sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 18.02.12

Lenha na Fogueira

Hoje é o grande dia do carnaval de Porto Velho! É o dia da Banda do Vai Quem Quer.

**********

Como um dos idealizadores da Vai Quem Quer me considero no direito de utilizar o espaço dessa coluna, para contar algumas histórias que aconteceram ao logo desse 32 anos de carnaval.

**********

Histórias e causos que aconteceram na Banda do Vai Quem Quer!

*********

Na madrugada ou no raiar do dia da quarta feira de cinzas do carnaval de 1981 ano da fundação da Banda, estávamos, eu, Manelão, Emilzinho, Narciso e outros colegas, apreciando a saída da orquestra do Clube Ypiranga, (no prédio onde hoje funciona a academia Win) quando vimos que as orquestra do Danúbio Azul Bailante Clube, m Flamengo e Botafogo já estavam na Praça Mal Rondon.

*********

Vale salientar que naquele tempo as orquestras que tocavam nos carnavais dos clubes sociais, ao amanhecer de quarta feira de cinzas se deslocavam rumo a Praça Rondon, aonde acontecia o encontro dos foliões de todos os clubes.

*********

A gente começou a seguir a orquestra do Ypiranga na descida da ladeira da Presidente Dutra quando o Manelão me chamou atenção dizendo: Corre lá na Praça e pede para as orquestras receberem o Ypiranga tocando o Hino da Banda.

*********

O Hino da Banda é aquele cuja letra diz: Chegou a Banda a banda a banda; A Banda do Vai Quem Quer; Nós não temos compromisso; Na brincadeira entra quem quiser...

*********

Naquele tempo eu ainda bebia todas (cachaça) e estava pra lá de Bagdá, Quando o Manelão sugeriu que eu corresse até a praça Rondon para pedir que as orquestras tocassem o Hino da Banda.

*********

Desci a ladeira da Presidente Dutra na maior disparada, m sem medir as conseqüência.

*********

Ao chegar ao canto do prédio dos Correios não tive a preocupação de olhar para o lado da avenida Norte Sul (Hoje Rogério Weber), foi aí que o “milagre” aconteceu.

*********

Subindo a Sete de Setembro surgiu uma MOTOCICLETA daqueles utilizadas em trilha, na maior velocidade.

*********

O motoqueiro com certeza cheio da muamba e querendo aparecer para a mulherada que estava brincando carnaval na praça Rondon.

*********

Vinha com a MOTO EMPINADA.

*********

Quando vi, a “bicha” estava ali em disparada, e eu também, só deu tempo de dar uma freada (quem parou fui eu) e a Moto passar raspando meu corpo.

*********

Devo ter ficado mais amarelo que gema de ovo. Ouvi benzinho quando os foliões que estavam na praça fizeram aquele:

***********

UUUUUUUUUUUUUUUHHH!

**********

Quando se faz quando a bola passa raspando o travessão. No caso, a bola era a moto e o travessão esse amigo que vos escreve.

**********

É com se diz na gíria: “escapei fedendo”.

*********

Também isso serviu de exemplo. A Banda do Vai Quem Quer só me viu BÊBADO naquele ano, isso quer dizer que estou completando 31 anos sem colocar uma gota de bebida alcoólica na boca e nem por deixei de brincar carnaval na Banda do Vai Quem Quer!

*********

Outra do primeiro ano da Vai Quem Quer:

*********

A concentração foi no Bar Chopão ali na Duque de Caxias com a José Bonifácio e quem estivesse vestido com a camiseta da Banda bebia cerveja de graças. Acho que fomo o inventor da modalidade Open Bar em Porto Velho.

O desfile da Banda começou por volta da três horas da tarde e contou em sua saída com menos de 500 foliões. A Banda da Banda era integrada por todos os músicos da Banda de Música da PM que a gente ainda chamava de Banda da Guarda Territorial – A Furiosa.

*********

O percurso era José Bonifacio, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco, Norte Sul, Carlos Gomes, José de Alencar, Duque de Caxias até o Chopão.

*********

Como disse, menos de 500 começaram a desfilar, porém quando retornamos o público estimado era de 5 Mil Foliões acompanhando o bloco.

*********

O fato pitoresco foi que o Bráulio Bigode um dos fundadores do bloco juntamente com o Claúdio Carvalho por serem de idade avançada, seguiram a Banda no Jeep do Manelão.

**********

E quando a Banda subiu a ladeira da Norte Sul a turma começou a sentir um cheiro estranho. Mal cheiro mesmo.

*********

O responsável por esse mal cheiro foi descoberto na chegada do Jeep ao Chopão, mais precisamente quando “seu” Bráulio desceu.

**********

Estava todo “Borrado” de cocô. A justificativa que ele deu ao ser submetido a um banho na caixa d’água do bar, foi que; “Quando olhei pra trás já na cabeça da ladeira e vi aquela multidão me emocionei ao ponto de sujar nas calças”.

*********

Vá para a Banda do Vai Quem Quer na tarde de hoje, mas, procure brincar com responsabilidade, se beber não dirija, não use droga e nem mije na rua. Salve o maior bloco carnavalesco da Amazônia – A Banda do Vai Quem Quer!

Nenhum comentário: