domingo, 23 de outubro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 24.10.11

Lenha na Fogueira

Tem um ditado que diz: “O costume do cachimbo deixa a boca torta”

*************

Em conseqüência disso, a disputa do samba enredo da escola de samba “Os Diplomatas”, terminou com o compositor Beto Cezar cujo samba ficou em terceiro lugar, acusando a diretoria da escola de ter armado em favor do samba da parceria do Sarara.

************
Beto pegou o microfone na hora que foi receber seu prêmio e desabafou na presença do presidente Fabiano e da diretora de carnaval Ducineide Alves que estavam no palco, “Nunca vi na minha vida, um caso desses. Uma cantora da Diplomatas na hora que fomos gravar nosso samba, disse pra todo mundo ouvir no estúdio, que o meu samba era o melhor e ela gostaria de cantá-lo na avenida. Isso ela falou na frente dos autores, Walber do Cavaco, do presidente Fabiano, do Mestre bateria Silfarney, do cantor do samba do Deivide Durães, do Silvio Santos além do Alkbal e chega aqui, DESCLASSIFICAM MEU SAMBA.

***********

Ao descer do palco com a merreca da premiação R$ 100, Beto continuou fazendo sinais com as mãos de que a decisão era “roubo”, após rasgar o Certificado de Participação.

***********
E a questão do “Cachimbo” lá de cima. Acontece que hoje a diretoria da Federação das Escolas de Samba em sua maioria (inclusive o presidente), é integrada por membros da diretoria da Diplomatas e com isso, eles têm o poder de fazer o corpo de jurados que atua durante os desfiles das escolas. Em conseqüência o resultado do carnaval desse ano se transformou em caso de Justiça e até agora, a prefeitura não fez a entrega da premiação.


*************
Não era novidade para ninguém, que o samba vencedor na noite de sábado, era o preferido ou o “queridinho” da diretoria da escola e em conseqüência, para ele tudo podia.

************

Não queremos aqui, tirar o mérito da composição do Sandro Sarará muito pelo contrário, o samba é bom!

***********
Justamente por isso, é que não precisava de “armação” para ganhar.

***********
Basta lembrar que a mesa de jurados foi composta por cinco (5) pessoas ligadas diretamente a diretoria da escola ou ao carnavalesco, inclusive o próprio presidente da escola atuou como jurado e uma jurada indicada pelo carnavalesco que talvez nunca tenha escutado samba sequer pelo rádio. Acreditamos que apenas três jurados não tinham compromisso com o samba vencedor, Flávio Daniel, Tatá e o chefe de gabinete do vereador Marcelo Reis.

************
O negócio foi tão acintoso que os cinco jurados cantaram com vibração na maior cara de pau, o samba que ganhou, na hora de sua apresentação. Parecia até que tinham ensaiado com o compositor.

***********
O pior foi na hora da apuração: Não tiveram a consideração de convidar pelo menos, o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes que atuou como jurado, pra acompanhar a apuração. A diretoria se trancou e fez a contagem que só eles viram, pois não anunciaram a pontuação dada ao samba vencedor.

***********
hoje já não se julga uma música em festival seja de samba enredo ou MPB apenas pela nota. Tenho participado de mesa julgadora em vários festivais de música e a decisão de todos os festivais que atuei, foi de consenso.


***********
A metodologia atual de julgamento de música em festival, diz que o consenso é o melhor resultado. Nem sempre a que ganhou melhor nota na hora da apresentação é a melhor após a avaliação aberta em discussão entre os jurados.

************
E tem mais, concurso de samba enredo não tem segundo ou terceiro lugar, pois só um samba vai para a avenida, esse negócio de premiar os três sambas foi responsável pelos protestos do Beto Cezar.

************
Se a diretoria da Diplomatas queria que fosse de autoria de compositores que brincam e atuam na escola, que não abrisse o concurso. Fizesse como faz a escola de samba Asfaltão onde só participa quem for da ala de compositores da escola.

***********
O samba do Sarara é bom e ficou melhor na voz do Jair. O resultado do concurso foi que foi mal administrado!

************
Quanto ao Beto Cezar, teve que enrolar seu tapete de TNT vermelho e cantar em outra freguesia. Quem mandou se “enxerir” numa escola de samba que não é a sua. Bem feito!

***********
E eu Silvio Santos! Praticamente no mesmo horário eu estava sendo premiado como um dos vencedores do Festival SESI MÚSICA. A grana no Sesi foi melhor que a do primeiro lugar na Diplomatas.

Nenhum comentário: