terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

FOTOGRAFIA DA COMISSÃO MORSING 1883

REGISTRO

Fotografia da Comissão Morsing 1883



Prezado Zé Katraca,

Primeiramente, gostaria de apresentar-me. Sou Alberto Paashaus, Professor da Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Agrárias para as áreas de Economia e Administração e tenho um pequeno negócio antiguidades em papel (fotos, livros, documentos, impressos) pela internet. Há alguns dias recebi um curioso item, uma fotografia, que tem me levado a cabo boas horas de pesquisas e boas surpresas. A legenda da fotografia diz "Santo Antônio da Madeira - 1883 1º Acampamento da Comissão Brasileira Construtora da E. F. Madeira-Mamoré".
Já descobri que "Santo Antônio do Madeira" é hoje Porto Velho, e que a foto deve ter sido feita em 19 de março de 1883, data da chegada da Comissão naquele lugar.
Da perspectiva técnica, a foto é verdadeira e de época. É albuminada, o que corresponde ao padrão corrente de revelação da época. O tamanho dela é 11,5 x 16,5 cm e com o cartonado fica 19,0 x 28 cm

Meu grande dilema para fechar a autenticação da foto é identificar as pessoas que aparecem na fotografia, especialmente Carlos Alberto Morsing. Infelizmente, na internet não há nenhuma imagem do Eng. Morsing e não consegui nenhuma referência bibliográfica onde pudesse
achar alguma imagem do mesmo. De toda forma, a internet permitiu-me achar o seu contato. Mando em anexo a imagem, pois como jornalista em Rondônia, tenho certeza de que gostaria de vê-la e quem sabe até poderá me
ajudar a poder identificar os componentes da foto.
(Já identifiquei na foto Júlio Pinkas, ao centro, de roupa escura, o que já autentica a foto)

Cordialmente, Alberto Paashaus

NR – Solicitamos aos amigos estudiosos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que colaborem com o Alberto Paashaus. Inclusive, a Comissão responsável pelas comemorações do centenário da Estrada de Ferro.

Nenhum comentário: