sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 25.02.12

Lenha na Fogueira



Hoje as escolas de samba de Porto Velho se apresentam para o público que comparecer na avenida dos Imigrantes a partir das 18h00

********

Os desfiles das escolas de samba quatro dias após o carnaval tradicional, tem causado algumas críticas por parte de alguns colegas que praticam o jornalismo “egoísta” – aquele que não procura as partes interessadas para saber das coisas e resolve dar sua opinião particular.

*********

No caso dos desfiles das escolas de samba acontecer no sábado após o carnaval, temos a dizer o seguinte:

*********

Nos últimos anos, nossas escolas de samba passaram a enfrentar a concorrência desleal dos blocos de trio elétrico.

********

Blocos que apesar de cobrarem pelo abada, conseguem envolver muitos foliões.

********

Como a maioria desses blocos desfila justamente nas áreas onde fica a maioria das nossas escolas de samba, que é a Zona Sul onde encentramos a São João Batista, Diplomatas do Samba, Armário Grande e Império do Samba.

*********

No bairro N.S das Graças sede da escola Asfaltão desfila o bloco Calixto & Cia.

*********

A única escola de samba que fica fora do circuito dos desfiles dos blocos de trio elétrico, é a Rádio Farol.

*********

Fugindo da concorrência as diretorias das escolas de samba resolveram transferir seus desfiles para o sábado depois do carnaval.

********

Tava escutando um programa de rádio na manhã de ontem e seu apresentador, sem saber das coisas, danou o pau a criticar a administração do prefeito Roberto Sobrinho pela transferência dos desfiles das escolas de samba.

********

Quando na realidade quem decidiu desfilar nesse dia foram às escolas de samba que solicitaram a Fundação Iaripuna a transferência da data.

********

Foi então que a prefeitura, atendendo ao pedido dos carnavalescos, publicou a Portaria tornando como período oficial para a realização do carnaval em Porto Velho, de 1º de janeiro a 25 de fevereiro o que termina hoje.

*********

Termina hoje em termo,pois a apuração dos quesitos acontecerá amanhã no Mercado Cultural e com certeza as escolas campeãs farão seu carnaval.

********

É preciso apoiar com mais responsabilidade os desfiles das nossas escolas de samba.

********

Aliás, o verdadeiro carnaval popular é o das escolas de samba, pois, para o brincante desfilar não precisa pagar nada, é tudo por conta das escolas.

********

Vamos ver a diferença entre os desfiles das escolas de samba e os desfiles dos blocos de trio elétrico!

********

As escolas de samba promovem a verdadeira cultura popular, pois além de utilizar os recursos passados pelos governos estadual e municipal num evento cem por cento cultural, não cobram nenhum tostão de seus participantes.

********

O desfile de uma escola de samba é didático já que leva conhecimento histórico aos seus apreciadores.

********

Os blocos de trio elétrico fazem parte de um outro naipe.

*********

Fazem parte do seguimento Indústria Cultural, aquela cujo principal objetivo é usufruir de lucros financeiros,

*********

Esse lucro vem através da venda dos abadas e de bebidas durante seus ensaios.

*******

O dirigente de escola de samba sai do carnaval devendo os “olhos da cara”.

*******

O dirigente de bloco de trio elétrico (tem as exceções) sai do carnaval com a conta recheada.

********

O interessante é que nós da imprensa de um modo geral, divulgamos (de graça) maciçamente as promoções desses blocos que fazem parte da industria cultural.

*********

E pouco divulga as escolas de samba que promovem a verdadeira cultura popular – Estas sim, são entidades sem fins lucrativos.

********

Por falar nisso o Presidente da Comissão de Julgadores nomeado pela direção “vermelha” da Fesec, ficou deveras decepcionado com os dirigentes das escolas de samba Asfaltão e Diplomatas.

********

Acontece que os dirigentes dessas agremiações impugnaram na tarde da última quinta feira, todos os nomes de prováveis julgadores que residem no interior do estado.

********

Alexandre Ronald Presidente da Comissão contatou mais de 15 pessoas especializadas em desfile de escola de samba, que residem no interior de Rondônia e todos os indicados foram vetados pelas duas agremiações.

*******

O veto aos jurados do interior, coloca em dúvida a lisura com a qual Alexandre gostaria de atuar no julgamento das escolas de samba este ano.

********

Só tem um meio de não acontecer conflito entre as torcidas das duas agremiações:

********

É se nenhuma das duas ganhar o título!

*******

Vou pra avenida desfilar pela Armário Grande

Nenhum comentário: