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Entre as atrações que estarão se apresentando a partir das 19h, destacamos os shows: Ceiça Farias; Thiago Lima; Banda Nitro; Grupo Bom de Sambar; Cia de Dança Cristina Pontes e o DJ Helder Gomes. Segundo o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes – Tatá a programação foi montada de forma que agrade gregos e troianos. “Vamos apreciar de dança do ventre a MPB, de toada de boi bumbá a musica sertaneja, do samba pagode ao forró”, disse Tatá.
Ainda no complexo da Madeira Mamoré a partir das 16h outros shows estarão acontecendo, precisamente no anfiteatro da EFMM, como por exemplo, a apresentação dos bois bumbas Corre Campo e Diamante Negro campeão e vice do Arraial Flor do Maracujá deste ano.
“Vale salientar que a programação em comemoração aos 97 anos de criação do município de Porto Velho vai até domingo dia 9”, finalizou Tatá.

Nenhum comentário: