domingo, 20 de março de 2011

SHOW - Ceiça e as Marias de Chico

O espetáculo musical “Maria de Chico”, apresentado no último sábado, pela cantora Ceiça Farias no Mercado Cultural em Porto Velho, surpreendeu não apenas pela qualidade do repertório, mas, pela presença do público que lotou as dependências do palco cultural de maior sucesso na capital de Rondônia. Acompanhada por um time formado por músicos de primeira grandeza como é o caso do percussionista Bira Lourenço, do violonista Edgar Melo, do Alex Batata (piano e violão) e Bia Melo a revelação no meio musical da percussão. Sem nada falar Ceiça dá inicio ao espetáculo musical dizendo que “Vai fazer um samba em homenagem a nata da malandragem” é a “ópera da malandragem” onde Chico Buarque também deu inicio há alguns anos, a sua viagem musical que a cada estação parava para “cantar” uma mulher, fosse prostituta como a Geny ou atrevida como A Rita. Ceiça Farias aproveita a obra de Chico para lembrara do seu nordeste, onde para a pessoa para ser lembrada é preciso ter uma referencia familiar, do tipo: "É a Maria do Fulana de Tal”, daí o nome do espetáculo “Maria de Chico” que bem pode ser as mulheres cantadas nas canções de Chico Buarque como a Maria da Conceição do seu Farias que vem ser a Ceiça Farias.
Assim nossa cantora segue apresentando o que há de melhor no repertório “buarqueano” que apesar de exaltar várias mulheres, não tem nenhuma canção com o título Maria. Foi aí que a Ceiça Farias aproveitou a deixa e colocou no palco ao seu lado a cantora radicada em Rondônia Raquel Lyrio e depois homenageou algumas Marias cantoras, como Bethania e Maria Gadu a mais esplendorosa das Marias cantoras atualmente.
A parada repentina é para explicar: “Este é um projeto antigo e que agora resolvi colocar nos palcos. Depois de ‘Mulheres de Holanda’, muita gente cobrava um repertório só com a obra de Chico Buarque. Neste mês de março finalmente o público terá a oportunidade de conferir este novo desafio”, comenta a cantora.
E o samba continuou porque o público não aceitava o fim do espetáculo. Acontece que tudo tem seu tempo e o tempo do show “Maria de Chico” só vai acabar depois que Ceiça Farias voltar ao palco do Mercado Cultural por mais duas vezes, ou seja, no próximo dia 26 de março e no dia 2 de abril. “A ideia é dá uma nova roupagem aos muitos sucessos de Chico e mais uma vez mostrar ao público de Porto Velho a obra deste grande compositor em novos arranjos, com uma linguagem bem nossa”, completa a cantora. Não percam!

Nenhum comentário: