domingo, 25 de setembro de 2011

LENHA NA FOUEIRA 26.09.11

Lenha na Fogueira

Os debates que estão acontecendo dentro da programação do Festival Palco Giratório do Sesc, a cada semana ficam mais interessantes, ou mais acirrados.

**********

As cobranças relativas a falta de incentivo governamental, apesar de não serem a tônica das reclamações, quando aparecem são bastante contundentes.

**********

Mesmo quando não está se tratando do assunto políticas públicas para as artes, como é o caso das reuniões do Subsolo cujo objetivo é registrar a história dos grupos de teatro portovelhenses.

*********

De vez em quando a conversa vai para o lado da falta de incentivo.

*********

Não do apoio cultural. Esse, na atual gestão, tanto do governo estadual como do municipal, tem sido elogiado por 99,9% dos dirigentes de grupos de teatro que atuam em Porto Velho.

*********

A discussão maior é quanto a Lei de Incentivo e o Fundo de Cultura que fazem parte do Sistema Estadual e Municipal de Cultura.

**********

Tanto que foi durante uma dessas reuniões que surgiu a idéia do Movimento Regula Cultura.

***********

O pessoal ligado no assunto está correndo pelos quatro cantos da cidade pegando assinatura, para que o Manifesto seja encaminhado aos órgãos competentes.

***********

O Movimento Regula Cultura quando conseguir um número de assinaturas suficiente será encaminhado ao: Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Prefeito do Município de Porto Velho e Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho.

************

O teor do documento que está correndo por aí diz o seguinte:

***********
Nós Artistas, a Sociedade Civil Organizada e a População do Estado de Rondônia, diante da necessidade e da urgência da implementação e do estabelecimento de marcos regulatórios para definição de políticas públicas para a cultura, solicitamos dos Excelentíssimos Senhores Governador do Estado de Rondônia, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Prefeito do Município de Porto Velho e Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho a imediata aprovação dos Sistemas Municipal e Estadual de Cultura

Por isso a coordenação do Movimento Regula Cultura convoca os artistas e a população de um modo geral, para a reunião que vai acontecer na próxima quinta feira dia 29, no auditório da Unir Centro a partir das 16h.

**********

Agenda aí artista: Dia 29 as 16h, tem reunião do Regula Cultura no auditório da Unir Centro.

*********

A hora é agora cambada de artistas de Porto Velho e Rondônia.

*********

Se o amigo artista que mora no interior tiver condições, pega uma condução e vem participar dessa reunião que é de suma importância para todos nós.

**********

Dia 29 as 16h no auditório da Unir Centro. Não esqueça!

*********

Sobre a Biblioteca Nacional e sua Divisão de Música.

**********

Você sabia que a Biblioteca Nacional possui o maior acervo de música da América Latina, com aproximadamente 220 mil peças entre CDs, discos de 78 RPM e 33 RPM, fitas cassete e de rolo, com gravações nacionais e estrangeiras de compositores eruditos e populares? O acervo dedica especial atenção à coleção de música brasileira, constituída por obras de grandes compositores como Carlos Gomes, Villa-Lobos, Padre José Maurício, Francisco Mignone, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Donga, Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, entre outros.

*****************

Que tal se isso também acontecesse em Rondônia:

***********

Menos de um mês após a assinatura do decreto que instituiu o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), assinado pela presidenta Dilma na Bienal do Livro do Rio, o país acaba de ganhar seu primeiro Plano Estadual do Livro e Leitura. Construído pela Secretaria de Educação e a Fundação Cultural do estado, o PELL número 1 foi lançado, esta semana, em Bonito (MS), pelo governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Segundo a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Antonieta Cunha, outros Estados estão elaborando seus planos. De acordo com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, os estados que já tiverem PELL terão prioridade no recebimento de recursos do governo federal.

***********

Não esqueça que hoje o grupo Amok se apresenta com o espetáculo “Kabul” as 20h30 no Teatro Um do Sesc como parte da programação do Festival Palco Giratório.

*********

Te vejo lá atriz!

Nenhum comentário: